Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Homenagem do Parfor/UFPI ao Dia Internacional da Mulher
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Homenagem do Parfor/UFPI ao Dia Internacional da Mulher

Imprimir
Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 09h08

Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data, que é uma das mais importantes do calendário mundial, celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre as desigualdades de gênero que persistem em todo o mundo, representando um momento de reflexão sobre a luta das mulheres, principalmente, por igualdade e respeito.

Origem da comemoração - A ideia de uma celebração internacional dedicada às mulheres surgiu em 1910, como uma proposta da dirigente socialista alemã Clara Zetkin. A data, entretanto, só foi escolhida depois de 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.

Popular entre os países comunistas, o Dia Internacional da Mulher só se popularizou no Ocidente a partir de 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas reconheceu formalmente a data, que é uma das poucas que não foram criadas pelo comércio.

Neste vídeo o Parfor/UFPI traz depoimentos de mulheres que compõem a equipe do Programa, destacando quais palavras melhor representam para elas o que é ser mulher.

Por meio desta pequena homenagem, o Parfor/UFPI celebra a importância da força e da atuação feminina e se reafirma como um espaço que busca uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação.

Clique na imagem para conferir o vídeo:

WhatsApp Image 2023 03 08 at 08.40.59

Fim do conteúdo da página