Visando o acompanhamento das atividades acadêmicas relativas ao período letivo 2023.1, a Coordenação Institucional do Parfor/UFPI esteve nessa terça-feira, dia 01 de agosto, nos Polos de Piripiri e de Pedro II.
Coordenação Institucional com a turma de Letras-Libras no Polo de Piripiri
A visita, que iniciou em Piripiri, contou com a participação da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; do Coordenador Adjunto, Prof. Ednardo do Monti; da Coordenadora do Curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes; e da Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos.
Professores Maraisa Lopes, Leda Borges, Glória Ferro, Maria Lemos e Ednardo do Monti
A Profa. Glória Ferro reiterou o compromisso do Parfor/UFPI com uma formação sólida e de qualidade. “O nosso objetivo não é apenas certificar, mas fazer formação docente com a máxima qualidade. Por isso, fazemos questão de visitar todos os Polos para avaliarmos como o processo formativo está sendo desenvolvido, acompanharmos a realidade dos nossos cursistas e entendermos quais as suas demandas. Esse contato facilita a comunicação e assegura que o trabalho seja melhor desempenhado por todos”, destacou.
Coordenação conversa com cursistas
O Polo de Piripiri oferta o curso de Letras-Libras. Na ocasião, a Coordenadora local, Profa. Leda Borges, enfatizou a importância do curso para a comunidade surda da cidade e dos municípios da região. “Hoje é um dia muito importante para nós por estarmos recebendo a Coordenação do Parfor/UFPI. A nossa turma de Letras-Libras é pioneira na cidade de Piripiri e veio para trazer vários benefícios não só para a comunidade surda do nosso município, mas também das cidades vizinhas, pois nós temos alunos de Piracuruca, Capitão de Campos, da zona rural, então a nossa região só tem a ganhar com a presença de um curso ofertado pela UFPI através do Parfor”.
Coordenadores discutem sobre demandas do Polo
Paulo Afonso, cursista de Letras-Libras, avalia que “a visita da Coordenação do Parfor/UFPI vem para nos mostrar que não estamos sozinhos no curso, que estamos sendo cuidados e que existe esse zelo em cadadisciplina, em cada professor que por aqui passou. O curso de Letras-Libras, pioneiro na nossa região, veio para fortalecer a inclusão e o campo de atuação de cada um de nós”, afirmou.
Cursista de Letras-Libras, Paulo Afonso
Segundo a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, a visita às turmas é muito importante para estreitar o contato entre os alunos e as coordenações local, de curso e institucional. “É um momento em que recebemos o feedback sobre o semestre em andamento e discutimos questões fundamentais para o andamento do Curso”.
Coordenação com a turma de Letras Português do Polo de Pedro II
Após a visita ao Polo de Piripiri, a equipe seguiu para o Polo de Pedro II, onde são ofertados os cursos de Letras Português e Pedagogia. O Coordenador local, Prof. Daniel Castro, enfatizou que a visita da Coordenação é sempre uma excelente oportunidade de aproximação entre a Coordenação Institucional e os estudantes. “Esse momento proporciona um diálogo bastante produtivo, com informações acerca do andamento das aulas no período, possíveis adequações de acordo com as demandas atuais. Na roda de conversa, os estudantes interagem, propõem ideias, fazem suas críticas, sugestões, pedidos e todos em comum acordo chegam a um denominador comum sempre com o propósito de garantir a conclusão do período com excelência. E assim estamos na iminência da finalização do bloco II, que no geral consideramos muito positivo”.
Turma de Pedagogia do Polo de Pedro II
Para a cursista de Pedagogia, Mireli de Araújo, o curso está sendo muito enriquecedor para a sua formação. “Estar em um curso como esse ofertado pela UFPI é muito gratificante. Cada professor com as suas disciplinas aborda temáticas fundamentais, que nos levam a refletir, a pensar o mundo de uma forma melhor. Cada proposta abordada dentro do curso de Pedagogia está me mostrando que eu posso ser uma profissional melhor, mais capacitada, com maior desenvolvimento dentro da sala de aula”.
Cursista de Pedagogia, Mireli de Araújo
Ressaltando a importância desse contato mais de perto com os cursistas e com os coordenadores locais, a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, frisou que “é dessa forma que conseguimos perceber as especificidades de cada um e a partir disso nós vamos redirecionamento o processo de ensino e aprendizagem, sempre buscando alternativas para que o curso ocorra com a melhor qualidade”.