No último sábado (21), o curso de Letras-Libras, do Polo do Parfor/UFPI em Teresina, realizou os eventos de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão 1 (ACE 1) - Educação para as Relações Étnico-Raciais, ministrada pela Profa. Marli Gonçalves.
Evento realizado em Tutóia (MA)
Divididos em dois grupos, os cursistas promoveram o I Simpósio do Curso de Letras-Libras, com a temática Relações Ético-Raciais: Promoção da Cultura Negro Surda, na cidade de Tutóia (MA), e a Roda de Conversa “Questões Étnico-Raciais e Diversidade: Reflexões, Desafios, Lutas e Conquistas”, no auditório da Câmara Municipal do município de Alto Longá (PI).
Programação em Tutóia promoveu discussão na APAE do município
Em Tutóia, a programação foi composta por uma visita à comunidade quilombola Itaperinha e atividades culturais e de discussão da temática na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Em Alto Longá, a Roda de Conversa contou com a participação de convidados que discutiram os seguintes temas: Pai Marcos Luciano – Religião de Matriz Africana, perspectivas e desafios; Dra. Emanuele Gomes – Relações étnico raciais, a luta pela equidade e aceitação; Juliana Ramos – Meu filho é deficiente, e agora?; e Larysse Sepúlveda – Projeto "Quem ama, cuida".
Evento em Alto Longá ocorreu no auditório da Câmara Municipal do município de Alto Longá (PI)
A Profa. Marli Gonçalves explica que “a visita ao Quilombo Itaperinha, que também possui indígenas, e trabalha a questão da cultura afrodescendente, com toda uma organização da sua comunidade para os valores e para as relações étnico-raciais, nos proporcionou essa troca de conhecimentos e de experiências, entre Universidade e Quilombo. Na APAE, nós tivemos essa discussão mais ampla, que contou com pessoas da comunidade, professores da APAE, pessoas do Quilombo, grupo de capoeira e os cursistas de Libras. Em Alto Longá, a Roda de Conversa entre os nossos cursistas e convidados também abordou as relações étnico-raciais, a questão do preconceito, dentre outros aspectos relacionados à temática”, relata.
Roda de Conversa “Questões Étnico-Raciais e Diversidade: Reflexões, Desafios, Lutas e Conquistas”
A docente destaca, ainda, que os eventos também proporcionaram a discussão sobre a importância da relação entre os saberes da Universidade e os saberes da comunidade. “A Universidade se fortalece quando ela dialoga com a comunidade. Além disso, é necessário deixarmos claro que, no Brasil que nós temos hoje, não basta apenas não ser racista, é preciso ser antirracista, para combatermos todas as formas de racismo, de exclusão e de desigualdade”, pontua.
Professores Marli Gonçalves, Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras) e Prof. Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI)
Segundo a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, que acompanhou a atividade realizada em Tutóia, o grande diferencial foi a participação da comunidade quilombola Itaperinha. “A comunidade esteve na atividade não apenas apresentando manifestações culturais, mas também discutindo as temáticas das relações étnico-raciais. Ver diversas gerações presentes e a interação destes com o mundo acadêmico só aponta que estamos cumprindo nosso objetivo”.
Visita ao Quilombo Itaperinha
Rosenilde Carneiro, que participou da atividade realizada no Maranhão, enfatiza que o componente curricular ACE em Tutóia foi um divisor de águas na sua vida profissional e acadêmica. “A visita ao Quilombo fez meus olhos brilharem. Fomos tão bem recebidos e tivemos a oportunidade de verificar a grande necessidade de profissionais qualificados para atender o público surdo. Espero retornar mais vezes e ver o progresso nesta região”.
Rosenilde Carneiro (segunda da esquerda para direita) durante visita à comunidade quilombola
Para o cursista Jonas Paz, que esteve no evento em Alto Longá (PI), o encontro foi bem proveitoso e enriquecedor. “Por meio de uma roda de conversa debatemos importantes pautas como: diversidade, religião, desafios enfrentados por mães de filhos com deficiência e as questões étnico-raciais. Na ocasião concluímos com êxito e satisfação”, avalia.
Jonas Paz, colegas de curso e convidadas durante evento em Alto Longá
Presente no Simpósio em Tutóia, o Prof. Ednardo do Monti, Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI, afirma que o evento realizado junto à comunidade foi bastante significativo, especialmente neste momento em que o Programa se prepara para o Parfor Equidade. “Houve uma conexão entre as questões da Libras e das relações étnico-raciais, principalmente, pela visita ao Quilombo. As memórias daquelas pessoas, a cultura, a música, a religiosidade e as carências que existem em relação à educação, nos possibilitaram conhecer melhor a realidade que acontece no cotidiano dos quilombos do Brasil, em especial, nessa região Meio-Norte, que compreende Piauí e Maranhão”.
Prof. Ednardo do Monti durante visita à comunidade quilombola
Para Douglas Barbosa, morador do Quilombo Itaperinha, foi muito importante para a comunidade receber a equipe da UFPI. “Muitas comunidades como a nossa possuem surdos e eles não recebem a educação adequada, pois faltam profissionais qualificados. Seria fundamental que o poder público olhasse para essa questão, levando os profissionais dessa área para as comunidades. Além disso, o evento realizado aqui foi fundamental para divulgar conhecimentos e ações realizadas com essa temática”.
Mencionando a qualidade das atividades desenvolvidas a cada semestre durante as ACE, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou o empenho de todos. “É muito gratificante perceber a evolução dos nossos cursistas por meio dos trabalhos realizados. A cada semestre eles se aperfeiçoam ainda mais e esse evento demonstra a importância da extensão para a formação deles enquanto professores”, conclui.
Confira mais fotos:
ACE em Alto Longá (PI)
Visita ao Quilombo Itaperinha em Tutóia (MA)
Visita ao Quilombo Itaperinha em Tutóia (MA)
ACE na APAE em Tutóia (MA)
ACE na APAE em Tutóia (MA)