Com o objetivo de acompanhar as atividades acadêmicas relativas ao período letivo 2023.1, a Coordenação Institucional do Parfor/UFPI realizou nessa quinta-feira (20), visita ao Polo de Miguel Alves. Atualmente, o município possui sete turmas do Programa, sendo uma turma dos cursos de Pedagogia, História, Geografia, Letras-Libras e Educação Física e duas turmas do curso de Letras Português.
Com os alunos do curso de Educação Física
Participaram da visita a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; o Coordenador do Curso de História, Prof. Francisco Vilanova; a Coordenadora do Curso de Letras – Libras, Profa. Maraisa Lopes; o Coordenador do Curso de Letras Português, Prof. João Benvindo de Moura; e a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos.
Este é o segundo semestre do Programa no município. Segundo a Profa. Glória Ferro, “as visitas aos Polos permitem a discussão de questões administrativas, o acompanhamento bem de perto para ver como as atividades acadêmicas estão sendo desenvolvidas e uma aproximação ainda maior entre a Coordenação Institucional e os parceiros do Programa no município. Esse contato é fundamental para a realização do nosso trabalho, sempre pautado no diálogo e no coletivo”, explica.
Profa. Glória Ferro e a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo
A Coordenadora do Polo, Profa. Ana Campelo, avalia que as visitas da Coordenação do Programa são essenciais, pois permitem que haja uma interação ainda maior entre todos e isso reflete no trabalho desenvolvido. “Estamos muito felizes em receber a Coordenação do Programa aqui no nosso Polo mais uma vez, pois esse contato mais direto traz segurança aos alunos, aos professores e também ao coordenador local. Além disso, nos permite tratar questões burocráticas, avaliar melhor o andamento do Programa e também a organização das próximas metas”.
Com a turma do curso de História
Para o Coordenador do Curso de História, Prof. Francisco Vilanova, as visitas aos cursos são muito significativas e fundamentais para o processo formativo dos cursistas. “Essa é uma oportunidade que a gente tem de acompanhar de perto a realidade dos alunos, entender as suas demandas e fazer também um acompanhamento pedagógico das atividades que estão sendo desenvolvidas, de como tem ocorrido o processo formativo. Portanto, são de grande valia, pois fazem com que a gente tenha uma aproximação maior com os alunos, entendendo suas necessidades para que possamos repensar o processo formativo e sanar as arestas que ocorrem nesse processo de formação deles”, destaca.
Profa. Glória Ferro e a cursista de Pedagogia, Maria Luzimar Alves
Maria Luzimar Alves, cursista de Pedagogia, afirma que se sente privilegiada pela oportunidade de estar recebendo uma formação em nível superior com a qualidade da UFPI, sem precisar sair do seu município. “Já atuo na área e esse curso veio para aprimorar a minha formação. Estou muito feliz e realizada, aproveitando ao máximo essa oportunidade. Agradeço ao Programa e à prefeitura por essa parceria e por terem tido esse olhar para os profissionais da educação básica da nossa cidade, que só tem a ganhar”.
Prof. Francisco Vilanova, Prof. João Benvindo, Rosinete Oliveira, Prrofa. Glória Ferro, Profa. Maria Lemos e Profa. Ana Campelo
Durante a visita ao município, foi realizada também reunião com a Secretária Municipal de Educação, Rosinete Oliveira, para tratar demandas do Programa. Após a conversa, a prefeitura de Miguel Alves informou que voltará a conceder hospedagem e alimentação para os professores formadores que atuam no Programa e todo o apoio logístico necessário para o bom funcionamento das atividades do Parfor no município.
Confira mais fotos da visita:
Turma do Curso de Geografia
Turma do Curso de Letras-Libras
Turma do Curso de Letras Português
Turma do Curso de Letras Português
Turma do Curso de Pedagogia