A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, participou nessa quinta-feira, 13 de abril, do evento comemorativo de relançamento da Plataforma Freire, realizado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília.
Profa. Glória Ferro com a Presidente da CAPES, Mercedes Bustamante
A data escolhida para a realização da cerimônia de anúncio do retorno do nome do educador brasileiro à Plataforma, que teve transmissão ao vivo pelo canal da Capes no YouTube, marca os 11 anos da Lei nº 12.612/12 que declarou Paulo Freire patrono da educação brasileira.
A Plataforma Freire é o principal sistema gerido pela CAPES para subsidiar a formulação de políticas e a gestão de programas e ações destinados à formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica e reúne quase 700 mil currículos de alunos, professores, gestores e secretários de educação.
Em sua fala, a Presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, destacou o simbolismo do momento, que uniu a visão de Paulo Freire, nome de destaque na educação brasileira e criador de um método de alfabetização para adultos, com a de Anísio Teixeira, idealizador e primeiro presidente da CAPES, de 1951 a 1964. “A Plataforma Freire vem sendo aperfeiçoada a partir de uma visão sistêmica de educação”, afirmou, reiterando que é muito “significativo” que o evento tenha sido realizado na Fundação, pois a Agência atua tanto na pós-graduação quanto na formação de professores para a Educação Básica.
A Profa. Glória Ferro avaliou a cerimônia como especial e muito emocionante, afirmando que a retomada da nomenclatura original da Plataforma representa um momento histórico. “Nada mais justo que a Plataforma criada para gerir o maior programa de formação de professores da Educação Básica do país, carregue o nome do maior educador brasileiro de todos os tempos”, disse.
Profa. Glória Ferro na sede da CAPES
Além de representantes de programas de formação de professores, o evento ainda contou com a presença de Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação; Katia Helena Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; Marcia Serra e Suzana Gomes, diretoras de Educação Básica e de Educação a Distância da CAPES, respectivamente; Adi Balbinot s. Junior e Laerte Ferreira, diretores, na ordem, de Tecnologia da Informação e de Programas e Bolsas do País da Fundação; Manuel Palacios, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Vitor de Angelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Sobre Paulo Freire
Patrono da educação brasileira e autor nacional mais referenciado no mundo, Paulo Freire (1921-1997) foi um professor e educador, criador de um método inovador para alfabetização de adultos. A partir do uso de palavras ligadas ao cotidiano dos seus alunos, ele os alfabetizava em tempo recorde. Além disso, estimulava o pensamento crítico em debates que exercitavam a cidadania.
Autor de A Pedagogia do Oprimido, obra lançada em 1968 e traduzida para mais de 40 idiomas, Freire dedicou boa parte de sua vida à alfabetização e à educação da população a partir da consciência crítica. Por seu trabalho reconhecido mundialmente, recebeu em 1986 o Prêmio Unesco de Educação para a Paz.
Sobre a Plataforma Freire
Criada em 2009, a Plataforma Freire, cujo nome homenageia o educador e patrono da Educação no Brasil, Paulo Freire, foi pensada para gerir, exclusivamente, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A CAPES assumiu a ferramenta em 2012 e, ao longo dos anos, aumentou seu alcance. Desde 2018, ela também engloba os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. No ano passado, somaram-se a essas ações os Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB).
A Plataforma engloba os professores de educação básica e os estudantes de licenciatura. O cadastro do currículo no sistema é a porta de entrada para a participação em atividades voltadas à formação de professores. Ali, os educadores podem divulgar suas produções técnicas e acadêmicas.
*Com informações da CGCOM/CAPES