Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > “Escola Sem Medo”: Parfor/UFPI apoia movimento criado pela Nova Escola para construção coletiva de cultura de paz

Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h07

escola sem medo logo transparente 2

A Associação Nova Escola, organização de impacto social sem fins lucrativos que trabalha para o Brasil ter professores da Educação Básica fortalecidos em suas práticas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes, lançou nas últimas semanas o movimento #EscolaSemMedo, uma iniciativa para debater sobre a cultura de paz no ambiente escolar. O movimento segue mobilizando educadores, famílias, organizações e sociedade que engajaram nesse diálogo em busca de resgatar a potência das escolas. O Parfor/UFPI se alia a essa inicitiva, pois também acredita que o espaço escolar é um lugar de afeto, desenvolvimento e formação de cidadãos.

Para a comunidade, a escola representa um lugar seguro e democrático, de cuidado, de encontros e de convivência entre diferentes. Acima de tudo, um lugar de potência e possibilidade de construção do futuro. Mas com os recentes casos de violência, o medo e a desinformação tomaram conta das escolas e das redes sociais e contribuíram para um cenário de pânico e insegurança. E quando um ambiente de desenvolvimento como esse é invadido pela violência e por seus representantes, não há mais espaço para a aprendizagem e o convívio.

Hoje, além de combater a violência, é preciso combater aquilo que nos deixa paralisados e nos impede de ensinar e aprender: o medo. A Educação é um direito fundamental de todo indivíduo, e não podemos permitir que as pessoas abram mão desse direito por medo. Como mudar esse cenário? Sabemos como podemos construir essa resposta: juntos. Não é se fechando nem se isolando. É se abrindo para a conversa, o diálogo e a escuta. É discutindo soluções e engajando cada indivíduo e toda a sociedade ao mesmo tempo.

Para isso, vamos reunir aqueles que acreditam na Educação para construir espaços de diálogo, de escuta e de disseminação de informações confiáveis. Compartilhando o que todos e cada um têm de mais potente para resgatar o ambiente de paz nas escolas. Juntos, podemos resgatar a potência das escolas e permitir que seus professores, estudantes e todos de suas comunidades construam um futuro de civilidade, respeito e democracia. Escolas abertas, acolhedoras e plurais. É essa a escola que queremos continuar construindo.

MOVIMENTO ESCOLA SEM MEDO

Uma iniciativa NOVA ESCOLA.

Faça parte! #EscolaSemMedo