O ensino de habilidades motoras constitui um dos objetivos da Educação Física Escolar. Para isso, o profissional licenciado em Educação Física utiliza dos conhecimentos da área de Aprendizagem Motora no planejamento de aulas que sejam mais significativas para os estudantes e que permitam o pleno desenvolvimento de habilidades mais complexas exigidas nas diferentes modalidades esportivas. Nessa quarta-feira (02), os discentes do curso de Educação Física da turma do Parfor/UFPI, Polo de Floriano, participaram da aula prática ministrada pela Profa. Dionis Machado, na disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem Motora.
A postura em decúbito ventral é praticada para permitir o entendimento da aquisição motora ainda no bebê
A docente explica que essas atividades práticas são essenciais para que o futuro profissional de Educação Física possa compreender, no seu próprio corpo, como acontece a aquisição de uma nova habilidade motora. "Por meio da compreensão dos conceitos e teorias envolvidos na Aprendizagem Motora, torna-se possível ensinar uma nova habilidade, utilizando as estratégias mais eficientes para isso", enfatiza.
Para a cursista Amanda Guedes, a aula permitiu o treino de aptidões físicas essenciais à aprendizagem motora, como flexibilidade, força muscular e resistência cardiovascular. A aluna acrescenta que o aprendizado foi exitoso e permitiu um maior conhecimento e controle do próprio corpo na execução das atividades propostas.
Cursistas de Educação Física adquirem novas habilidades em aula prática
Os cursistas também puderam discutir como aplicar os conceitos de Aprendizagem Motora em função das diferentes fases do desenvolvimento, salientando a necessidade do profissional de Educação Física na Educação Infantil, momento em que a criança adquire e aperfeiçoa uma variedade de habilidades. Igualmente discutiu-se a necessidade da Educação Física Escolar no Ensino Médio, a qual pode contribuir com atividades de relaxamento visando a Saúde Mental de adolescentes que estão se preparando para o ENEM.
Cursistas se reúnem ao final das práticas para discutirem os conceitos apresentados em cada atividade proposta
A evolução da Educação Física no contexto social, técnico e científico é perceptível nas últimas décadas e o Parfor têm buscado oferecer ao alunado o que há de melhor para sua capacitação. Desta forma, espera-se contribuir na formação de novas gerações mais ativas e saudáveis, que serão capazes de viver numa sociedade mais harmônica.