Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Educação Física, Polo de Miguel Alves, participam de aula prática no Laboratório de Anatomia da UFPI, Campus de Teresina

Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 12h09

34259EDA A40E 40BB 812A BC17302DAF08

Visando a ampliação dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, a turma do curso de Educação Física do Parfor/UFPI, do Polo de Miguel Alves, realizou aula prática no Laboratório de Anatomia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Para a cursista Maria do Socorro Moreira, a atividade, realizada no sábado (11), foi muito proveitosa, pois permitiu que fossem vistos na prática diversos conteúdos abordados durante a disciplina de Anatomia Humana. “Foi um momento muito gratificante para todos nós, um dia de muito aprendizado. Nossa turma saiu daqui com novos conhecimentos, novas curiosidades e só temos que agradecer ao nosso querido professor João Leal pela oportunidade e ao Prof. Leonardo Ferro pela disponibilidade, por nos receber tão bem, nos mostrar tudo tão de perto e despertar em nós um novo olhar sobre a anatomia”.

1B52CD10 F83D 4789 855E 8C852CDE032F

Segundo o professor da disciplina, João Antônio Leal, o sentimento é de satisfação pelo momento prático vivenciado pelos alunos. “Como professor de Anatomia Humana, eu sei da importância de aliar a teoria à prática. Por vezes, em meio ao volume substancial de conteúdo teórico, oportunizar momentos de aplicação prática são imprescindíveis para consolidação do aprendizado. E o Parfor, em sua proposta, tanto tem apoiado, quanto estimulado diversos momentos de interação além da sala de aula, com aulas de campo, dentre outras vivências. Ao final do dia, quando percebemos que o esforço dos alunos se transformaram em um brilho irradiante no olhar e expressões faciais de curiosidade e vontade aprender mais e mais, percebemos que alcançamos nosso objetivo”, relata.

BED915F4 B4F6 4E82 83DB F2291F6B1238

O professor aproveitou o momento para agradecer os esforços de todos os envolvidos na realização da aula. “Gostaria de agradecer a prefeitura de Miguel Alves, que fomentou o translado dos alunos, a Coordenação do Parfor, que não mediu esforços para que a aula acontecesse, bem como o Departamento de Morfologia do CCS/UFPI, em nome do Prof. Leonardo Ferro, que abriu as portas dos laboratório de Anatomia para nossos alunos”, ressalta João Antônio.

Para a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo, “a aula no Laboratório de Anatomia da UFPI foi um momento dos alunos verem na prática a teoria aprendida em sala de aula. Os alunos tiveram contato com peças do corpo humano que facilitaram o aprendizado e o entendimento da disciplina”, destaca.

5CEC3B9F A245 4A06 B36C 8369297A9C8B

O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Gustavo Claudino, reitera a importância da infraestrutura institucional para o processo de formação dos cursistas. "Escutar dos nossos alunos que este foi um dos melhores dias das suas vidas, já diz muito. A formação em Educação Física é complexa e exige uma infraestrutura robusta da Instituição, e pudemos ver um pouco desta demanda na aula prática realizada no Laboratório de Anatomia da UFPI. Felizmente o aluno Parfor/UFPI conta com essa infraestrutura para sua formação".

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, enfatiza que o Programa apoia atividades como essa, destacando que deve haver sempre um planejamento cuidadoso, com o intuito de assegurar a unidade entre teoria e prática, dimensões que devem ser articuladas no processo de aprender e ensinar, de modo a oportunizar a aproximação do ambiente acadêmico com as práticas realizadas nos espaços escolares.