Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI participa da cerimônia de relançamento da Plataforma Freire, em Brasília

Última atualização em Sábado, 15 de Abril de 2023, 13h20

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, participou nessa quinta-feira, 13 de abril, do evento comemorativo de relançamento da Plataforma Freire, realizado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília.

evento capes 2

Profa. Glória Ferro com a Presidente da CAPES, Mercedes Bustamante

A data escolhida para a realização da cerimônia de anúncio do retorno do nome do educador brasileiro à Plataforma, que teve transmissão ao vivo pelo canal da Capes no YouTube, marca os 11 anos da Lei nº 12.612/12 que declarou Paulo Freire patrono da educação brasileira.

A Plataforma Freire é o principal sistema gerido pela CAPES para subsidiar a formulação de políticas e a gestão de programas e ações destinados à formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica e reúne quase 700 mil currículos de alunos, professores, gestores e secretários de educação.

WhatsApp Image 2023 04 14 at 11.31.42 2

Em sua fala, a Presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, destacou o simbolismo do momento, que uniu a visão de Paulo Freire, nome de destaque na educação brasileira e criador de um método de alfabetização para adultos, com a de Anísio Teixeira, idealizador e primeiro presidente da CAPES, de 1951 a 1964. “A Plataforma Freire vem sendo aperfeiçoada a partir de uma visão sistêmica de educação”, afirmou, reiterando que é muito “significativo” que o evento tenha sido realizado na Fundação, pois a Agência atua tanto na pós-graduação quanto na formação de professores para a Educação Básica.

evento capes 1

A Profa. Glória Ferro avaliou a cerimônia como especial e muito emocionante, afirmando que a retomada da nomenclatura original da Plataforma representa um momento histórico. “Nada mais justo que a Plataforma criada para gerir o maior programa de formação de professores da Educação Básica do país, carregue o nome do maior educador brasileiro de todos os tempos”, disse.

WhatsApp Image 2023 04 14 at 11.42.04

Profa. Glória Ferro na sede da CAPES

Além de representantes de programas de formação de professores, o evento ainda contou com a presença de Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação; Katia Helena Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; Marcia Serra e Suzana Gomes, diretoras de Educação Básica e de Educação a Distância da CAPES, respectivamente; Adi Balbinot s. Junior e Laerte Ferreira, diretores, na ordem, de Tecnologia da Informação e de Programas e Bolsas do País da Fundação; Manuel Palacios, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Vitor de Angelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

WhatsApp Image 2023 04 14 at 11.31.42 3

Sobre Paulo Freire

Patrono da educação brasileira e autor nacional mais referenciado no mundo, Paulo Freire (1921-1997) foi um professor e educador, criador de um método inovador para alfabetização de adultos. A partir do uso de palavras ligadas ao cotidiano dos seus alunos, ele os alfabetizava em tempo recorde. Além disso, estimulava o pensamento crítico em debates que exercitavam a cidadania.

Autor de A Pedagogia do Oprimido, obra lançada em 1968 e traduzida para mais de 40 idiomas, Freire dedicou boa parte de sua vida à alfabetização e à educação da população a partir da consciência crítica. Por seu trabalho reconhecido mundialmente, recebeu em 1986  o Prêmio Unesco de Educação para a Paz.

Sobre a Plataforma Freire

Criada em 2009, a Plataforma Freire, cujo nome homenageia o educador e patrono da Educação no Brasil, Paulo Freire, foi pensada para gerir, exclusivamente, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A CAPES assumiu a ferramenta em 2012 e, ao longo dos anos, aumentou seu alcance. Desde 2018, ela também engloba os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. No ano passado, somaram-se a essas ações os Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB).

A Plataforma engloba os professores de educação básica e os estudantes de licenciatura. O cadastro do currículo no sistema é a porta de entrada para a participação em atividades voltadas à formação de professores. Ali, os educadores podem divulgar suas produções técnicas e acadêmicas.

*Com informações da CGCOM/CAPES