Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Inscrições para curso de extensão “Metodologias de ensino e de pesquisas cientificas voltadas para a formação de professores de Geografia”

Instagram - Parfor

Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 17h07

WhatsApp Image 2023 11 17 at 09.42.42

O curso de extensão intitulado “Metodologias de ensino e de pesquisas cientificas voltadas para a formação de professores de Geografia”, promovido pelo curso de Geografia do Parfor/UFPI, será realizado no período de 27/11 a 02/12/2023, visando mostrar caminhos que possam levar à qualidade do ensino de professores de licenciatura, em formação inicial ou continuada.

Serão realizadas oficinas didáticas em 3 módulos de 2 aulas de 4 horas cada, pela plataforma Google meet e espaços das salas de aula da escola básica, e 6 horas de atividades avaliativas, totalizando 30 horas de curso.

Módulo I: Ensino de cidade para Geografia escolar.

Ministrante: Profa. Dra. Mugiany Oliveira Brito Portela.

Objetivo geral Compreender como o ensino sobre cidade colabora para o ensino de Geografia.

Objetivos Específicos: i) descrever os aspectos centrais relativos ao ensino sobre cidade; ii) identificar percursos metodológicos sobre o ensino de cidade.

Dia 27/11/2023 - Como o ensino sobre cidade colabora para o ensino de Geografia.

18h às 20h: Apresentação do conteúdo: ensino de cidade e sua relação com o ensino de Geografia.

20h às 22h: Descrição de algumas abordagens metodológicas sobre a referida temática.

Dia 28/11/2023 - Ensino sobre cidade voltado para as aulas de Geografia.

18h às 22h: Elaboração e apresentação, por parte dos alunos, de abordagens sobre o ensino de Geografia.

Módulo II: Introdução à pesquisa científica e metodologia de ensino voltada para a Geografia: Avaliação de Impacto Ambiental.

Ministrante: Profa. Dra. Anna Kelly Moreira Da Silva.

Objetivo geral: Abordar as temáticas relativas à produção de pesquisas científicas, atividades de campo geográfico e metodologias de avaliação de impactos.

Objetivos específicos: i) estabelecer relações entre teoria e prática; ii) exercitar as habilidades de análise, observação e crítica do conhecimento científico; iii) desenvolver uma percepção crítica acerca das questões ambientais voltados para o ensino de Geografia; iv: confeccionar materiais a partir do uso de metodologias voltadas para o estudo da avaliação de impactos.

29/11/2023 - Introdução à pesquisa científica.

18h às 20h: Apresentação do conteúdo: Tratamento das Informações.

20h às 22h: Apresentação do conteúdo: Conhecimento Científico.

30/11/2023 - Metodologia de ensino voltado para a Geografia: Avaliação de Impacto Ambiental.

18h às 20h: Apresentação do conteúdo: Introdução ao Meio Ambiente.

20h às 22h: Apresentação de Metodologias de Avaliação de Impactos.

Módulo III: Práticas Pedagógicas voltadas para o ensino de Geografia.

Ministrante: Prof. Me. Emilson Oliveira Dos Santos.

Objetivo Geral: Discutir o ensino de Geografia a partir de práticas pedagógicas para a sala de aula.

Objetivos Específicos: i) entender as habilidades e competências propostas pela BNCC para o ensino de geografia; ii) construir recursos didáticos voltados para práticas pedagógicas que podem ser aplicadas no ensino-aprendizagem de Geografia.

Dia 01/12/2023 - O Ensino de Geografia e a BNCC.

18h às 20h: Apresentação do conteúdo: O Ensino de Geografia na atualidade.

20h às 22h: Apresentação do conteúdo: A BNCC Geografia de forma descomplicada.

Dia 02/12/2023 - Práticas pedagógicas com o uso de Metodologias Ativas no ensino de Geografia.

18h às 20h: Apresentação de Metodologias Ativas no ensino de Geografia.

20h às 22h: Apresentação de Práticas Pedagógicas voltadas para o ensino de Geografia.

Pré-requisito para inscrição: Ser graduando, graduado, pós-graduando, pós-graduado em Geografia da UFPI e de outras áreas e outras instituições de ensino.

Período de inscrições: 16 a 26 de novembro.

Links de inscrição:

Local de inscrição 1 – Google Forms.

Local de Inscrição 2 – SIGAA (para recebimento do certificado). Tutorial com instruções de inscrição no SIGAA. Obs: preencher o título no momento da busca.

Forma de avaliação do curso: Participação durante o curso e envio de Frequência/Relatórios das aulas.