Como culminância das disciplinas de Atividades Curriculares de Extensão III - Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo, e Atividades Curriculares de Extensão IV – Cidadania e Civismo, o curso de Geografia, do Polo do Parfor/UFPI de Batalha, realizou no sábado (23), a II Mostra das Atividades Curriculares de Extensão – Alternativas metodológicas em estudos de educação ambiental em saúde, cidadania, direitos humanos e mobilização social: possibilidades de aplicação na Geografia.
Abertura do evento aconteceu no Anfiteatro Municipal
A abertura do evento ocorreu no Anfiteatro Municipal e as atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Maria do Carmo Melo, com a participação da comunidade e de alunos da educação básica do município e região. Foram trabalhadas oito oficinas – Práticas Sustentáveis: Os saberes necessários as etapas de construção de uma “Horta Orgânica” em uma escola do município de Batalha/Piauí; A escola dá as coordenadas: Conexões entre Cartografia Participativa e Meio Ambiente no Município De Batalha-PI; Escola em ação: Investigando a relação entre o clima e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti; A escola contra o Aedes Aegypti: Possibilidades para o ensino de Geografia; A relação entre o acúmulo de lixo nas margens de cursos hídricos e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Batalha (PI); Em Batalha: A raça, como está?; A educação em direitos humanos em Geografia nas escolas públicas do município de Batalha-PI; e Avaliação da aprendizagem na integração Universidade-Comunidade: a questão ambiental e a cidadania no ensino de Geografia.
Oficinas contaram com participação dos alunos da educação básica do município
Acompanhando as atividades, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, enfatizou a importância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão e da Geografia crítica, politizada, que reconheça as raízes históricas das diferenças existentes na nossa sociedade, tal como é proposta no Parfor da UFPI. “Este evento de ACE representa o compromisso social da Universidade, que é produzir conhecimentos para compreender e transformar as relações sociais. O projeto formativo do nosso curso não se contenta com a mera descrição empírica das paisagens: buscamos uma Geografia crítica e plural, que possibilite que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento, tendo como ponto de partida a sua própria realidade, pois isso desperta o seu interesse e facilita o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), Prof. Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI), Profa. Glória Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI) e Prof. João Claudino (Coordenador do curso de Educação Física)
Segundo a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, “a II Mostra das atividades de extensão na disciplina ACE 03 e 04 objetivou demonstrar a importância de alternativas metodológicas em estudos de educação ambiental em saúde, cidadania, direitos humanos e mobilização social e possibilidades de aplicação na Geografia, a partir de atividades práticas e lúdicas visando influenciar o ganho de habilidades cognitivas, afetivas e/ou psicomotoras dos estudantes da escola básica”. Ela destaca, também, que a atividade objetivou estimular a participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil em discussões voltadas para a conscientização acerca de questões sociais, ambientais e culturais do município de Batalha, relacionados as temáticas propostas.
Profa. Bartira Viana com cursistas de Geografia
Para o Prof. Antonio Carlos dos Santos, que ministrou as disciplinas de ACE III e IV, as oitos oficinas realizadas foram um sucesso. “Atingimos o objetivo de levar alternativas metodológicas em estudos de educação ambiental em saúde, cidadania, direitos humanos e mobilização social e possibilidades de aplicação na Geografia para escolares visitantes de 1º ao 5º ano da Escola Municipal Hugo Napoleão e comunidade em geral. Os visitantes tiveram oportunidade de entrar em 08 salas, além de conhecer no hall de entrada da escola, o Laboratório do mosquito da dengue, vivenciando atividades práticas e lúdicas, onde adquiriram conhecimento e ganho de habilidades cognitivas de fácil entendimento”, pontua.
Prof. Antonio Carlos durante oficina sobre o mosquito Aedes Aegypti
Jailson Silva, cursista de Geografia, acredita que o tema abordado na sua oficina “A relação entre o acúmulo de lixo nas margens de cursos hídricos e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Batalha (PI)” foi de grande importância para eles, cursistas do Parfor/UFPI, como para os alunos que participaram. “Nós executamos nosso projeto e acreditamos ter contribuído de maneira significativa para aquela comunidade. Discutimos sobre a necessidade de cuidados com o lixo que produzimos, o risco que o descarte em áreas próximas aos recursos hídricos podem gerar à nossa saúde, em especial a doença causadas pelo mosquito”. Para ele, a oficina desenvolvida de forma criativa e dentro da proposta estabelecida pelo Parfor/UFPI), conseguiu despertar o interesse dos visitantes, com grande participação de todos.
Oficina “A relação entre o acúmulo de lixo nas margens de cursos hídricos e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Batalha (PI)”
De acordo com o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, o evento possibilitou o compartilhamento de informações importantes adquiridas pelos cursistas ao longo do semestre. “Esses conhecimentos poderão ser multiplicados para os alunos do Ensino Fundamental, sendo uma importante oportunidade para a adaptação de novas tecnologias, pois propiciou a troca de experiências, o intercâmbio de ideias e o contato direto dos cursistas com as novas tecnologias, que devem serem trabalhadas em sala de aula”.
Confira mais fotos e o vídeo do evento: