Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Realizada XIV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)
Início do conteúdo da página

Realizada XIV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 10h25

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou nos dias 30 e 31 de março, a XIV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que ocorreu remotamente, por meio do canal do Parfor/UFPI no YouTube e da plataforma Google Meet.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.04.57

A Cerimônia de abertura contou com a presença da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; do Coordenador de Seleção e Programas Especiais (CSPE/UFPI), Prof. Maycon Silva Santos, representando a Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação da UFPI; do Secretário Municipal de Educação de Batalha, Luiz Segundo, representando os demais secretários de educação do estado; da Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, representando os demais Coordenadores de cursos; do Prof. Milton Pereira, Coordenador local do Parfor em Batalha, representando os demais Coordenadores locais; do Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador do curso de Letras-Português e da Comissão de Produção Científica do Parfor/UFPI, que atuou como cerimonialista e mediador; e das intérpretes Denise Cabral e Jéssica Thiana.

O XIV SIMPARFOR promoveu reflexões sobre a temática Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania, com foco na Educação para as Relações Étnico-Raciais, a fim de contribuir para a promoção da educação de cidadãos conscientes e atuantes, rumo à construção da cidadania na sociedade multicultural e pluriétnica. O evento teve o intuito de fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.25.54

A programação do evento contemplou conferência de abertura, relatos de experiências das ações interdisciplinares vivenciadas no decorrer do período letivo 2022.2 pelos professores estudantes de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia dos municípios de Batalha, Castelo do Piauí, Miguel Alves, Pedro II e Piripiri, além de defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) pelos cursistas das turmas de Geografia, História e Pedagogia do município de Luzilândia.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.04.57 3

A palestra de abertura intitulada “O que os dicionários podem nos dizer das relações étnico-raciais no Brasil?” foi ministrada pelo Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC), com mediação do Prof. Dr. Alan Lôbo de Sousa (UESPI). Dando continuidade à programação, foram iniciadas as Sessões de Comunicação Oral com relatos de experiências formativas vivenciadas pelos cursistas sob a orientação dos professores formadores vinculados ao Programa. As comunicações orais se estenderam até o dia 31/03 e contaram também com a supervisão dos Coordenadores de cada curso e o apoio dos coordenadores locais.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.04.57 5

O Prof. Maycon Silva Santos parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Parfor/UFPI, principalmente, por levantar questões tão necessárias. “O Parfor, mais uma vez, nos encanta trazendo essa temática tão atual. Tenho acompanhado de perto a luta dos movimentos pelo direito à heteroidentificação das pessoas negras, dos indígenas, e nós sabemos como essa luta é importante, especialmente, partindo da Universidade. O XIV Seminário traz, também, esse tom de interdisciplinaridade, tão presente nas bases nacionais. Esse é, portanto, um evento que deve ser apreciado por todos e que essa discussão possa fomentar ainda mais os nossos discursos e as nossas pesquisas”.

A Profa. Glória Ferro expressou sua satisfação em realizar a décima quarta edição do SIMPARFOR, que culminou com as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursistas das turmas de Geografia, História e Pedagogia do município de Luzilândia, consolidando, assim, as atividades acadêmicas necessárias à integralização curricular. “Com a conclusão de mais essas turmas, reiteramos o nosso compromisso com a formação de professores e a melhoria da qualidade da educação básica no estado do Piauí. O aluno do Parfor possui o privilégio de ser inserido na cultura acadêmica desde o início do curso, produzindo e pesquisando”, disse.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.04.57 11

Na ocasião, a Coordenadora frisou a importância da temática colocada em pauta nesta edição do evento. “No Brasil, nós vivemos um certo paradoxo. Ao mesmo tempo que nós admitimos que somos um país plural, rico em diversidade, por outro lado, nós temos vivenciado ao longo da nossa existência relações de preconceito, discriminação, exclusão social e violência. E isso impede que muitos brasileiros vivenciem a cidadania plena. E é nesse contexto que nós trazemos essa discussão, que colocamos em pauta a necessidade da reeducação das relações étnico-raciais, com foco central no racismo, que tem provocado abismos sociais. É tirando esses temas da invisibilidade que nós iremos mudar esse cenário”, destacou a Profa. Glória Ferro.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.30.24

A Profa. Bartira Viana enfatizou a felicidade com a realização de mais uma edição do evento. “Muito feliz em representar os coordenadores de cursos e todos os professores que durante sua jornada diária têm discutido, especialmente, durante este semestre, as questões étnico-raciais, uma discussão tão relevante e, acima de tudo, para mostrar que todos nós temos os mesmos direitos e os mesmos deveres, independente da cor da nossa pele. Estou muito feliz também em socializar com todos o resultado do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos, de todos os cursos, por a UFPI estar chegando em outros municípios e por a escola básica estar sendo contemplada com os nossos alunos”.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.33.43

O Prof. Milton Pereira espera que o aprendizado adquirido durante o evento possa se expandir para além do campo profissional.. “Depois  de um caminho cheio de obstáculos, chegamos ao fim deste período. Cada um aqui sabe pelo que passou para chegar até o fim, cada um aqui se esforçou não só por si mesmo, mas também para ajudar os colegas. Esse foi um caminho que trilhamos juntos e a primeira vitória chegou. Que todos aqui possam se estabelecer e crescer profissionalmente. Não temam, não hesitem, invistam naquilo em que acreditam e deem o melhor de si nessa carreira”, concluiu.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.04.57 7

Raimundo Nonato Lira Filho, cursista de Pedagogia, do Polo de Luzilândia, que apresentou o TCC durante esta edição do SIMPARFOR, relembra o quanto o evento o ajudou a ampliar o conhecimento e a vencer o nervosismo a cada apresentação. “O SIMPARFOR é um grande evento. Eu, como estudante de Pedagogia, percebia a cada edição a evolução do meu conhecimento, diálogo e o nervosismo foi ficando de lado. Sou grato ao Parfor e aos professores que não mediram esforços para estarem comigo, me preparando para fazer bonito nas apresentações. A cada início de período, eu e meus colegas ficávamos ansiosos para saber qual o professor estaria com a gente para desenvolver os trabalhos. O dia das apresentações representava para nós o grande dia, pois iríamos  rever todos nossos professores juntos novamente. O SIMPARFOR nos ajudou muito para conseguirmos êxito no TCC. Obrigado Parfor, SIMPARFOR e todos os professores que estiveram comigo nessa longa caminhada”.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 11.04.57 8

Representando os secretarios de educação dos municípios contemplados pelos cursos do Parfor, o Secretário Municipal de Educação de Batalha, Luiz Segundo, afirmou que Batalha e a Secretaria de Educação estão à disposição do Programa e que o intuito é trabalhar em prol da Universidade e do município.

Implantado na UFPI em 2010, o Parfor já formou mais de 2.000 mil professores da educação básica da rede pública do Piauí. Já o SIMPARFOR teve a sua primeira edição realizada em 2016 e nos últimos oito anos o evento já se consolidou como um dos maiores encontros da área da educação do estado, proporcionando a socialização de pesquisas e experiências diversas nas mais variadas licenciaturas.

Desde 2020, o SIMPARFOR vem sendo realizado remotamente. A previsão é de que a próxima edição do evento ocorra de forma presencial em todos os municípios que possuem turmas do Parfor. 

Confira a programação completa do evento aqui.

Fim do conteúdo da página