O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou no último sábado, dia 01 de abril, a disciplina Seminário de Introdução ao Curso para os cursistas matriculados na Terceira Chamada.
O Seminário foi ministrado pelos coordenadores de curso com o apoio dos coordenadores locais, de forma remota, excepcionalmente, com o objetivo de criar um espaço de debate sobre a especificidade do Parfor e os princípios curriculares norteadores do projeto formativo dos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia ofertados nos municípios de Batalha, Castelo do Piauí, Miguel Alves, Pedro II e Piripiri, de modo a situar os alunos ingressantes na cultura acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
As atividades foram realizadas por meio do canal do Parfor/UFPI no YouTube e da plataforma Google Meet. A programação contou com palestras, oficinas e rodas de diálogo. A palestra de abertura, intitulada “Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas”, foi ministrada pela Profa. Ma. Artenide Soares da Silva, com mediação do Prof. Esp. Jeferson de Sales Oliveira.
A mesa de abertura do evento contou com a participação da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; da Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana; do Coordenador do curso de História, Prof. Francisco Vilanova; da Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes; do Coordenador do curso de Letras-Português, Prof. João Benvindo de Moura, que atuou como cerimonialista e mediador; e das intérpretes Denise Cabral e Jéssica Thiana.
Para iniciar a acolhida foi apresentado o clipe da música Eu Sou, do cantor e compositor Washington Duarte, mais conhecido como WD. A canção, lançada em 2018, fala sobre raça, preconceito e luta, além de contar um pouco da história da infância do cantor. O momento proporcionou a reflexão sobre o tema que permeia todas as atividades deste semestre do Programa, que é a educação para as relações étnico-raciais como processo educativo que valoriza a diversidade, contribuindo para construção de uma sociedade justa e equânime.
Dando as boas-vindas aos novos cursistas, a Profa. Glória Ferro falou sobre a importância do Seminário e o papel desempenhado pelo Parfor ao longo desses treze anos de atuação. “Este é um dia muito importante para todos nós, pois esse momento representa a inserção de vocês na cultura acadêmica da UFPI. Essa disciplina, como o próprio nome sugere, visa introduzir o estudante no curso, para que ele conheça todo o seu projeto formativo, a organização e estrutura curricular, o perfil do egresso, enfim, que conheça o curso de um modo geral. Além disso, possibilita que vocês conheçam um pouco mais sobre o Parfor, sobre a logística de funcionamento do Programa na Instituição. O Parfor possui um público muito específico, que são os professores da educação básica que já estão no exercício da docência. E nós, como entusiastas da educação, da formação de professores, acreditamos que é por meio dela que poderemos mudar a realidade do nosso país”, afirmou.
O Prof. João Benvindo de Moura destacou a alegria em apresentar o Parfor/UFPI aos novos alunos, frisando que a ideia de formação do Programa é um sonho antigo da sociedade, dos movimentos sociais e dos sindicatos das universidades. “O dia de hoje representa um momento rico de aprendizado, de troca de experiências e de comunhão. Durante o evento, vocês terão a oportunidade de conhecer melhor o curso que escolheram, o que ele oferece, as disciplinas, carga horária, duração, fluxograma, avaliações, TCC, atividades complementares, extensão, dentre outros aspectos. E serão apresentados também ao Parfor, esse Programa de extrema relevância para a formação dos professores. Para vocês terem uma ideia, em 2010, o Brasil possuía cerca de dois milhões e trezentos mil professores da educação básica, e quase quinhentos mil deles não tinham formação em nível superior ou atuavam em uma área diferente da sua formação. O nosso objetivo é, portanto, que todos os professores que estejam na rede pública de educação básica possam estar devidamente qualificados”.
Para a Profa. Bartira Viana essa acolhida inicial é uma oportunidade de mostrar que a UFPI tem desenvolvido com excelência o Programa de Formação de Professores. “O Parfor/UFPI oferece uma formação de alto nível, com um quadro de professores qualificados. Ao longo do curso, vocês terão os melhores professores que poderiam ter. Que durante o evento vocês possam tirar todas as dúvidas, compreendendo o funcionamento da UFPI e a estrutura do curso de Geografia. Os alunos que iniciaram as aulas em janeiro foram convidados para estarem interagindo com vocês, compartilhando experiências. Iremos mostrar toda a estrutura do curso e os aspectos essenciais para que vocês possam aproveitar ao máximo essa formação”, explicou.
A atuação do Parfor nos municípios fora do eixo da capital e das cidades que a UFPI possui campus foi destacada durante o evento. “Acredito que o Parfor tem um papel muito relevante, representando, de certa forma, uma espécie de prestação de contas da Universidade com a sociedade, pois, por meio desse Programa federal, ela consegue chegar a esses municípios e a esses professores que necessitam dessa formação, oferecendo de forma gratuita essa qualificação necessária para o exercício da sua prática”, avaliou o Prof. Francisco Vilanova.
A Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, frisou que os novos ingressantes do curso farão parte de um grupo ainda seleto de profissionais com formação na área. “Vocês estão tendo uma oportunidade única. Ter agora essa formação de três turmas de Letras-Libras, com a possibilidade de abertura de outras turmas no meio deste ano, é algo que me deixa muito feliz, pois isso demonstra que o Piauí está pensando na questão da acessibilidade linguística para a comunidade surda. Nós ainda não temos muitos formados em Letras-Libras no estado. Essa é, portanto, uma oportunidade que deve ser agarrada, para que daqui a quatro anos, vocês possam integrar esse grupo de profissionais formados para atuarem como professores de Libras no nosso estado”. Para Raimunda Alves, cursista de Pedagogia do Polo de Castelo do Piauí, ingressar no curso representa a realização de um sonho que precisou ser adiado por muito tempo. “Estou me sentindo muito feliz e realizada, pois era um sonho que tive que esperar por mais de 18 anos para realizar. Parei meus estudos para construir família e tive quatro filhos. Poder estar cursando Pedagogia, que é o curso que eu sempre quis, aqui mesmo na minha cidade, é uma grande realização”, menciona, destacando, ainda, que este primeiro encontro, proporcionado pela disciplina, foi um momento muito especial, de grande aprendizado, com aquisição de vários conhecimentos.
Elisane Valentim, cursista de Educação Física, do Polo de Miguel Alves, avalia a experiência que teve com a realização do Seminário. “Nossa primeira aula de introdução ao curso foi uma experiência única. Durante o encontro recebemos todas as explicações sobre a página do SIGAA, SIMPARFOR, processos a serem utilizados pelos cursistas e ainda tivemos uma palestra muito válida sobre o racismo. Sonhava entrar para mais uma formação na UFPI e hoje sou muito grata por essa oportunidade, que irei aproveitar da melhor forma possível. Parabéns a todos que fazem parte deste projeto de formação continuada”, afirmou.
“Como aluno egresso do Parfor, do curso de Filosofia entre 2012 e 2014, em Batalha, e agora como aluno do curso de Geografia, já cumprido o primeiro período, estou muito confiante da importância desse projeto para a nossa formação profissional. Quanto ao evento de iniciação dos alunos da Terceira Chamada, a Coordenação do Parfor/UFPI está de parabéns e os alunos também, pelo ingresso no curso. Estamos no caminho certo”, frisou Nonato Firme, aluno do curso de Geografia do Polo de Batalha, que relatou sua experiência durante a roda de diálogo sobre o projeto formativo do curso.
Confira a programação completa do evento aqui.