Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenador do curso de Educação Física do Parfor/UFPI lança livro “Ecossistema de Inovação na Área da Educação Física e Esporte”

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 14h25

Foi realizado na sexta-feira (01), o lançamento do livro “Ecossistema de Inovação na Área da Educação Física e Esporte”, organizado pelo professor João Gustavo Claudino, Coordenador do curso de Educação Física do Parfor/UFPI. O evento aconteceu no espaço S do Teresina Shopping.

IMG 8900 copy

Prof. João Gustavo Claudino é o organizador do livro

A obra reúne 20 artigos de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Os textos abordam temas como políticas públicas, empreendedorismo, tecnologia e gestão de pessoas no setor esportivo. O professor Claudino destacou que o livro é uma importante contribuição para a discussão sobre o desenvolvimento do esporte no Piauí.

IMG 8932 copy

Exemplares do livro: “Ecossistema de Inovação na Área da Educação Física e Esporte”

“O lançamento do nosso livro tem uma chance muito grande de gerar frutos, principalmente, no estado do Piauí, visto que aqui a gente já tem empreendimentos que atuam no ecossistema esportivo. Faz toda a diferença a Universidade estar inserida nesse ecossistema, junto com as empresas e o governo”, disse.

lançamento livro educacao fisica

Prof. João Benvindo (Coordenador do curso de Letras Português do Parfor/UFPI) prestigia lançamento do livro

Claudino citou como exemplo o desenvolvimento de empresas piauienses que fabricam bicicletas e ressaltou que o Piauí tem um grande potencial para o desenvolvimento do esporte. “Essas empresas são daqui do nosso estado. Então, fazendo essa interação entre essas empresas, a Universidade, o governo, temos questões de mobilidade, temos a questão da prática de atividade física. O Piauí tem um grande potencial, há empresas que já atuam em nível nacional e que estão se aproximando da UFPI. A partir delas, a gente pode fazer as coisas acontecerem de forma bem mais efetiva”, reiterou.

WhatsApp Image 2023 09 06 at 11.41.57

Prof. Claudino autografa livro durante evento de lançamento

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, contribuiu como coautor do livro ao escrever o capítulo "A importância da visão de ecossistema para a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área de Educação Física e Esporte no Brasil". Na oportunidade, usou do espaço para destacar a valorização do empreendedorismo e de obras que abordam o assunto.

IMG 0046 copy

Prof. João Claudino e reitor Gildásio Guedes durante lançamento do livro

“A UFPI acredita no empreendedorismo em qualquer área, pois ele é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. A UFPI, como produtora e difusora de conhecimento, tem como obrigação valorizar as pesquisas e promover a interação entre a academia, o setor produtivo e o poder público”, afirmou o Reitor.

Confira mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2023 09 06 at 11.41.56 1

WhatsApp Image 2023 09 06 at 11.41.55

IMG_8921_copy.jpg

WhatsApp Image 2023 09 06 at 11.41.57 1

WhatsApp Image 2023 09 06 at 11.41.56

lancamento livro ed fisica 2

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social/UFPI.