Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos de Letras-Português desenvolvem projeto de pesquisa e extensão sobre cidadania ambiental em escola de Castelo do Piauí

Instagram - Parfor

Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 12h17

WhatsApp Image 2023 04 17 at 11.18.31

Cursistas de Letras-Português, do Polo do Parfor/UFPI de Castelo do Piauí, sob orientação da Profa. Maria de Jesus dos Santos, que ministra a disciplina Filosofia da Educação, desenvolveram atividades do projeto de pesquisa e extensão “Cidadania Ambiental na Microrregião de Castelo do Piauí: Estudos e Práticas”, que visa apresentar uma discussão acerca do alcance das práticas educativas relativo à cidadania ambiental, visando seu intervir na vida de cada educando e no mundo.

As atividades do projeto foram desenvolvidas no Espaço Educativo Edmar Lima do Monte, escola da rede pública, gerida pela prefeitura de Castelo do Piauí, situada no bairro Nossa Senhora das Graças. Trata-se de uma escola nova, com apenas dois anos de funcionamento e um ano de uso após a pandemia, sendo a maior do nosso município, que oferece ensino fundamental maior, 6º ao 9º ano, com cerca de 700 alunos.

WhatsApp Image 2023 04 17 at 11.18.32

Segundo a cursista Gilmara Lima, que é professora da escola que recebeu a intervenção do projeto, foram desenvolvidas atividades de conscientização e mobilização da comunidade escolar por meio de questionários, palestras e confecção de cartazes sobre o enfrentamento de problemas como: poluição visual, uso consciente da água, coleta seletiva de lixo, entre outros. “Detectamos muita poluição visual no prédio e decidimos executar uma ação de conscientização e mobilização da comunidade escolar. Aplicamos questionários, realizamos palestras, propomos um concurso de cartazes para engajamento dos mesmos e obtivemos êxito. O tema desenvolvido foi Meio Ambiente e Cidadania Ambiental. O próximo passo será uma reunião com a participação das famílias e de toda a comunidade escolar para discutirmos o tema, visando a conscientização de todos”, explica.

633C07E8 5AE5 4C72 A5F2 E71E226EF08D

A Profa. Maria de Jesus dos Santos, que coordenou todo o trabalho, destaca que o projeto faz parte de um conjunto de atividades realizadas pelo Parfor/UFPI, Polo de Castelo do Piauí, no componente curricular Fundamentos Filosóficos da Educação, que discute temas diversos da educação na contemporaneidade, entre eles ética e cidadania. “Visa educar para cidadania ambiental e responsabilidade com o mundo, e se efetiva por meio de múltiplas ações realizadas pelos estudantes (professores da região) nas escolas em que atuam nos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí e São Miguel do Tapuio.

WhatsApp Image 2023 04 17 at 11.18.32 1

Para o Prof. João Benvindo, Coordenador do curso de Letras-Português, experiências como essa aproximam a Universidade da sociedade. “Assim, o povo fica conhecendo melhor o papel da UFPI e valorizando o conhecimento que se produz dentro das instituições de ensino superior”, reitera.

A Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte, avalia que o projeto está sendo bem aceito por toda a comunidade escolar pela sua relevância. “É necessário desenvolvermos ações com foco na preservação e no cuidado com os espaços onde moramos, não só a escola ganhará muito nesse aspecto, mas toda a nossa sociedade. Parabenizo os acadêmicos do curso e, em especial, a Profa. Dra. Maria de Jesus, por esse olhar em uma educação reflexiva e transformadora”.

WhatsApp Image 2023 04 17 at 11.18.32 2

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, menciona a alegria em ver os resultados das pesquisas realizadas pelos cursistas sendo aplicadas na comunidade. “Atividades como essa representam um momento fundamental tanto para os professores refletirem sobre a prática quanto para aproximar instituição formadora e comunidade. E ao se aproximar da escola e da comunidade, a Universidade pode efetivar melhor a articulação entre teoria e prática, legitimando a sua condição pública de espaço de produção e socialização do conhecimento”.

A diretora do Espaço Educativo Edmar Lima do Monte, Isabel Cristina Alves de Oliveira, parabeniza todos pela ação, na certeza que serão colhidos bons frutos. “Estamos muito felizes por nossa escola ter sido escolhida para receber as ações desse projeto tão importante. Agradeço e parabenizo todos os envolvidos. Estamos à disposição para a realização das próximas etapas do projeto”.

WhatsApp Image 2023 04 17 at 11.28.46

O projeto, que foi apresentado durante a XIV edição do SIMPARFOR, é composto por um grupo de nove alunos do curso de Letras-Português: Antonia Aline Paulino da Silva, Gilmara Alves Lima, Ivaneide Galdino da Silva; Josiane Sousa de Oliveira, Keiliane de Sousa Cavalcante, Maria Ferreira Sales, Marta Maria de Oliveira Evaristo, Raimundo Nonato Cardoso de Sousa e Vânia Maria Bezerra Costa. Os acadêmicos são dos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí e Buriti dos Montes.