Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do período letivo 2023.1 em Luzilândia
Nessa quarta-feira, dia 05 de julho, foi a vez do Polo de Luzilândia realizar o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do período letivo 2023.1. O evento concretiza a implantação de mais 07 novas turmas na etapa 2023: Castelo do Piauí e Currais – Geografia; Floriano - Educação Física; Luzilândia - Educação Física; Letras Português e Pedagogia; Teresina - Letras-Libras.
Abertura do evento aconteceu na Casa da Cultura Cine Teatro São Domingos – Secult
Pela manhã, as atividades aconteceram na Casa da Cultura Cine Teatro São Domingos – Secult. O evento iniciou com apresentação cultural “Dança da Colheita” e formação da mesa de honra, que contou com a presença da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; da Profa. Isabela Barros, Coordenadora Local do Parfor/UFPI em Luzilândia; do Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador do Curso de Letras Português; do Prof. João Gustavo Claudino, Coordenador do Curso de Educação Física; da Profa. Maria Lemos, Coordenadora do Curso de Pedagogia; da prefeita de Luzilândia Fernanda Marques; do vice-prefeito Oliveirinha; de Estefânia Abreu, Coordenadora de Educação Inclusiva e Especial da SEMED, representando a Secretária Municipal de Educação, Laiana Fenelon; do Secretário de Educação do município de Joca Marques, Max Espindola; das professoras Marta Queiroz e Graça Monteiro.
Apresentação cultural “Dança da Colheita”
Em seguida, houve a Roda de Diálogo: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas, com mediação da Profa. Miranne Cardoso (SEDUC/MG) e coordenação do Prof. João Gustavo Claudino. Logo após, foi realizada a Oficina: Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente, que teve como ministrantes o Prof. João Benvindo de Moura e a Profa. Adriana Rodrigues (SEMED/Caraúbas-PI), com coordenação da Profa. Isabela Barros.
No turno da tarde, foi realizado na Câmara Municipal de Luzilândia, o Seminário de Introdução ao Curso I: O projeto formativo do curso de Educação Física do Parfor/UFPI, tendo como ministrantes o Prof. João Gustavo Claudino e a Profa. Miranne Cardoso, coordenado por Veriane Martins, egressa do Curso de Geografia do Parfor/UFPI.
Seminário de Introdução ao Curso I: O projeto formativo do curso de Educação Física do Parfor/UFPI
O Seminário de Introdução ao Curso II: O projeto formativo do curso de Letras Português do Parfor/UFPI aconteceu no Sindicato dos Servidores da Educação de Luzilândia – Sismel, ministrado pelo Prof. João Benvindo de Moura e Profa. Adriana Rodrigues, coordenado por Cássia Carolyne Silva, egressa do Curso de História do Parfor/UFPI.
Seminário de Introdução ao Curso II: O projeto formativo do curso de Letras Português do Parfor/UFPI
E o Seminário de Introdução ao Curso III: O projeto formativo do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI ocorreu no Auditório da Secretaria de Educação, ministrado pela Profa. Maria Lemos e Profa. Marta Queiroz (CCE/DMTE/PPGCOM/UFPI), coordenado por Erika Sales Pires, egressa do Curso de Pedagogia do Parfor/UFPI.
Seminário de Introdução ao Curso III: O projeto formativo do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI
Cumprimentando os presentes em nome do Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Ana Beatriz Gomes e do Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Prof. Maycon Silva Santos, a Profa. Glória Ferro destacou a alegria pela implantação das novas turmas do Parfor/UFPI em Luzilândia, frisando que essa era a melhor forma de comemorar os 13 anos de implantação do Programa na UFPI, completados nessa quarta-feira. “Hoje, dia 05 de julho, o Parfor/UFPI chega aos 13 anos de atividades. E nada melhor que um evento brilhante como esse, que marca a concretização de implantação de mais três turmas do Programa no município – Educação Física, Letras Português e Pedagogia – para celebrarmos a data. O Parfor/UFPI e Luzilândia já possuem uma parceria de sucesso. Recentemente realizamos a formatura das turmas de Geografia, História e Pedagogia, com 80 professores da Educação Básica qualificados. Tenham a certeza que seguiremos cumprindo o nosso compromisso de imprimir a máxima qualidade na formação de todos vocês. Sejam bem-vindos aos Parfor/UFPI”, disse.
Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI
Destacando os objetivos do seminário, a Coordenadora do Polo de Luzilândia, a Profa. Isabela Barros, frisou a satisfação pelo município poder continuar ofertando turmas do Programa. “Esse evento marca o primeiro contato de vocês com os coordenadores, professores e colegas de turma. Que felicidade estarmos realizando o seminário justamente no dia que o Parfor completa 13 anos de implantação na UFPI. Que bom termos tantos alunos aqui presentes para firmarmos o compromisso desse Programa com a Educação Básica do nosso estado. É uma honra fazer parte dessa história. Tenham a certeza que contribuirei em tudo que for preciso para que vocês possam aproveitar ao máximo a formação ofertada pelo Programa”, afirmou.
Coordenadora do Polo de Luzilândia, a Profa. Isabela Barros
Cumprimentando todos que fazem parte do Programa, a prefeita Fernanda Marques reiterou que a oportunidade de ter uma formação com a qualidade do Parfor/UFPI representa a realização de um sonho para muitos que estavam presentes. “Tenho certeza que os nossos alunos terão os melhores professores, mas tenho certeza também de que os professores terão os melhores alunos. Sabemos da capacidade de cada um de vocês e do sonho que vocês tinham de poderem estar aqui neste dia, que marca o início das atividades das novas turmas do Parfor/UFPI no município de Luzilândia”.
Profa. Glória Ferro e prefeita Fernanda Marques
Falando em nome da Secretaria Municipal de Educação, Estefânia Abreu afirmou que “falar do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é falar de sonhos, de conquistas. O nosso município estava realmente precisando desses profissionais. Estamos muito honrosos e felizes, certos de que a educação de Luzilândia receberá no futuro profissionais qualificados com a marca UFPI”.
Representado os demais coordenadores de curso, o Prof. João Benvindo de Moura destacou que a escola precisa ser um lugar de magia, de contentamento e de alegria e que é essa a educação que o Parfor/UFPI propaga, reiterando, também, a qualidade ofertada pelo Programa. “Vocês terão a oportunidade de fazer um curso superior em uma das melhores universidades do país, que recebeu recentemente o conceito 5 do MEC, que é a nota máxima. Nós fizemos uma seleção de professores formadores muito rigorosa, então vocês podem ter certeza de que aprenderão com os melhores”.
Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador do Curso de Letras Português
Segundo Carmilane Araújo, poder cursar Pedagogia é a realização de um sonho. “Estou muito feliz em iniciar essa nova etapa em minha vida. Tenho as melhores expectativas para o curso e sei que essa formação será um divisor de águas na minha vida. Muito feliz pela oportunidade que o Parfor/UFPI está me dando. Irei aproveitar ao máximo”, relatou.
Auditório ficou lotado com os novos cursistas
O Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI visa refletir sobre a educação para as relações étnico-raciais como processo educativo que valoriza a diversidade, contribuindo para construção de uma sociedade justa e equânime; conhecer a especificidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a logística de funcionamento do Programa na UFPI; contextualizar o projeto formativo do Parfor na UFPI, destacando a organização de tempos e espaços formativos; entender a estrutura e organização curricular dos cursos ofertados através do Parfor na UFPI e o campo de trabalho e atuação dos cursistas em conformidade com a área do curso; e compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia na utilização do portal do discente.