Como culminância das disciplinas de Atividades Curriculares de Extensão I (ACE I) – Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais e Atividades Curriculares de Extensão II (ACE II) – Ciência e Tecnologia, o curso de Geografia, Polo de Castelo do Piauí, realizou nessa sexta-feira, dia 15 de setembro, a I Mostra Étnico-Racial e Tecnológica de Geografia.
José Thiago Soares (Representando os cursistas de Geografia), Profa. Poliana Ferraz (Docente das disciplinas de ACE I E II), Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), Profa. Glória Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI), Profa. Chaguinha Monte (Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí) e Profa. Maria do Socorro Soares (Diretora do CETI Cônego Cardoso)
Durante o evento, que foi realizado na Escola Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, foram trabalhadas seis temáticas: alternativas metodológicas em estudos étnico-raciais: possibilidades de aplicação na Geografia; representação, representatividade e ética: as relações étnico-raciais e de gênero - ciência, educação e maternidade; letramento racial e digital e o ensino de Geografia; cultura afro-brasileira no ensino de Geografia: estratégias metodológicas com uso das tecnologias; utilizando a tecnologia na pesquisa geográfica: um estudo sobre a origem e a cultura das comunidades remanescentes quilombolas; e os impactos da extração de recursos minerais em comunidades étnicas e raciais marginalizadas: questões éticas e de justiça ambiental.
Evento contou participação dos alunos da escola e da comunidade de Castelo do Piauí
A programação iniciou com a apresentação do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, coordenado pelo professor contramestre Décio Pereira, que realiza um trabalho voluntário e independente em Castelo do Piauí.
Alunos do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro com o Prof. Décio Pereira
Na abertura do evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, explicou para a comunidade castelense a finalidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o propósito da ACE - Atividades Curriculares de Extensão no âmbito do projeto formativo do Parfor. “Essa é uma disciplina, que como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão e, por isso, precisa ser estendida para além dos muros da Universidade e chegar à comunidade. Cada ACE aborda uma questão emergencial que precisa ser discutida dentro das nossas escolas, e na comunidade de modo geral. Afinal, a função social da Universidade é produzir conhecimentos para compreender e transformar as relações sociais. Por isso, a Geografia proposta no Parfor da UFPI não se contenta com a mera descrição empírica das paisagens: buscamos uma Geografia crítica e plural, que compreenda que as diferenças existentes na nossa sociedade têm raízes históricas e como tal precisam ser problematizadas no interior das instituições escolares”, concluiu.
Professoras Poliana Ferraz, Glória Ferro, Chaguinha Monte e Bartira Viana
Parabenizando os cursistas por todo o empenho na realização das atividades, a Coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI, Profa. Bartira Viana, destacou que a I Mostra “foi um momento muito especial, de exposição do conhecimento e de produção científica, que possibilitou a discussão de questões emergenciais e fundamentais para o processo formativo dos cursistas. Além disso, a participação dos alunos do CETI Cônego Cardoso e da comunidade de Castelo do Piauí foi essencial, pois dessa forma conseguimos ampliar essa discussão, fazendo com que ela reverbere não apenas na prática dos nossos professores formadores, mas na sociedade como um todo”.
Turma de Geografia com Coordenação Institucional do Parfor/UFPI
Para a Profa. Chaguinha Monte, Coordenadora Local, as atividades desenvolvidas na durante a Mostra são de fundamental importância para combater o preconceito. “Vivemos em uma sociedade que ainda é muito preconceituosa e acreditamos que é por meio da educação e da formação que teremos uma sociedade mais justa e igualitária, livre de todos os tipos de preconceitos”, afirmou.
Na ocasião, a Profa. Poliana Ferraz, docente das disciplinas de ACE I e II, falou sobre a satisfação em ver que os cursistas conseguiram executar o que foi proposto. “O nosso objetivo maior foi justamente fazer esse encurtamento entre a educação básica e a Universidade, para que os alunos entendam que nós estamos construindo conhecimento para estar com eles. Esse processo de formação e esse conhecimento construído durante esses momentos são grandiosos e muito gratificantes para nós enquanto professores”, pontuou.
Profa. Poliana Ferraz com cursistas em Oficina
Segundo o cursista de Geografia, José Thiago Soares, a atividade curricular de extensão é de suma relevância para a formação dos professores, ainda mais no âmbito do Parfor. “Ela possibilita uma melhor interação entre escola e Universidade, dando autonomia ao professores em formação para utilizar sua criatividade e levar temáticas importantes para a comunidade escolar. Essas temáticas mostram o quão se faz necessário sua discussão na sociedade e o valor que é passado pelo conteúdo abordado. Os desafios para sua construção são grandes, mas ao término notamos a gratificação que vem ao ver os alunos interagirem de maneira maravilhosa, demonstrando aprendizado e atenção sobre tudo que é abordado”, avaliou.
José Thiago durante apresentação para alunos do CETI Cônego Cardoso
Dando as boas-vindas a todos, a diretora do CETI Cônego Cardoso, Maria do Socorro Soares, enfatizou que a escola estará sempre à disposição do Programa. “É um prazer imenso recebê-los e podem sempre contar com a nossa acolhida. Sintam-se abraçados por todos nós e façam um bom uso desse espaço. Agradeço imensamente pela experiência que nossos alunos estão vivenciando e por todo o conhecimento adquirido”.
Diretora Maria do Socorro Soares, Profa. Bartira Viana e alunos da escola com exemplares de livros lançados pelo Parfor/UFPI
Maria Vanessa, aluna do 1º ano do Ensino Médio, avalia como foi participar das atividades. “É a primeira vez que estou participando de um evento como esse realizado pelos alunos do Parfor/UFPI. Gostei muito de todas as atividades que foram desenvolvidas nas salas, foi muito bom conhecer um pouquinho de cada”.
Maria Vanessa (à esquerda) com Profa. Glória Ferro e colegas de turma
Confira fotos das oficinas e o vídeo do evento.
Oficina 01: Alternativas metodológicas em estudos étnico-raciais: possibilidades de aplicação na Geografia
Oficina 02: Representação, representatividade e ética: as relações étnico-raciais e de gênero - ciência, educação e maternidade
Oficina 03: Letramento racial e digital e o ensino de Geografia
Oficina 04: Cultura Afro-brasileira no Ensino de Geografia: Estratégias Metodológicas com uso das Tecnologias
Oficina 05: Utilizando a tecnologia na pesquisa geográfica: Um estudo sobre a origem e a cultura das comunidades remanescentes quilombolas
Oficina 06: Impactos da extração de recursos minerais em comunidades étnicas e raciais marginalizadas: questões éticas e de justiça ambiental