CAPES publica orientações para propostas de cursos novos; um será específico para os PROF/ProEB

A CAPES divulgou na última sexta-feira, 4 de agosto, os documentos orientadores para a avaliação de propostas de cursos novos (APCN). São 50, um para cada área de avaliação e, pela primeira vez, um específico para os Programas Profissionais para a Formação de Professores da Educação Básica (PROF/ProEB).

Os PROF/ProEB são compostos por 13 programas de mestrado profissional em rede – e agora, um deles, o ProfHistória, também de doutorado – que têm por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica. Como essas formações possuem especificidades, a CAPES entendeu ser necessário elaborar um documento próprio.

Outra novidade diz respeito aos critérios a serem observados na formulação das propostas, como, por exemplo, políticas de ações afirmativas e interdisciplinaridade. A abertura do calendário para a submissão de propostas de novos cursos será em 2 de outubro, com período de inscrições até 17 de novembro, pela Plataforma Sucupira.

“Os novos critérios vêm para deixar a educação brasileira ainda mais em sintonia com os desafios atuais do mundo”, explicou Paulo Santos, diretor de Avaliação da CAPES. “Os documentos vêm com quase dois meses de antecedência para que os proponentes tenham tempo de se planejar sob as novas regras”, observou.

Sobre a APCN

APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Nesta avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

Fonte: Redação CGCOM/CAPES.