Em sua XV edição, o Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) está ocorrendo durante este mês em todos os Polos do Programa. E nessa terça-feira (17), foi a vez do Polo de Castelo do Piauí, que oferta os cursos de Geografia, Letras Português e Pedagogia, realizar o evento.
Evento teve abertura realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação - SEMED
A abertura ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação - SEMED e as apresentações dos trabalhos foram realizadas no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A programação iniciou com a Roda de Diálogo: Atividades extensionistas no Processo formativo do Partor/UFPl - Relatos e Vivências, que teve como mediadores: Profa. Aliny Cardoso (ACE I - Letras Português Parfor/UFPI), Prof. João Batista Farias (ACE II – Pedagogia Parfor/UFPI) e Profa. Poliana Ferraz (ACE II e lll - Geografia Parfor/UFPI), com Coordenação: Profa. Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI).
Roda de Diálogo: Atividades extensionistas no Processo formativo do Partor/UFPl - Relatos e Vivências
A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou que todas as ações do Programa têm como ponto de partida e de chegada a sala de aula. “Fico muito feliz quando vejo o professor da educação básica investindo em sua formação, pois isso irá reverberar na sua prática, na sua atuação e, consequentemente, resultará em um aprendizado dos nossos alunos de melhor qualidade”, afirmou, explicando que a Coordenação do Programa faz questão de encerrar cada semestre letivo com o SIMPARFOR, que é o momento de socialização dos conhecimentos construídos interdisciplinarmente ao longo do semestre letivo, concluiu.
Profa. Glória Ferro destaca objetivos do SIMPARFOR
A Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte, frisou que é por meio da educação que podemos mudar a nossa realidade. “Sou muito grata pela oportunidade de estar aqui com vocês nesse momento tão importante não só para o nosso município, mas para toda a região. Agradeço a todos os professores que estiveram contribuindo conosco neste período, a todos os nossos acadêmicos, pois sabemos que estão no desafio de conciliar os estudos com o trabalho e, portanto, são todos vitoriosos. Parabéns por todo empenho e dedicação”.
Profa. Chaguinha Monte e Profa. Glória Ferro
Falando em nome dos Coordenadores de curso, o Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador de Letras Português, relembrou a instalação do Parfor no Brasil e o propósito do Programa. “Há 13 anos o Parfor foi criado com o objetivo de dar aos professores da educação básica a formação adequada para que eles possam qualificar bem seus alunos. A UFPI tem o prazer de estar nessa parceria desde o início. Hoje, o Parfor/UFPI está com 24 turmas em 9 municípios do Piauí, cerca de 1320 alunos e vocês fazem parte desta história”, destacou.
Prof. João Benvindo (terceiro da direita para esquerda) com os professores formadores do curso de Letras Português
A Profa. Desterro Barros, que ministrou a disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, do curso de Pedagogia, avalia que, enquanto professora formadora, é uma alegria concluir mais período orientando e avaliando trabalhos científicos dos professores cursistas. “Conciliar pesquisa ao cotidiano pedagógico fazendo uma unicidade entre teoria e prática, fortalece o trabalho docente e dá a esse docente em formação mais segurança. Esse semestre ministrei Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, e como foi prazeroso e desafiador conhecer a realidade da educação especial e inclusiva pela voz dos educadores, ser formador de professores é, também, se formar formando, pois somos todos professores”.
Profa. Desterro Barros (sentada à mesa) durante apresentações do curso de Pedagogia
Para Valéria Cavalcante, cursista de Geografia, a apresentação dos trabalhos científicos do Parfor/UFPI foi um momento ímpar. “Fiquei impressionada com o alto nível de pesquisa e o comprometimento dos acadêmicos em seus respectivos temas. As apresentações demonstraram um profundo entendimento dos tópicos abordados e a capacidade de comunicar eficazmente os resultados. Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora, que destacou o valor da pesquisa acadêmica na UFPI. E, claro, me senti muito realizada pela primeira colocação do trabalho que faço parte. Renovou as minhas forças para um próximo período acadêmico”, enfatiza.
Valéria Cavalcante (terceira da direita para a esquerda) juntamente com a Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), as professoras formadoras Jésica Carvalho (que orientou a pesquisa), Poliana Ferraz, e as demais integrantes do grupo
Presente no evento, a primeira-dama e Secretária de Governo de Castelo do Piauí, Socorro Azevedo, afirmou que o município é parceiro do Programa, pois “reconhece a importância de dar aos professores da educação básica a oportunidade de realizar a sua graduação especialmente na área em que atuam. Quando a gente possibilita essa formação é um passo adiante que o município dá, pois mais capacitados e valorizados, eles executam da melhor maneirava sua prática docente”.
Professores Chaguinha Monte, Socorro Azevedo, Glória Ferro e Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI)
Confira mais fotos do evento:
Coordenação Institucional do Parfor/UFPI
Evento reuniu turmas dos cursos de Geografia, Letras Português e Pedagogia
Coordenação Institucional, cursistas e professores formadores de Geografia
Apresentações dos trabalhos de Geografia
Coordenação Institucional, cursistas e professores formadores de Letras Português
Apresentações dos trabalhos de Letras Português
Coordenação Institucional, cursistas e professores formadores de Pedagogia
Apresentações dos trabalhos de Pedagogia