Os alunos do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI, Polo de Luzilândia, estiveram em Teresina para participar do “I Encontro de Pedagogia e múltiplos espaços de atuação”. O evento aconteceu no dia 24 de março e foram realizadas diversas atividades, como visita ao Lar de Maria, ao Centro de Aprendizagem e Ações Pedagógicas (CAPp), rodas de conversas e palestras com especialistas da área. O objetivo da atividade, que uniu as disciplinas “Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica” e “Psicopedagogia”, foi proporcionar aos cursistas a experiência de acompanhar de perto a atuação de pedagogos em espaços não-escolares.
“O espaço de atuação do Pedagogo está cada vez mais amplo e diversificado. Além do campo educacional escolar, o Pedagogo também pode atuar em espaços não-escolares. E embora o foco do Parfor seja os docentes da educação escolar básica pública, isso não significa que vocês, professores no exercício da docência, não possam ampliar o olhar sobre os espaços de atuação profissional. Além do que, o fato de saírem do Polo de Luzilândia e virem conhecer mais de perto o campus central e sua dinâmica acadêmica, e vivenciarem a socialização de novos saberes é essencial na formação de vocês. E, tenho dito, o nosso compromisso, mais do que diplomar professores, é imprimir máxima qualidade à formação que ofertamos visando ressonância na prática de sala de aula. E é por isso que apoiamos iniciativa como esta”, destacou a Coordenadora do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, em sua fala na abertura da mesa-redonda intitulada “O Pedagogo e os múltiplos espaços de atuação profissional: relatos de experiência”, que ocorreu à tarde, no auditório Professor Monteiro Santana, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).
Segundo a Profa. Alba Patrícia, que ministra a disciplina Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica, a ideia do evento partiu dos próprios cursistas, que queriam conhecer de perto a atuação dos pedagogos em espaços não-escolares. “Nós fizemos a proposição do projeto para o Parfor, para que os alunos pudessem ter essa experiência e acompanhar como é o cotidiano desses profissionais. Um dos espaços visitados foi o Lar de Maria, onde o pedagogo atua junto a essas crianças, que passam muito tempo em tratamento, para que elas não percam o ritmo escolar e nem atrasem no seu desenvolvimento educacional”.
Durante o evento, as alunas de Pedagogia Andréa Layssa Pereira Lara, Érika Sales Pires e Thamires Andrade Almeida, relataram suas experiências com os projetos desenvolvidos durante a disciplina de Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica. Todas destacaram o quanto as atividades ampliaram seus conhecimentos.
“Foi muito gratificante compartilhar experiências do nosso projeto desenvolvido em ambientes não-escolares, as visitas que fizemos, os ambientes que conhecemos, abriram meus horizontes sobre qual profissional quero me tornar”, destaca a cursista Andréa Lara. O projeto desenvolvido pela sua equipe foi a criação do Espaço Kids na UBS na cidade de Madeiros-PI.
Para Érika Pires, o momento representou uma oportunidade fundamental de troca de conhecimentos. “Foi uma experiência única nesse final de curso. Me senti realizada por apresentar um pouco da minha experiência como discente e poder falar sobre a construção da brinquedoteca Paraíso dos Brinquedos na UBS Bernardo Freitas Diniz”, afirma. O mesmo sentimento é destacado por Thamires Almeida, que fez parte do grupo de alunos que promoveu uma palestra sobre relações interpessoais no ambiente de trabalho, na Associação Comercial e Industrial de Luzilândia (ACIL).
A Profa. Denise Martins, que ministra a disciplina Psicopedagogia, área que aborda múltiplas possibilidades e interfaces de atuação, destacou a importância de proporcionar essa experiência aos cursistas que estão finalizando o curso. “Estou muito feliz por termos conseguido trazer a turma e realizar este evento. A ideia é que os futuros pedagogos ampliem os conhecimentos da ação pedagógica em espaços não-escolares e que a população perceba a necessidade deste profissional nos mais diversos ambientes de atuação”, explicou.
Segundo a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabella Barros, o evento proporcionou que os cursistas conhecessem espaços de atuação pedagógica fora das escolas e ampliassem os seus conhecimentos. “De fato, esse momento foi muito importante para esses professores que estão se formando agora, para que a partir dessa interação possam contribuir na educação dos seus alunos em sala de aula e ampliar seus campos de atuação”.
Citando Dermeval Saviani, a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Marta Queiroz, ressaltou a importância de desenvolvermos práticas educativas que tenham como objetivo a emancipação humana. "É com esse propósito que o Parfor, com base na reflexão crítica, colabora na formação de professores e na reconstrução da escola rumo a ação transformadora dos sujeitos e da realidade social".