Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Geografia de Batalha realiza aula de campo no Parque Nacional de Ubajara e no Sítio do Bosco (CE)

Instagram - Parfor

Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 10h29

WhatsApp Image 2023 03 28 at 11.23.54 1

Turma de Geografia na entrada do Parque Nacional de Ubajara

Os alunos do curso de Geografia do Polo do Parfor/UFPI, em Batalha, participaram de aula de campo no Parque Nacional de Ubajara e no Sítio do Bosco, no Ceará. A atividade, realizada no dia 25 de março, foi proposta na disciplina Introdução à Geologia, ministrada pelo Prof. Lucas Almeida, com o objetivo de demonstrar na prática os conceitos discutidos ao longo da disciplina durante o período intensivo.

WhatsApp Image 2023 03 28 at 11.23.57

Equipe visitou também o Sítio do Bosco

Segundo o professor, a região fica localizada na borda leste da bacia sedimentar do Parnaíba, que dá origem ao relevo chamado Cuesta, e durante a aula foi possível contemplar a formação geológica, geomorfológica, além do clima e da vegetação do local. “Na ocasião, foi feita uma trilha para a Cachoeira do Cafundó, no Parque Nacional de Ubajara, e uma visita ao Sítio do Bosco. Por meio dessa visualização, nós pudemos aplicar na prática os conceitos trabalhados na disciplina em sala de aula”, explica, destacando, ainda, que “os alunos demonstraram grande interesse, deu pra perceber que foi grande a atenção deles para tudo que nós estávamos vivenciando, as paisagens que nós estávamos observando e analisando”, avalia Lucas Almeida.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 10.03.43

Prof. Lucas Almeida e Profa. Bartira Viana com cursistas

A Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, detalha os aspectos que os cursistas puderam contemplar durante a visita. “O trabalho de campo contribuiu para que os cursistas observassem a paisagem, visando compreender a organização dos elementos naturais e antrópicos presentes em unidades de conservação, e outros espaços onde os aspectos geológicos e geomorfológicos contribuem para se estabelecer análises e reflexões acerca das relações existentes entre os aspectos físicos, sociais e culturais presentes nesses espaços observados permitindo, assim, a valorização  e o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem  de Geografia”, destaca.

WhatsApp Image 2023 03 28 at 11.23.57 1

Cursistas no Sítio do Bosco

O Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, relata que as experiências com trabalhos de campo são fundamentais para a formação do cursista, pois há a necessidade de aliar conhecimentos apreendidos em sala de aula, de forma teórica, com o campo (prática). “A experiência dos discentes, de vivenciar uma aula de campo, foi muito gratificante, tendo em vista que para a maioria foi a primeira vez que participaram de tal atividade em um parque com inúmeros recursos geográficos naturais”.

A cursista Fernanda Araújo relata como foi a experiência. “Conhecer o Parque o Nacional de Ubajara foi uma experiência indescritível para mim. Fiquei encantada com tanto verde e com a imensa preservação existente no local. Durante o percurso, nosso professor Lucas Almeida nos ensinou e mostrou o grande potencial educativo do Parque, em seus aspectos geológicos e geomorfológicos. Um dos momentos mais incríveis foi conhecer a Bacia Sedimentar de pertinho e ainda andar pela borda da Bacia em uma trilha de cerca de 3km de ida, até chegarmos ao topo da Cuesta. Lá conhecemos a Cachoeira do Cafundó, um lugar muito bonito, sem dúvidas esse foi o melhor momento da viagem”.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 10.02.50

Profa. Bartira Viana e cursistas no Parque Nacional de Ubajara

A Profa. Sarah Jane de Carvalho, que ministra a disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação, do curso de Geografia de Batalha, participou da atividade e reitera que “o processo de ensino e aprendizagem fica mais fortalecido quando se oportuniza aos discentes o contato direto com o objeto de estudo, quando se proporciona metodologias de ensino alternativas, que dinamizam o processo e o tornam mais significativo”.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 10.02.49

Alunos receberam orientações do guia no Parque Nacional de Ubajara

Fátima Lustosa, professora da disciplina Seminário de Introdução ao Curso de Geografia, detalha que os alunos puderam conhecer in loco as estruturas rochosas do local. “Durante o trajeto os alunos puderam conheceram os diversos atrativos turísticos do Parque como o Mirante da Gameleira, o Jardim das Samambaias e a Cachoeira do Cafundó. Aprenderam sobre a importância da preservação ambiental, da fauna e da flora. A visita representou uma oportunidade para os alunos alinharem a teoria com a prática eles, adquirindo conhecimentos sobre a biodiversidade brasileira, a conservação da natureza, assim como a cultura e a história da região”.

WhatsApp Image 2023 03 28 at 11.23.56 copy

Durante visita ao Sítio do Bosco

A utilização de aulas de campo e visitas técnicas como ferramentas de aprendizagem é, portanto, de fundamental importância para que o aluno possa compreender melhor as relações existentes entre a disciplina apresentada em sala de aula e a sua real aplicação, afirma a Profa. Anna Kelly Moreira, docente da disciplina Atividades Curriculares de Extensão I (ACE I), do curso de Geografia do Polo de Miguel Alves, que também participou da atividade como professora convidada.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, destaca que a atividade planejada e desenvolvida no âmbito da disciplina Introdução à Geologia tem potencial para articular teoria e prática, enfatizando que o Programa apoia atividades como essa mediante planejamento cuidadoso, dada a sua importância para assegurar a sintonia entre a atividade desenvolvida e as aprendizagens consolidadas.

Confira mais fotos da atividade de campo aqui.