Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polos de Batalha e Miguel Alves realizam “I Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Bilíngue de Alunos Surdos”
Início do conteúdo da página

Polos de Batalha e Miguel Alves realizam “I Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Bilíngue de Alunos Surdos”

Imprimir
Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 10h00

WhatsApp Image 2023 03 20 at 10.55.03 2

Turma de Letras-Libras do Polo de Batalha

Nos dias 17 e de 18 de março, foi realizado nos Polos do Parfor/UFPI em Batalha e em Miguel Alves, respectivamente, o “I Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Bilíngue de Alunos Surdos: Desafios e Perspectivas”. O evento, promovido pelo curso de Letras-Libras, representou o fechamento da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão I (ACE - I), que integrada às outras disciplinas, aborda a temática da educação para as relações étnico-raciais.

Em Batalha, o evento aconteceu na Câmara Municipal, e em Miguel Alves, na Unidade Escolar Vicente de Paula Parente. Durante os dois dias de evento, os cursistas realizaram oficinas abordando temáticas como o racismo contra surdos negros e como isso afeta o seu processo educacional; surdos indígenas e as línguas de sinais indígenas brasileiras; assim como apontamentos para uma formação docente que vise práticas antirracistas na educação bilíngue de alunos surdos, com a intenção de promover a conscientização não somente por parte dos professores em formação, mas também da comunidade e demais profissionais da educação local.

 WhatsApp Image 2023 03 20 at 10.59.57

Turma de Letras-Libras do Polo de Miguel Alves

Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, frisou a importância de uma educação inclusiva e da necessidade de aprender a ensinar para a equidade social. “O que temos vivenciado ao longo do tempo são relações que geram preconceito, discriminação e exclusão social. Não podemos pensar em cidadania plena face a situações como essas. Isso acontece em todos os espaços da nossa sociedade e, particularmente, no que toca à temática deste evento, nós temos assistido a situações de discriminação e preconceito com a população negra e isso é inadmissível. Todo e qualquer tipo de ação discriminatória é inaceitável. E como entusiasta da educação, acredito que é por meio dela e da formação de professores, em particular, que iremos mudar essa realidade”.

WhatsApp Image 2023 03 20 at 10.54.57 2

Abertura do evento na Câmara Municipal de Batalha

A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, parabenizou os cursistas pela realização do evento, destacando que, mesmo diante das inúmeras novidades que são próprias do primeiro semestre, todos conseguiram alcançar os objetivos propostos com a atividade. “Sabemos que o primeiro semestre representa um momento na vida de vocês de muita novidade, mas acredito que nós encerramos esse primeiro momento de forma especial, com a participação e entrega de todos”, destacou, afirmando, ainda, a importância da participação da comunidade no evento. “Fiquei muito contente em perceber que estão presentes não só os alunos de Letras-Libras, mas temos também convidados. E essa é a função da Universidade, discutir com a comunidade questões que são extremamente importantes. Hoje, estamos trazendo a discussão de uma educação bilíngue, pensando na questão das relações étnico-raciais, nos próximos semestres teremos outras discussões, e a gente quer sempre contar com a participação e colaboração de vocês, porque é só assim que a gente cresce”.

WhatsApp Image 2023 03 20 at 10.59.42

Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes destaca importância do evento

O evento representou um marco histórico para o município de Batalha, segundo o Coordenador do Polo, Prof. Milton Pereira. “Aqui em Batalha nós temos uma deficiência muito grande de professores formados na área, e o que o Parfor/UFPI está proporcionando a esses professores cursistas de Letras-Libras refletirá na nossa sociedade, pois ampliará essa discussão, chamando a atenção da comunidade como um todo sobre a necessidade, a urgência de se ter profissionais especializados para atender os alunos surdos e levar a eles uma educação de qualidade”.

O Prof. Rômulo Lima, que ministra ACE - I no Polo de Batalha, avaliou que a realização do evento foi fundamental para o município, pois possibilitou tanto a discussão sobre as relações étnico-raciais no ensino, como a educação bilíngue de surdos, um campo ainda muito carente de profissionais na cidade. “As ações realizadas pelos alunos do curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI possibilitaram um primeiro contato dos participantes com essa realidade educacional. A presença de uma aluna surda da cidade de Batalha foi muito importante, uma vez que são raras as oportunidades dela poder participar de momentos em que a Libras e o processo educacional do aluno surdo é discutido na comunidade local. O contato dos discentes de Letras-Libras com o público surdo também foi crucial, a fim de que os cursistas se inteirem cada vez mais dos contextos educacionais e sociais que irão trabalhar ao se formarem. Portanto, a sensação que fica é a de dever cumprido e a certeza que uma sementinha foi plantada e dará belos frutos para a comunidade escolar de Batalha”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 03 20 at 10.55.02 2

Prof. Milton Pereira, Profa. Maraísa Lopes, Profa. Glória Ferro, Profa. Ádila Marques, Jéssica Thiana (intérprete de Libras), Prof. Iago Ferraz e Prof. Rômulo Lima

Segundo Élida Araújo, cursista de Letras-Libras, do Polo de Batalha, o objetivo é que a escola seja um espaço cada vez mais inclusivo, democrático e antirracista. “Para que isso realmente aconteça, é preciso que a equipe escolar, a gestão educacional e a comunidade como um todo discutam e se engajem nesse debate. A busca de políticas públicas para essa educação inclusiva, democrática e antirracista, não depende de um único elemento de dentro da escola, mas sim de toda uma equipe em que todos estejam engajados nessa busca”, enfatizou.

WhatsApp Image 2023 03 20 at 10.54.58 1

Apresentação de minicurso do grupo de Élida Araújo, Polo de Batalha

Para o Prof. Iago Ferraz, que ministra a disciplina de ACE – I, no Polo de Miguel Alves, o evento tinha o objetivo de promover discussões sobre a temática, em que os alunos colocariam em prática o que foi apreendido durante o semestre, mas para além disso, possibilitou um momento de formação para comunidade escolar local. “Alguns alunos relataram que depois dessa experiência se sentem mais aptos em trabalhar a temática com seus alunos visando não somente a conscientização, mas também o combate de práticas discriminatórias que possam acontecer ao seu redor. Fico satisfeito e feliz pois os resultados e impactos gerados superaram os previstos”, destacou.

WhatsApp Image 2023 03 20 at 10.59.49

Cursista Emilene Andrade, durante apresentação do minicurso, Polo de Miguel Alves

Para a cursista Emilene Andrade, do curso de Letras-Libras do Polo de Miguel Alves, “é de suma importância tratarmos temas étnico-raciais tanto na área da educação, como cultural. Foi um momento muito especial para todos nós e um prazer imenso iniciarmos as apresentações desse evento tão necessário”, avaliou.

WhatsApp Image 2023 03 21 at 13.04.23 1

Profa. Glória Ferro; Secretária Municipal de Educação, Rosinete Oliveira; e Profa. Maraisa Lopes

Em nome da prefeitura de Miguel Alves, a Secretária Municipal de Educação, Rosinete Oliveira, enfatizou que o município estará sempre à disposição dos cursos do Parfor/UFPI. “Estamos dispostos a dar todo o apoio para a consolidação dos cursos que estão em andamento para que possamos ter uma bela formatura. Um abraço carinhoso do nosso prefeito e de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos estão de parabéns pelo desempenho e os professores formadores também, que conduziram esse belíssimo trabalho”.

Confira mais fotos do evento aqui.

Fim do conteúdo da página