Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Curso de Libras do Polo de Piripiri realiza Atividades Curriculares de Extensão sobre Ciência, Tecnologia e Inovação na relação com a surdez

Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 14h12

WhatsApp Image 2023 08 26 at 16.57.03 1

O curso de Letras-Libras do Polo de Piripiri realizou nesse sábado, 26 de agosto, as Atividades Curriculares de Extensão sobre Ciência, Tecnologia e Inovação na relação com a surdez.

WhatsApp Image 2023 08 28 at 10.10.39

Abertura do evento de ACE II

Desenvolvido como culminância da disciplina de Atividade Curricular de Extensão II – Ciência e Tecnologia, o evento contou com a exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas”; além de apresentações sobre uso da inteligência artificial e gamificação; tecnologia com uso de avatares; tecnologia de tradução e o uso do dicionário de Libras; aparelhos auditivos e implantes cocleares; a exposição “Narrativas Surdas” e o varal dos desejos por uma região mais inclusiva (escrita coletiva de mensagens). Houve, também, a participação de Patrícia Alves, representando a comunidade surda, que compartilhou sua experiência de vida com a surdez.

EB3DF41D 20D1 42E3 AB16 0711128740B5

Relato de Patrícia Alves, que participou do evento representando a comunidade surda

WhatsApp Image 2023 08 26 at 10.06.08 1

Exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas”

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todos. E neste caso particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez. Este evento é um momento excelente, sobretudo, de reflexão de como nós educadores precisamos ter essa preocupação de incluir todos os alunos. Quero cumprimentar toda a comunidade piripiriense, em especial, a comunidade surda aqui representada. Para nós que fazemos a UFPI, é sempre uma satisfação acompanharmos esses momentos, pois representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania”, destacou.

WhatsApp Image 2023 08 26 at 09.26.09

Profa. Glória Ferro fala sobre importância da educação inclusiva

Parabenizando os cursistas pelas atividades realizadas, a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, reiterou que o evento representa um ganho a mais para os cursistas. “A temática abordada é importante para compreendermos melhor como se configura a relação da Ciência e Tecnologia com a surdez. Por exemplo, nós vimos que a questão do implante coclear é bastante questionável para a comunidade surda. Portanto, é interessante fazermos esse percurso que foi proposto pelos alunos, orientados pela Profa. Ada Raquel. Espero que o conhecimento adquirido nas discussões que tivemos hoje se propaguem e que sejam levados para os locais de trabalho de vocês”.

WhatsApp Image 2023 08 26 at 10.06.08

Professoras Maraisa Lopes, Ada Raquel Mourão (docente da disciplina de ACE II), Profa. Glória Ferro e Lêda Borges (Coordenadora local de Piripiri)

De acordo com a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Leda Borges, foi uma atividade de extensão que proporcionou a socialização de experiências e discussão sobre uma temática essencial para a formação dos cursistas. “Foi um momento maravilhoso, de reflexão acerca da realidade que vive hoje a nossa comunidade surda e essa atividade teve como objetivo primordial colocar em evidência essa situação, para que possamos avançar no sentido de que eles possam se sentir incluídos no meio que vivem”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 08 28 at 10.53.47

Exposição "Narrativas Surdas"

Explicando como foi desenvolvida a programação do evento, a Profa. Ada Raquel Mourão, que ministrou a disciplina de ACE II, destacou que foi realizada a intercessão entre os conteúdos referentes à questão de Letras-Libras com Ciência e Tecnologia. “É importante lembrar que este evento é feito pelos cursistas. É um projeto do professor, mas os alunos executam, portanto, é um evento completamente deles. O evento está configurado para que toda a comunidade possa participar e fazer parte dessa discussão tão importante”, disse.

WhatsApp Image 2023 08 26 at 16.08.53 3

Apresentação sobre uso da inteligência artificial e gamificação

A cursista de Letras-Libras, Evanice Bandeira, escolhida para representar os discentes na composição a mesa de honra do evento, enfatizou que a “disciplina é muito importante, porque nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida das pessoas com surdez, percebendo as dificuldades que eles enfrentam e com isso iremos tentar diminuir as barreiras existentes, crescendo junto com eles e aprendendo sempre um pouco mais”, avaliou.

WhatsApp Image 2023 08 28 at 10.28.05

Evanice Bandeira, cursista de Letras-Libras

Confira a programação e o vídeo do evento.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 08 26 at 16.08.53 2