Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Avaliação do período 2022.2 e início do período 2023.1 são temas de reunião do Colegiado do Parfor/UFPI

Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 13h57

Na tarde dessa sexta-feira (24), o colegiado do Parfor/UFPI esteve reunido para discutir demandas, avaliar o período letivo 2022.2 e programar o próximo semestre letivo: 2023.1.

Participaram de forma presencial a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Araújo; o Coordenador do Curso de História, Prof. Francisco Gomes Vilanova; a Coordenadora do Curso de Letras – Libras, Profa. Maraisa Lopes; a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Marta Queiroz; a Secretária Helayne Miranda e a Assessora de Comunicação Alyne Ramos.

De forma remota participaram o Coordenador do Curso de Educação Física, Prof. João Gustavo Claudino; e os Coordenadores Locais: Prof. Milton Pereira da Silva (Batalha); Profa. Francisca das Chagas do Monte Belo (Castelo do Piauí); Prof. Cícero Barros Júnior (Currais); Profa. Isabela Cristina Barros (Luzilândia); Profa. Ana Pereira da Silva (Miguel Alves); Prof. Daniel de Castro Soares (Pedro II); Profa. Leda Maria Borges da Silva Moreira (Piripiri) e Profa. Rossiana Ribeiro Lino (Uruçuí).

WhatsApp Image 2023 02 24 at 14.53.03 copy

Reunião aconteceu de forma presencial e online

As principais pautas discutidas foram: período letivo 2022.2 - avaliação do período letivo intensivo; preparativos para o início do período complementar, que iniciará no dia 3 de março; alterações dos cronogramas; espaço de funcionamento das aulas; contato com professores formadores e cursistas; cronograma de visitas; ajuda de custo para formadores; XIV SIMPARFOR - logística, palestrante, cronograma de inscrição etc.; Colação de Grau das turmas de Luzilândia (Geografia, História e Pedagogia); relação de formandos; período letivo 2023.1 - proposta de calendário acadêmico; proposta de cronograma; Edital de seleção de professores formadores.

Em relação ao período complementar, a professora Glória Ferro ressaltou: “o Parfor se configura como um programa de formação de professores em serviço, a expectativa é que no decorrer do processo formativo o professor cursista possa alternar momentos de reflexão, análise e problematização da prática (tempo universidade) com momentos de planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento dos problemas que emergem do contexto escolar passíveis de intervenção pedagógica (tempo escola). É em vista disso que, além do período intensivo, foi estabelecido no Parfor/UFPI o período complementar, nos finais de semana, com o objetivo de discutir as problemáticas trazidas pelos cursistas para que colaborativamente sejam (re)definidas as estratégias de ação”.

WhatsApp Image 2023 02 24 at 16.51.53 copy

Coordenação Institucional do Parfor/UFPI durante reunião

A propósito da liberação dos cursistas para as atividades formativas, o Coordenador do Curso de História, Prof. Francisco Vilanova, ressaltou que é preciso compreender que se trata de um ganho para todos.  “A semana que os professores cursistas são liberados pelas secretarias de educação de seus municípios não é uma semana de perda, mas uma semana de ganho e esse ganho é para todos, porque seus professores estarão em  um momento de formação e qualificação”, avaliou.

O cronograma do Simparfor também foi discutido e aprovado na reunião. A XIV edição do evento acontecerá nos dias 30 e 31 de março em Luzilândia e dia 30 de março nos demais municípios. Confira o cronograma aqui.

A avaliação feita pelos coordenadores a respeito do período 2022.2 foi positiva. A sintonia entre os coordenadores locais com os coordenadores de curso também foi mencionada. E o engajamento e a motivação dos alunos foi elogiada por todos.

Na ocasião, a Profa. Glória Ferro destacou mais uma vez a importância da unidade das informações e ações no âmbito do programa em todos os municípios, ressaltando, ainda, que o compromisso da UFPI não é apenas com a diplomação, mas sim com formação de qualidade.