Abertura do evento ocorreu no Anfiteatro Municipal
Os cursistas de Pedagogia, do Polo do Parfor/UFPI de Batalha, apresentaram oficinas formativas voltadas às Tecnologias Assistivas e Inclusivas destinadas à Educação Básica durante o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE II) – Ciência, Tecnologia e Informação. A abertura do evento aconteceu no Anfiteatro Municipal de Batalha. Em seguida, as atividades ocorreram na Unidade Escolar Hugo Napoleão.
Evento contou com participação da comunidade e de alunos da educação básica do município e região
Coordenados pelo Prof. Ewerton Vieira, que ministrou a disciplina de ACE II, os cursistas desenvolveram sete oficinas, todas dedicadas a abordar temáticas relacionadas às tecnologias assistivas – Educação Inclusiva: Aspectos Históricos e Legais; As Tecnologias Assistivas e o Processo de Inclusão Escolar; Tecnologias Assistivas para pessoas com TEA - Transtorno do Espectro Autista; Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência física; Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência auditiva; Tecnologias Assistivas para Estudantes com Disortografia, Ecolalia, Hiperatividade e Rigidez cognitiva; e Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência visual.
Prof. Ewerton Vieira e cursistas de Pedagogia durante oficina
Segundo o professor, o esforço colaborativo de toda a turma demonstra claramente o compromisso e a paixão dos discentes em enfrentar desafios complexos e atender às necessidades cruciais de inclusão. O impacto positivo dessas iniciativas não se limitou apenas à sala de aula, mas se estendeu à sociedade como um todo, sensibilizando para a importância da inclusão e do uso das tecnologias assistivas na educação básicas.
Cursistas realizam apresentação durante oficina
"Gostaria de expressar calorosos parabéns à turma por sua notável dedicação em abrir caminhos para uma educação mais acessível e inclusiva. Quero estender meus mais sinceros elogios a esses estudantes pelo trabalho excepcional que realizaram e pelo compromisso em tornar o mundo um lugar mais inclusivo e acessível. Seus esforços não apenas enriqueceram nossas experiências acadêmicas, mas também desempenharam um papel fundamental na construção de um futuro mais igualitário e compassivo para todos”, destaca o Prof. Ewerton Vieira.
Prof. Ewerton Vieira parabeniza cursistas pelo desempenho
Para a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, o evento representou um momento verdadeiramente inspirador de dedicação à inclusão e à inovação. “Nessa emocionante jornada de aprendizado e engajamento, os grupos exploraram uma ampla variedade de tópicos, iluminando de maneira vívida a imensa importância dessas tecnologias no contexto do desenvolvimento educacional e inclusivo de pessoas com deficiência. Cada ACE aborda uma questão emergencial que precisa ser discutida dentro das nossas escolas, e na comunidade de modo geral. Afinal, a função social da Universidade é produzir conhecimentos para compreender e transformar as relações sociais”, avalia.
Professores Ewerton Vieira, Glória Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI), Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI), Milton Pereira (Coordenador do Polo de Batalha), cursistas e convidada da oficina
A relevância social e acadêmica da ACE foram mencionadas pela Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos. “As oficinas trouxeram discussões acerca da educação inclusiva destacando a importância das tecnologias assistivas. Foram momentos de formação, de produção de saberes e de aprendizagens profissionais, que certamente refletirão na prática docente. Esses momentos nos levam a reflexões em uma sociedade em que a diversidade precisa urgentemente ser acolhida e respeitada, de como fazer essa inclusão na prática, no cotidiano das escolas”.
Oficinas abordaram temáticas importantes para uma educação inclusiva
Para a cursista de Pedagogia, Francisca Carla, a realização da ACE II foi um momento significativo para todos. “Apresentamos para a comunidade recursos tecnológicos assistivos que podem beneficiar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com ou sem necessidades especiais, indo além do meio digital. Conhecer e compartilhar essas tecnologias foi uma jornada de aprendizado, crescimento e sensibilização. Para nós, enquanto formandos da UFPI, podemos dizer com orgulho que recebemos formação sobre Educação Inclusiva e Tecnológica e que a junção de ambas possibilitará que nós tenhamos uma prática mais inclusiva”, enfatiza.
Importância da inclusão foi debatida em oficina
O Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, reitera a importância do evento e destaca o apoio da Secretaria Municipal de Educação para o funcionamento dos cursos do Parfor/UFPI no município. “Esses conhecimentos poderão ser multiplicados para os alunos do Ensino Fundamental, sendo uma importante oportunidade para a adaptação de novas tecnologias, pois propiciou a troca de experiências, o intercâmbio de ideias e o contato direto dos cursistas com as novas tecnologias, que devem serem trabalhadas em sala de aula. Queremos empreender esforços para que novos cursos também sejam oferecidos em Batalha, gerando cada vez mais opções e oportunidades para que a nossa população, e também de municípios vizinhos, possa ampliar seus conhecimentos, contribuindo para sua capacitação e também para a evolução do mercado de trabalho”, conclui.
Confira mais fotos e o vídeo do evento: