Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos de Letras-Português, Polo de Castelo do Piauí, promovem “I Bate-Papo Literário com Escritores de Castelo do Piauí e Região”

Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 08h17

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.09.33

Acadêmicos do primeiro período do curso de Letras-Português do Parfor/UFPI, Polo de Castelo do Piauí, com apoio da Coordenadora Chaguinha Monte e do Prof. Thiago Felício, que ministra a disciplina “Literatura e Cultura Piauiense”, realizaram no último sábado (11), o “I Bate-Papo Literário com Escritores de Castelo do Piauí e Região”. O evento foi a metodologia escolhida pelo professor para dinamizar a conclusão da disciplina e também uma forma de enaltecer o amor à literatura, valorizar nossa cultura, arte e intelectualidade.

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.09.32 2

Prof.Thiago Felício e escritores piauienses

A acadêmica Vânia Maria relata que o bate-papo com os escritores foi uma experiência única e enriquecedora. “Foi uma tarde calorosa e de muito aprendizado. Estávamos cercados por livros, escritores e compositores compartilhando suas histórias, processos e inspirações. Os autores trocaram dicas e entusiasmos pela leitura e escrita”, destacou. Para ela, a conversa, que iniciou com um tom mais técnico, se transformou em um momento de conexão e empatia. “Finalizamos o evento cheios de novas ideias e um sentimento inspirador e encorajador, com uma belíssima conexão entre todos nós.  Quero agradecer ao nosso querido professor Thiago Felício, pelas orientações e também por causar tanto impacto em nossas vidas, e também nossa Coordenadora Chaguinha Monte, pelo apoio e dedicação. Saímos do nosso encontro transformados e com muita vontade em aprender”, afirmou.

Para o Prof. Thiago Felício, o evento foi uma grande oportunidade de mostrar à comunidade acadêmica do curso de Letras-Português do Parfor/UFPI, que existem inúmeros escritores talentosos que precisam ser lidos, conhecidos e divulgados. “Isso faz parte da identidade cultural de um povo, fortalece nosso espírito de piauiensidade e fortalece a memória cultural da região, uma vez que os autores falam da e para a região de Castelo do Piauí. Foi um momento maravilhoso pra dialogar com esses autores que fazem um grande esforço de escrever literatura. Esperamos que a literatura piauiense seja mais lida e conhecida por todos”.

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.09.32

Profa. Chaguinha Monte e Prof.Thiago Felício falam sobre a importância do bate-papo literário

Segundo a Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte, o evento literário foi de grande relevância, “pois proporcionou aos discentes mais conhecimento e valorização da Literatura e Cultura regional, e com certeza também inspirou novos escritores e artistas da terra”, destacou.

Para o Coordenador do curso de Letras-Português, Prof. João Benvindo de Moura, a Literatura é a mais humana de todas as artes. “Quando a Universidade convida os próprios escritores para debater com os alunos e professores, está se aproximando do povo, de sua cultura, de suas vivências. O ensino superior não teria sentido sem essa dimensão do compartilhamento de saberes. A turma está de parabéns”, enfatizou.

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.09.32 1

Exposição de obras literárias durante o evento

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou o professor Thiago Felício pelo planejamento e realização da atividade, porque serviu como momento fundamental tanto para os professores refletirem sobre a prática quanto para aproximar instituição formadora e comunidade. “E ao se aproximar da escola e da comunidade a Universidade pode efetivar melhor a articulação entre teoria e prática, legitimando a sua condição pública de espaço de produção e socialização do conhecimento”, destacou.

Confira mais fotos do evento aqui