Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Aula de Campo nos Picos dos André e Pedra do Castelo da turma de Pedagogia do Polo de Castelo do Piauí

Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 14h46

Os alunos do curso de Pedagogia, do Polo do Parfor/UFPI em Castelo do Piauí, realizaram na última sexta-feira (3), visita aos Picos dos André e Pedra do Castelo durante aula de campo desenvolvida na disciplina Fundamentos Históricos da Educação, ministrada pela Profa. Tamires Barros Veloso.

WhatsApp Image 2023 03 08 at 11.59.01

Os locais visitados são importantes pontos históricos de Castelo do Piauí. A atividade iniciou nos sítios arqueológicos localizados nos Picos dos André. A Profa. Tamires Veloso explica que “a partir da interpretação dos registros históricos deixados por comunidades que habitaram a região há milhares de anos, foi possível relacionar e tecer reflexões sobre as discussões teóricas tratadas na disciplina, no que diz respeito aos elementos das sociedades primitivas no contexto pré-histórico e seus modos de educação difusa”.

WhatsApp Image 2023 03 08 at 11.57.21

Em seguida, os alunos visitaram a Pedra do Castelo, onde foram trabalhadas as narrativas míticas, históricas e culturais que fundamentam a história local de Castelo do Piauí, uma das primeiras vilas do Piauí. “Para além das discussões sobre história da educação geral, brasileira e piauiense que construímos ao longo da disciplina, foi significativo e importante trazer uma perspectiva histórica mais local, do cotidiano da própria cidade onde muitos desses professores atuam, fechando com chave de ouro nossas atividades”, destaca a professora da disciplina.

WhatsApp Image 2023 03 08 at 11.57.21 1

Para a cursista Tatiana Lima, a aula de campo foi uma experiência muito importante para ampliar os conhecimentos sobre a região. “Essa atividade foi de fundamental importância, pois nos proporcionou conhecer um pouco mais sobre a história da cidade em que o Polo se localiza, isso de uma forma leve e descontraída. Foi um dia de muito aprendizado. Os guias que acompanharam nossa aula demonstraram bastante confiança e uma bagagem de conteúdo enorme”, avaliou.

WhatsApp Image 2023 03 08 at 11.57.21 2

A Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte, reitera a importância da realização de atividades como essa. “A aula possibilitou que os cursistas pudessem conhecer na prática as formas de comunicação e expressão dos povos antigos deixados em nosso município e região, consolidando os estudos realizados em sala de aula”.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, destacou a importância de atividades que garantam a indissociabilidade entre a teoria e a prática nos cursos de formação de professores em serviço, a exemplo dos ofertados através do Parfor, ressaltando a necessidade de um cuidadoso planejamento de modo a assegurar a sintonia entre a atividade desenvolvida e as aprendizagens consolidadas, no marco do ementário definido para cada disciplina.

A região de Castelo do Piauí é muito rica em sítios arqueológicos, sobretudo, sítios de artes rupestres contendo gravuras e pinturas. No complexo Ninho do Urubu, por exemplo, localizado no povoado Sítio dos André, existem mais de 50 sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além das figuras rupestres, na cidade existem muitas formações rochosas curiosas, como a Pedra de Castelo, rocha que dá nome ao município.

Confira mais fotos da aula de campo.