Com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação, o curso de Letras-Libras, do Polo de Batalha, realizou no dia 23 de setembro, o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE II).
Atividades foram desenvolvidas no Auditório da Câmara Municipal de Batalha
Coordenado pelo Prof. Vítor Sandes, que ministrou a disciplina de ACE II, o evento teve abertura realizada no Anfiteatro Municipal. Em seguida, as atividades foram desenvolvidas no Auditório da Câmara Municipal de Batalha, com a participação da comunidade e de alunos da educação básica do município e região. Foram desenvolvidas seis oficinas que abordam diversos aspectos deste debate, incluindo questões éticas que envolvem o processo de desenvolvimento e uso dessas tecnologias: (1) Possibilidades e limites do uso da inteligência artificial para a inclusão de alunos surdos; (2) Uso de dicionários online de Libras; (3) Tecnologias que utilizam um avatar: Hand Talk, ProDeaf e outros; (4) Tecnologias que traduzem conteúdos de áudios em forma de legendas automatizadas; (5) Gamificação como estratégia para a inclusão dos surdos na escola; e (6) Aparelhos auditivos e implante coclear.
Prof. Vítor Sandes e cursistas de Letras-Libras
O Prof. Vítor Sandes explica que objetivo foi realizar um diálogo entre saberes e conhecimentos disciplinares sobre as tecnologias assistivas e os seus usos para a comunidade surda. “Os eventos de extensão realizados pelo Parfor/UFPI têm sido fundamentais para alcançar os objetivos institucionais de formar e contribuir com a sociedade. Em particular, avaliamos que o evento realizado em Batalha-PI foi extremamente positivo para o curso, para os discentes e para a comunidade".
Professor, cursistas e alunos da educação básica que participaram do evento
Para a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, “ver as turmas de Letras-Libras realizando as atividades de extensão, compreendendo que o papel desse momento é a conversa com a comunidade, a troca e a construção de conhecimentos com a sociedade é fundamental para notarmos como a implementação das ACE nos cursos do Parfor tem se dado de modo efetivo”, destaca.
Prof. Milton Pereira, Profa. Glória Ferro, Prof. Vítor Sandes e cursistas
Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todos. E neste caso particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez. Este evento é um momento excelente, sobretudo, de reflexão de como nós educadores precisamos ter essa preocupação de incluir todos os alunos. Para nós que fazemos a UFPI, é sempre uma satisfação acompanharmos esses momentos, pois representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania”.
Oficinas abordaram temas relevantes para a prática docente
Agradecendo em nome da turma, a cursista de Letras-Libras, Francisca Maria Melo, afirma que as ACE contribuem de forma significativa para a formação e prática dos discentes dos mais diferentes cursos do Parfor/UFPI. “Elas são planejadas para a comunidade externa, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências previstas no Currículo, uma vez que, nós na condição de estudantes, somos os responsáveis pela organização e execução das Oficinas. Ao que concerne ao curso de Letras-Libras, foi e continuará sendo uma experiência enriquecedora, pois as ACE possibilitam a formação do profissional e o credenciamento cada vez mais junto à sociedade, como o espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo, contribuindo assim para a superação das desigualdades sociais existentes”.
Oficinas foram desenvolvidas para a comunidade
O Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha, avalia que evento foi muito proveitoso, pois oportunizou o compartilhamento de informações de grande relevância adquiridas pelos cursistas durante o semestre. “Esses conhecimentos poderão ser multiplicados para os alunos do Ensino Fundamental, sendo uma importante oportunidade para a adaptação de novas tecnologias, pois propiciou a troca de experiências, o intercâmbio de ideias e o contato direto dos cursistas com as novas tecnologias, que devem serem trabalhadas em sala de aula”, afirma.
Confira mais fotos e o vídeo do evento.