Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenadoras do PARFOR/UFPI participam do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC)

Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 12h05

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.22.00

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e as Coordenadoras dos Cursos de Geografia e Letras-Libras, Profa. Bartira Viana e Profa. Maraisa Lopes, respectivamente, participaram do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), realizado entre os dias 06 e 08 de dezembro, na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, no Rio Grande do Sul.

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.18.06

Professoras Bartira Viana, Glória Ferro e Maraisa Lopes

Em sua 9° edição, o ENALIC consolida-se pelo debate plural que provoca acerca das Licenciaturas, além da busca pela valorização e incentivo da produção de conhecimento científico na área. A edição abordou a temática “Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais”.

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.23.18

Mesa-redonda 06: “Diretrizes para a formação de professores e professoras”

A Profa. Glória Ferro foi convidada para integrar a Mesa-redonda 06: “Diretrizes para a formação de professores e professoras”, ao lado dos debatedores: Nilson de Souza Cardoso (ANFOPE) e Ligia Azalis (Movimentos Docentes), com mediação de Frederico Jorge Saad Guirra (UFMT). Além disso, participou do Painel de Encerramento: “O que teremos a reconstruir na formação de professores e professoras?“, que teve como convidados(as): Raquel Dias Araújo (Vice-Presidenta do ANDES-SN), Cristiane Antonia Hauschild Johann (Forpibid-Rp), Caio Souza (Movimento Pibid e Rp Resiste), Henri Luiz Fuchs (Anfope), Sérgio Kieling Franco (Aesufope), Joana Pires Mayer (DCE), Lueli Nogueira Duarte e Silva (FORUMDIR) e Maria Beatriz Luce (Anped).

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.22.28

Profa. Glória Ferro e demais convidados para Painel de Encerramento: “O que teremos a reconstruir na formação de professores e professoras?"

Na ocasião, falando em nome do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR, a Profa. Glória Ferro, ressaltou que o FORPARFOR se une ao movimento que pede a imediata revogação das diretrizes vigentes (Resolução CNE/CP nº 2/2019), que fragmenta a docência, na defesa de um projeto de educação brasileira assentado em diretrizes que visam uma formação ampla e cidadã, comprometida com a defesa da democracia, da cidadania, da justiça, da inclusão e da educação como bem comum.

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.19.55

Professoras Glória Ferro e Bartira Viana com Grupo de Trabalho durante evento

As Coordenadoras apresentaram também dois relatos de experiência durante o evento. “O Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do PARFOR/UFPI: a experiência do curso de Geografia”, foi desenvolvido pelas professoras Glória Ferro e Bartira Viana. “O trabalho apresentado no IX ENALIC aborda a experiência do curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí e a adoção do Trabalho de Conclusão de Curso como componente curricular obrigatório. As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo regulamentar o curso de Geografia. Acreditamos, com esse trabalho, fomentar uma maior reflexão sobre os cursos de graduação em Geografia que devem possibilitar aos alunos a experiência da produção de textos, apoiada nos parâmetros da escrita acadêmica e da pesquisa científica, de forma que o TCC pode ser uma ferramenta fundamental nessa tarefa”, explicou a Profa. Bartira Viana.

O trabalho “Atividades Curriculares de Extensão: relato de experiências nos cursos de licenciatura do PARFOR/UFPI” foi apresentado pelas professoras Glória Ferro e Maraisa Lopes. “Apresentamos um relato de experiência sobre as Atividades Curriculares de Extensão (ACE) nos cursos do PARFOR/UFPI. Foi um momento importante para compartilharmos nossas ações e ouvirmos os questionamentos dos colegas presentes”, relatou a Profa. Maraisa Lopes.

A programação do evento contou com apresentações de trabalhos, na modalidade Comunicação Científica e relato de experiência on-line e presenciais, minicursos e oficinas, mesas-redondas, apresentações culturais, reuniões, assembleias, lançamentos de livros, painéis, dentre outros.

Confira a programação do IX ENALIC.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.22.19

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.24.18

Coordenadoras e integrantes da CAPES

WhatsApp Image 2023 12 11 at 09.20.30

Professoras em dia de evento