Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Comitê Gestor de Crise atualiza orientações do Protocolo de Biossegurança da UFPI

Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2023, 10h31

COMITE_GESTOR_ABRIL_2023-3.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFPI

O Comitê Gestor de Crise da Universidade Federal do Piauí (CGC/UFPI) realizou na última semana, dia 26 de abril, reunião para atualizar o Protocolo de Biossegurança da Instituição. A audiência, em formato híbrido, foi conduzida pelo Vice-Reitor e Presidente do CGC, Viriato Campelo, no Salão Nobre da Reitoria, com participação remota dos representantes dos demais campi. O CGC decidiu tornar facultativo o uso de máscara, de acordo com as especificidades dos setores, e deliberou por manter a exigência da comprovação da vacinação atualizada para a comunidade acadêmica.

Nesse sentido, o uso de máscara continua em unidades de saúde, como o Hospital Universitário (HU), veículos de transporte, laboratórios e, eventualmente, em locais em que a determinação parta do gestor, por meio de parecer informando a necessidade. Quanto ao Restaurante Universitário (RU), fica retirada a exigência do uso de máscara e também já estão sendo removidas as placas de acrílico.

Em relação à vacinação, para alunos, a comprovação deve ser apresentada no ato da matrícula; já para os servidores, a apresentação é feita às chefias imediatas.

WhatsApp_Image_2023-04-27_at_11.13.41.jpeg

Vice-Reitor e Presidente do CGC/UFPI, Viriato Campelo

Segundo o Presidente do CGC, Viriato Campelo, a decisão é pautada no quadro epidemiológico e nas constantes discussões das organizações de saúde. “Nós preparamos também um plano de reavaliação e limpeza de todos os aparelhos de ar condicionado da Universidade, uma vez que essas enfermidades são transmitidas via aérea", acrescentou.

O Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante, integrante do Comitê Gestor de Crise, pontuou que a atualização do protocolo atende a uma demanda que já vem sendo adotada por órgãos públicos. “A adaptação do protocolo ao momento que nós estamos vivendo de pandemia considera as orientações das autoridades sanitárias. Então estamos seguindo essas determinação que, basicamente, ficam restritas às unidades de saúde”, finalizou.

Posto de vacinação na UFPI

A Universidade Federal do Piauí dispõe de posto de vacinação aberto de forma definitiva para atender tanto a comunidade acadêmica quanto ao público externo. O posto fica localizado no Colégio Técnico de Teresina (CTT). De acordo com o Vice-Reitor, no momento não está sendo disponibilizada a vacina contra a covid-19, por determinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em que após aberto o lote ele precisa ser utilizado de forma contínua. “Tão logo isso seja resolvido, também vamos ofertar o imunizante da covid em nosso posto no CTT”, completou.

Em breve, o Protocolo de Biossegurança da UFPI com as devidas atualizações será publicado.