Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos de História, Polo de Miguel Alves, realizam atividade de extensão sobre relações étnico-raciais em escola do município

Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 08h31

WhatsApp Image 2023 04 11 at 11.53.27

Os alunos do curso de Licenciatura em História do Parfor/UFPI, Polo Miguel Alves, realizaram na última segunda-feira (10), uma atividade de extensão universitária voltada para os estudantes do ensino médio da U.E. Pio XII, localizada na mesma cidade, desenvolvida nos turnos manhã e tarde abordando a temática “O ensino decolonial das/nas relações étnico-raciais no ensino de História”, fruto da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão, ACE I.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 11.53.27 1

O Prof. Iago Ferraz explica que depois de aula expositiva e dialogada sobre a temática, foi proposto aos alunos que eles elaborassem uma “feira de diversidade” com a finalidade de colocá-los em contato com outras formas de saberes e conhecimentos ancestrais, de origem africana e indígenas, que não são comumente abordadas nos livros didáticos ou ensinadas em sala de aula, mas que são legítimas e tão importantes quanto as já trabalhadas tradicionalmente.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 11.53.27 2

“Assim que proposta, a atividade foi abraçada pelos alunos, pois viram a oportunidade não somente de iniciarem na prática docente, mas também de possibilitar que outras pessoas pudessem experienciar um novo modo de interpretar os acontecimentos históricos, bem como descobrir outros que antes lhes eram desconhecidos, valorizando e visibilizando os saberes ancestrais que compõe nossa identidade e nacionalidade”, detalha o Prof. Iago Ferraz, que ministra a disciplina.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 11.53.29

Além de demonstrar acontecimentos e conhecimentos antes invisibilizados, a atividade possibilitou a aprendizagem inclusiva e holística, pautada na não discriminação, construção e respeito às diversas identidades, valorizando a diversidade étnico-racial que compõem nossa sociedade e país.

A cursista Ruthe Helena Regis Silva avalia a importância da atividade realizada. "O trabalho de ‘educar’ é cansativo e às vezes o professor titular sente dificuldade em fazer a aula se tornar atrativa para o aluno. E eventos como esse, com assuntos não tão imersos no nosso cotidiano, fazem com que o aluno se interesse mais e a aula se torne atrativa. Modificações e adaptações são importantes para atrair o aluno e fazê-lo mergulhar na aula. Se todas as escolas pudessem presenciar essas apresentações seria uma experiência muito interessante para os alunos".

WhatsApp Image 2023 04 11 at 11.53.25

O Coordenador do curso de História, Prof. Francisco Vilanova, reitera que “as reflexões sobre as relações étnico-raciais realizadas por alunos e alunas do curso de História, foram muito oportunas, uma vez que, por meio da disciplina Atividade Curricular de Extensão, possibilitou aos estudantes da educação básica uma discussão tão necessária para suas formações. Por essa razão, parabenizo o Prof. Iago Ferraz Nunes e os estudantes do Curso de História de Miguel Alves pela bela atividade desenvolvida", destaca.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 11.53.26

Para a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo, as atividades desenvolvidas na U.E. Pio XII foram essenciais tanto para a formação dos cursistas como para os alunos da escola, “pois possibilitaram o desenvolvimento do trabalho de temática tão necessária e oportunizou que os estudantes tivessem contato com essa discussão, ampliando seus horizontes”.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 11.53.28 1

Ressaltando a importância de uma educação inclusiva e da necessidade de aprender a ensinar para a equidade social, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, expressa a satisfação com o resultado do trabalho desenvolvido nas Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), que focalizou as relações étnico-raciais. “O projeto formativo do Programa vislumbra a formação de professores da educação básica comprometidos com a construção de uma sociedade que acolha a todos nas suas diferenças: uma sociedade melhor de se viver. Isso passa inevitavelmente pela (re)educação das relações étnico-raciais. Não é possível pensar em cidadania plena vivenciando relações que geram preconceito, discriminação e exclusão social”, afirma.