Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Pedagogia, Polo de Luzilândia, participa do “I Encontro de Pedagogia e múltiplos espaços de atuação”, em Teresina
Início do conteúdo da página

Turma de Pedagogia, Polo de Luzilândia, participa do “I Encontro de Pedagogia e múltiplos espaços de atuação”, em Teresina

Imprimir
Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 15h46

WhatsApp Image 2023 03 28 at 11.40.50

Os alunos do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI, Polo de Luzilândia, estiveram em Teresina para participar do “I Encontro de Pedagogia e múltiplos espaços de atuação”. O evento aconteceu no dia 24 de março e foram realizadas diversas atividades, como visita ao Lar de Maria, ao Centro de Aprendizagem e Ações Pedagógicas (CAPp), rodas de conversas e palestras com especialistas da área. O objetivo da atividade, que uniu as disciplinas “Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica” e “Psicopedagogia”, foi proporcionar aos cursistas a experiência de acompanhar de perto a atuação de pedagogos em espaços não-escolares.

“O espaço de atuação do Pedagogo está cada vez mais amplo e diversificado. Além do campo educacional escolar, o Pedagogo também pode atuar em espaços não-escolares. E embora o foco do Parfor seja os docentes da educação escolar básica pública, isso não significa que vocês, professores no exercício da docência, não possam ampliar o olhar sobre os espaços de atuação profissional. Além do que, o fato de saírem do Polo de Luzilândia e virem conhecer mais de perto o campus central e sua dinâmica acadêmica, e vivenciarem a socialização de novos saberes é essencial na formação de vocês. E, tenho dito, o nosso compromisso, mais do que diplomar professores, é imprimir máxima qualidade à formação que ofertamos visando ressonância na prática de sala de aula. E é por isso que apoiamos iniciativa como esta”, destacou a Coordenadora do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, em sua fala na abertura da mesa-redonda intitulada “O Pedagogo e os múltiplos espaços de atuação profissional: relatos de experiência”, que ocorreu à tarde, no auditório Professor Monteiro Santana, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). 

WhatsApp Image 2023 03 28 at 11.49.27

Segundo a Profa. Alba Patrícia, que ministra a disciplina Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica, a ideia do evento partiu dos próprios cursistas, que queriam conhecer de perto a atuação dos pedagogos em espaços não-escolares. “Nós fizemos a proposição do projeto para o Parfor, para que os alunos pudessem ter essa experiência e acompanhar como é o cotidiano desses profissionais. Um dos espaços visitados foi o Lar de Maria, onde o pedagogo atua junto a essas crianças, que passam muito tempo em tratamento, para que elas não percam o ritmo escolar e nem atrasem no seu desenvolvimento educacional”.

Durante o evento, as alunas de Pedagogia Andréa Layssa Pereira Lara, Érika Sales Pires e Thamires Andrade Almeida, relataram suas experiências com os projetos desenvolvidos durante a disciplina de Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica. Todas destacaram o quanto as atividades ampliaram seus conhecimentos.

evento pedagogia luzilandia

“Foi muito gratificante compartilhar experiências do nosso projeto desenvolvido em ambientes não-escolares, as visitas que fizemos, os ambientes que conhecemos, abriram meus horizontes sobre qual profissional quero me tornar”, destaca a cursista Andréa Lara. O projeto desenvolvido pela sua equipe foi a criação do Espaço Kids na UBS na cidade de Madeiros-PI.

Para Érika Pires, o momento representou uma oportunidade fundamental de troca de conhecimentos. “Foi uma experiência única nesse final de curso. Me senti realizada por apresentar um pouco da minha experiência como discente e poder falar sobre a construção da brinquedoteca Paraíso dos Brinquedos na UBS Bernardo Freitas Diniz”, afirma. O mesmo sentimento é destacado por Thamires Almeida, que fez parte do grupo de alunos que promoveu uma palestra sobre relações interpessoais no ambiente de trabalho, na Associação Comercial e Industrial de Luzilândia (ACIL).

Evento pedagogia luzilania 2

A Profa. Denise Martins, que ministra a disciplina Psicopedagogia, área que aborda múltiplas possibilidades e interfaces de atuação, destacou a importância de proporcionar essa experiência aos cursistas que estão finalizando o curso. “Estou muito feliz por termos conseguido trazer a turma e realizar este evento. A ideia é que os futuros pedagogos ampliem os conhecimentos da ação pedagógica em espaços não-escolares e que a população perceba a necessidade deste profissional nos mais diversos ambientes de atuação”, explicou.

Segundo a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabella Barros, o evento proporcionou que os cursistas conhecessem espaços de atuação pedagógica fora das escolas e ampliassem os seus conhecimentos. “De fato, esse momento foi muito importante para esses professores que estão se formando agora, para que a partir dessa interação possam contribuir na educação dos seus alunos em sala de aula e ampliar seus campos de atuação”.

WhatsApp Image 2023 03 28 at 11.38.11


Citando Dermeval Saviani, a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Marta Queiroz, ressaltou a importância de desenvolvermos práticas educativas que tenham como objetivo a emancipação humana. "É com esse propósito que o Parfor, com base na reflexão crítica, colabora na formação de professores e na reconstrução da escola rumo a ação transformadora dos sujeitos e da realidade social".

Fim do conteúdo da página