Abertura do Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas em Floriano
Concretizando a implantação de mais 07 novas turmas na etapa 2023 (Castelo do Piauí e Currais – Geografia; Floriano - Educação Física; Luzilândia - Educação Física; Letras Português e Pedagogia; Teresina - Letras-Libras), o Parfor/UFPI realiza o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do período letivo 2023.1 nessa segunda-feira, dia 03 de julho, no Polo de Floriano.
Credenciamento dos cursistas no evento
O evento aconteceu no Auditório do Colégio Técnico de Floriano – CTF e teve como objetivos: refletir sobre a educação para as relações étnico-raciais como processo educativo que valoriza a diversidade, contribuindo para construção de uma sociedade justa e equânime; conhecer a especificidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a logística de funcionamento do Programa na UFPI; contextualizar o projeto formativo do Parfor na UFPI, destacando a organização de tempos e espaços formativos; entender a estrutura e organização curricular dos cursos ofertados através do Parfor na UFPI e o campo de trabalho e atuação dos cursistas em conformidade com a área do curso; e compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia na utilização do portal do discente.
Seminário aconteceu no Auditório do CTF
O Seminário iniciou com a apresentação cultural dos alunos do fundamental da Escola Municipal Antonio Waquim dançando "Cheiro da Carolina”, de Luiz Gonzaga, e formação da mesa de abertura composta pela Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; Coordenador do Curso de Educação Física do Parfor/UFPI, Prof. João Gustavo Claudino; Coordenadora do Curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI, Profa. Maraisa Lopes; Coordenadora Local do Parfor/UFPI em Floriano,Profa. Delcimar Azevedo; do Prof. César Carnib, representando o Secretário Municipal de Educação de Floriano, Nilfrânio Ferreira; Prof. Sandro Arrais Rodrigues, Secretário de Educação em Rio Grande do Piauí e egresso do curso de Educação Física do Parfor/UFPI em Floriano; Prof. Dayvison Vieira Nunes, Secretário de Educação de Flores; Prof. Fernando Guedes, Supervisor Geral do Ensino em Itaueira; Prof. Alyson Almeida, Vice-Diretor do CAFS; e Prof. Alexandre Ribeiro, representando o CTF.
Apresentação cultural dos alunos do fundamental da Escola Municipal Antonio Waquim
Em nome do Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Ana Beatriz Gomes, e do Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Prof. Maycon Silva Santos, a Profa. Glória Ferro saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas. “Estamos muito felizes com a implantação do curso de Educação Física em Floriano e reafirmamos o compromisso, que é peculiar à UFPI, de imprimir máxima qualidade à formação dos professores que atuam na Educação Básica do município e da microrregião”, disse a Coordenadora.
Profa. Glória Ferro e Profa. Delcimar Azevedo
A programação prosseguiu com a realização da Roda de Diálogo: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas, que teve como mediadora a Profa. Artenilde Soares (UFPI/CCE/DA/RODA GRIÔ), coordenada pela Profa. Miranne Cardoso (SEDUC/MG).
Roda de Diálogo: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas
Ainda no turno da manhã, foi realizada a Oficina: Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente, ministrada pela Profa.Maraisa Lopes, com coordenação da Profa. DelcimarAzevedo. Já no turno da tarde, a programação contou com o Seminário de Introdução ao CursodeEducação Física do Parfor/UFPI, ministrado pelo Prof. João Gustavo Claudino e pela Profa. Miranne Cardoso, também coordenado pela Profa. Delcimar Azevedo.
Oficina: Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente
A Profa. Delcimar Azevedo agradeceu a oportunidade de poderestar à frente da Coordenação do Polo de Floriano e enfatizou a alegriapelo município fazer parte do Programa novamente. “Comecei como professora formadora do curso de Educação Física do Parfor/UFPI em 2013.Já ministrei diferentes disciplinas e poder assumir a coordenação do curso é um presente. Agradeço imensamente a confiança depositada em mim. Cursistas, nós conseguimos. Finalmente formamos a nossa tão sonhada turma de Educação Física”.
Cursistas, coordenação do Parfor/UFPI e convidados
Segundo o Prof. João Gustavo Claudino, essa formação é fundamental para a qualificação do ensino na área. “Vocês são sementes que irão frutificar. Estarei sempre à disposição e, juntamente com o nosso corpo docente, espero contribuir para a formação de vocês. Como a professora Glória costuma falar, o trabalho desenvolvido no Parfor é um trabalho coletivo”, afirmou.
Prof. João Gustavo Claudino explicando sobre o curso
ParaoProf. Sandro Arrais Rodrigues, Secretário de Educação em Rio Grande do Piauí e egresso do curso de Educação Física do Parfor/UFPI em Floriano, esta é uma oportunidade única. Usando seu exemplo pessoal, ele incentivou os novos cursistas a aproveitarem a experiência ao máximo. “É uma satisfação imensa estar de volta a esta casa, que forma tantos profissionais qualificados, que atuamno mercado de trabalho de forma brilhante. Aproveitem o Parfor, agarrem essa oportunidade que vocês estão tendo de terem uma formação com a qualidade UFPI”.
Prof. Sandro Arrais Rodrigues, Secretário de Educação em Rio Grande do Piauí e egresso do Parfor/UFPI
A professora cursista Gilsalte Moura explica que a implantação do curso de Educação Física é muito importante, porque a maioria dos professores do município que dão aulas da disciplina não possuem formação na área. “Nós trabalhamos com polivalência, ministramos todas as disciplinas e quando chega na parte de Educação Física nós percebemos a dificuldade. Então, estamos aqui buscando essa qualificação para que possamos suprir a demanda do município e região”.
Gilsalte Moura (ao centro) e colagas de curso
O cursista Carlos Eduardo Sobreira explica que resolveu fazer o curso para aperfeiçoar o trabalho que ele já desenvolve no município de Flores. “Trabalho com esporte há muitos anos e tenho, inclusive, uma escolinha de Futsal chamada Cravinhos, querealiza um trabalho voluntário e hoje possui 200 alunos da zona urbana e rural. Agradeço a oportunidade de estar fazendo um curso pela UFPI e poder estar me qualificando ainda mais”.
Cursista Carlos Eduardo Sobreira
Esta é a décima segunda turma ofertada pelo Parfor/UFPI no município. Já foram ofertadas duas de Artes Visuais, uma de Ciências da Natureza, três de Educação Física, uma de História, uma de Letras Inglês, duasde Letras-Libras e uma dePedagogia.Durante o evento foi realizadaa entrega de Material Didático – Pedagógico para os cursistas do programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta) e a programação foi finalizada com comunicações e informes.
Cursistas, coordenação do Programa e professores
Confira o vídeo do evento aqui e a programação completa.