Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Curso de Letras-Libras, Polo de Miguel Alves, promove atividade de extensão sobre Ciência, Tecnologia e Inovação na relação com a surdez

Instagram - Parfor

Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 11h41

WhatsApp Image 2023 08 19 at 17.12.44

Como culminância da disciplina “Atividades Curriculares de Extensão II - Ciência e Tecnologia”, a turma de Letras-Libras, Polo de Miguel Alves, realizou no último sábado (19), as Atividades Curriculares de Extensão sobre Ciência, Tecnologia e Inovação na relação com a surdez.

WhatsApp Image 2023 08 19 at 09.40.50

Mesa de honra do evento

A programação contou com a exibição e discussão sobre o filme “O som do silêncio”, apresentação sobre identidades surdas e a comunidade surda da região de Miguel Alves, circuito de apps e o varal dos desejos por uma região mais inclusiva (escrita coletiva de mensagens).

WhatsApp Image 2023 08 19 at 14.52.51

Discussão sobre o filme “O som do silêncio”

Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou a importância de uma educação inclusiva e da necessidade de aprender a ensinar para a equidade social. “Cumprimento toda a comunidade miguel-alvense, particularmente, quero cumprimentar a comunidade surda aqui representada. Para nós que fazemos a UFPI, é uma satisfação participarmos desses momentos, porque estamos unindo esforços no sentido de oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania. Dessa forma, não podemos deixar de problematizar e discutir questões sociais emergenciais, que não podem estar à margem desse processo de formação do cidadão”.

WhatsApp Image 2023 08 19 at 09.00.10

Prof. Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI), Profa. Glória Ferro, Rosinete Oliveira (Secretária Municipal de Educação), Profa. Ana Pereira (Coordenadora local) e Profa. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras)

A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, parabenizou os cursistas pela realização do evento, destacando que essa é a função da Universidade, discutir com a comunidade questões que são extremamente importantes. “Gostaria de parabenizar todos os alunos pelo empenho nas atividades que foram realizadas. A cada semestre nós vamos nos aprimorando e aprendendo com as diferenças, com os modos diferentes de organizar as atividades. Agradeço a participação de toda a comunidade aqui presente e estou muito contente em finalizar as atividades com vocês dessa maneira”.

WhatsApp Image 2023 08 19 at 09.40.50 1

Evento reuniu comunidade miguel-alvense

Para a Coordenadora local, Profa. Ana Pereira, as atividades de extensão são extremamente importantes para a formação dos cursistas. “Elas possibilitam o desenvolvimento do trabalho de temáticas tão necessárias e oportunizam que os estudantes tenham contato com essa discussão, ampliando seus horizontes”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 08 19 at 16.02.20

Apresentação dos cursistas

Segundo o professor que ministrou a disciplina, Jessivan Costa, a disciplina de extensão teve o propósito de ligar esses dois mundos, a comunidade surda e a escola. “O intuito é justamente sair da sala de aula e trazer a comunidade surda para dentro da escola, tendo a oportunidade de engajá-los em um ambiente acadêmico, pedagógico e profissional”, explicou.

Para Hosana Tavares, egressa do curso de História do Parfor/UFPI e atualmente cursista de Letras-Libras, uma atividade como essa tem uma dimensão formativa muito grande. “Não só forma nós, professores, como também a comunidade a qual ela está sendo dirigida, no caso específico deste evento, a comunidade surda. E trabalhar essas tecnologias para nossa comunidade que não tem uma grande quantidade de surdos formados ou pelo menos alfabetizados em Libras, é muito importante”.

WhatsApp Image 2023 08 21 at 11.18.06

Hosana Tavares cursista de Letras-Libras

A Secretária Municipal de Educação de Miguel Alves, Rosinete Oliveira, agradeceu o apoio da UFPI e destacou o papel social das oficinas desenvolvidas pelo Parfor. “Estamos reunidos mais uma vez em prol de um tema de muita relevância. Nós sabemos que a tecnologia é um instrumento que promove a inclusão e gera acesso à informação, comunicação e interação da comunidade surda. Por isso a discussão dessa temática se faz tão necessária”, avaliou.

Confira a programação e o vídeo sobre as atividades.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 08 19 at 09.40.50 2