Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egressas do curso de Letras-Libras, do Parfor/UFPI em Picos, são aprovadas em seleção para o PROFEI (UPE) e PROFLETRAS (UESPI)

Instagram - Parfor

Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 11h41

As egressas do curso de Licenciatura em Letras-Libras, do Parfor/UFPI em Picos, Renária Rodrigues de Castro e Maria Elioneide da Silva Marinho, foram aprovadas na seleção para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), da Universidade de Pernambuco (UPE), e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), respectivamente.

Renária Castro foi aprovada na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Para a inscrição no PROFEI, ela explica que adaptou o seu projeto de estágio do curso de Letras-Libras, intitulado “Libras para falar, português para escrever: proposta de educação bilíngue para surdos”, que deu origem a um projeto institucional da rede municipal de Picos, na qual ela atua como professora bilíngue (Libras/Português). “Estou imensamente feliz, pois meu objetivo desde que finalizei o curso de Letras-Libras pelo Parfor/UFPI foi ingressar no mestrado, principalmente, na área a qual tenho dedicado a minha vida profissional, que é na Educação Especial e Inclusiva”, destaca a mestranda.

WhatsApp Image 2023 04 27 at 09.20.30

Renária Castro aprovada no PROFEI da UPE

Elioneide Marinho compartilha do mesmo sentimento. Para ela, a aprovação no Mestrado em Letras é a realização de um sonho que foi por muitas vezes adiado em razão de outras prioridades. “Fazer o curso de Letras-Libras pelo Parfor/UFPI oportunizou o contato com a pesquisa e aguçou o desejo por continuar na vida acadêmica”, enfatiza, reiterando que, por se tratar de um mestrado institucional, a linha de pesquisa só será definida posteriormente.

WhatsApp Image 2023 04 27 at 09.20.42

Elioneide Marinho aprovada no PROFLETRAS da UESPI

Segundo a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, “ver os egressos do Parfor/UFPI galgando novas etapas em suas vidas acadêmicas nos faz refletir sobre a importância de pensarmos em professores da educação básica cada vez mais qualificados e preparados para contribuir para a melhora do quadro educacional brasileiro”, avalia.

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI destaca a satisfação em ver os egressos do Programa investindo no seu processo formativo. “A formação continuada traz benefícios tanto para o desenvolvimento profissional do professor quanto para a escola na qual ele trabalha, reverberando na melhoria da qualidade da educação e no desenvolvimento do país”, afirma a Profa. Glória Ferro.