No último sábado, dia 02 de setembro, o curso de Geografia do Polo de Currais realizou a I Mostra da Atividade Curricular de Extensão (ACE 1) – “Explorando opções metodológicas em estudos étnicos-raciais: aplicações potenciais no campo da Geografia”. O evento foi realizado na Unidade Escolar Jorge Rodrigues dos Santos e contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano, de professores da educação básica do municipio e da comunidade.
Evento reuniu alunos, professores e comunidade do município
Divididos em cinco oficinas, os cursistas trabalharam as seguintes temáticas: pesquisa científica e processos educativos: perspectiva de reconhecimento e valorização étnico-racial; abordagem sobre as relações de identidade e o conceito de lugar na perspectiva dos povos originários da comunidade Akroá Gamelas em Currais-Pl; abordagens educacionais sobre as relações étnico-raciais por intermédio da Cartografia; aplicação da Geologia em estudos étnico-raciais; e o racismo estrutural nas instituições escolares: a importância da construção de uma práxis pedagógica antirracista.
Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), Prof. Cícero Barros (Coordenador do Polo de Currais) e Profa. Glória Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI)
Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, explicou que o projeto formativo do Programa é comprometido com essa Geografia que visa a conquista do exercício pleno da cidadania. “Não é concebível pensarmos em um processo formativo que se cale diante do preconceito, da discriminação e do racismo. Por isso a importância de discutirmos as relações étnico-raciais e a emergência do combate ao racismo na nossa sociedade a partir do campo da Geografia, como está sendo desenvolvido neste evento. E como entusiasta da educação, acredito que é por meio de um projeto educativo engajado que podemos mudar a nossa realidade”, destacou.
Evento iniciou com uma apresentação dos cursistas sobre racismo
A programação do evento contou também com a apresentação do grupo de Capoeira Pallmares, que é formado por alunos da Unidade Escolar Jorge Rodrigues dos Santos.
Apresentação do grupo de Capoeira Pallmares
Parabenizando os cursistas pelo empenho e trabalho desenvolvido, a Coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI, Profa. Bartira Viana, avaliou que foi um momento muito rico de produção científica e de exposição do conhecimento. “Foram discutidos não só aspectos metodológicos relacionados às questões étnico-raciais, mas também pesquisas científicas e processos educativos, abordagens sobre as relações de identidade e o conceito de lugar sob a perspectiva dos povos originários da comunidade Akroá Gamelas, relações étnico-raciais por intermédio da Cartografia e da aplicação da Geologia, além do racismo estrutural nas instituições escolares. São debates importantes, organizados a partir de pesquisas cientificas e de oficinas ministradas para os alunos da escola básica do município de Currais”.
Oficina "Pesquisa científica e processos educativos: perspectiva de reconhecimento e valorização étnico-racial"
Segundo o Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, o debate de questões emergenciais é fundamental para a formação dos professores da educação básica. “A atividade de ACE é muito importante para o município de Currais, pelo fato de ser uma cidade que tem um vasto florescimento cultural. Por se tratar de uma disciplina de extensão, e acredito que a extensão está ligada diretamente a isso, se torna cada vez mais importante”, afirmou.
Oficina "O racismo estrutural nas instituições escolares: a importância da construção de uma práxis pedagógica antirracista"
O Prof. Edinaldo Alves, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão 1 (ACE 1) – Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais, enfatizou que as oficinas representaram a culminância da disciplina. “Vivenciamos um momento ímpar aqui na cidade de Currais, pois o Parfor/UFPI está proporcionando a extensão com uma proposta de curricularização da disciplina, trazendo a comunidade para dentro da sala de aula. É de extrema relevância tratarmos temas como as questões étnico-raciais com os nossos alunos, para que nós possamos sensibilizá-los e fazer com que eles tenham esse olhar crítico, compreendendo o papel deles na construção de uma sociedade mais justa e livre de preconceito”.
Professor da disciplina de ACE 1, Edinaldo Alves
Américo Castro, cursista de Geografia, que esteve na mesa de honra do evento representando todos os discentes, falou sobre a oficina na qual atuou. “Essa foi uma excelente oportunidade de falarmos sobre a aplicação da Geologia em estudos étnico-raciais para os alunos do 6º ao 9º ano do nosso município. Eles não tinham muito conhecimento de como era a nossa realidade no passado, de como era o trabalho com a argila e as ferramentas utilizadas. Foi muito importante contar com a participação deles”.
Américo Castro, Profa. Bartira Viana, Profa. Glória Ferro, Prof. Cícero Barros e Tiago Medeiros (diretor da escola)
Confira a programação e o vídeo do evento.
Confira mais fotos:
Coordenação Institucional com a turma de Geografia de Currais
Oficina "Abordagem sobre as relações de identidade e o conceito de lugar na perspectiva dos povos originários da comunidade Akroá Gamelas em Currais-Pl"
Oficina "Abordagens educacionais sobre as relações étnico-raciais por intermédio da Cartografia"
Oficina "Aplicação da Geologia em estudos étnico-raciais"
Oficina "Pesquisa científica e processos educativos: perspectiva de reconhecimento e valorização étnico-racial"