O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI), localizado na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB), também conhecida como Biblioteca Central, agora conta com cabines de estudo de uso prioritário por pessoas com deficiência com o empréstimo de fones abafadores de som/ruídos a fim de evitar estímulos sonoros e visuais.
Cabines de uso individual no Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI)
Os usuários do LACI são prioritariamente pessoas público-alvo da educação especial da UFPI ou da comunidade externa (pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista – TEA e com altas habilidades/superdotação).
Os fones abafadores de sons/ruídos são uma tecnologia assistiva importante para pessoas com deficiência psicossocial (Transtorno mental), autismo e deficiência intelectual, por exemplo, para lidar com ambientes de uso comunitário que requer concentração e o maior controle de estímulos sonoros e visuais que podem ser fisicamente dolorosos e emocionalmente estressantes. Sendo assim, torna-se um recurso importante para concentração e realização de tarefas, em especial no processo de ensino-aprendizagem. Para utilização dos fones abafadores, o/a usuário/a do LACI deve solicitar à equipe técnica do Laboratório o empréstimo do item.