Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Letras-Português do Polo de Castelo do Piauí realizam aula prática no Museu do Tito
Início do conteúdo da página

Cursistas de Letras-Português do Polo de Castelo do Piauí realizam aula prática no Museu do Tito

Imprimir
Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 10h23

WhatsApp Image 2023 02 15 at 09.43.40

Turma reunida durante visita ao Museu do Tito

A turma do curso de Letras-Português, do Polo do Parfor em Castelo do Piauí, realizou uma aula prática no Museu do Tito, localizado no Assentamento Fazenda Nova, zona rural do município.

WhatsApp Image 2023 02 15 at 09.24.19

Profa.Chaguinha Monte, coordenadora do Polo de Castelo do Piauí; professora da disciplina Maria de Fátima dos Santos e cursistas

A atividade foi orientada pela professora Maria de Fátima dos Santos, que ministra a disciplina Literatura e Outras Artes. Na ocasião, os discentes fizeram fotografias e organizaram um catálogo das peças e objetos do rico e vasto acervo do Museu, que pode ser considerado um dos maiores do Piauí.

WhatsApp_Image_2023-02-15_at_09.27.26.jpeg

Utensílio que faz parte do acervo

“Preservar a memória e a história do ser humano sempre foi um desafio”, mencionou a professora Maria de Fátima, enfatizando a riqueza e a importância do espaço, que apresenta uma coleção rara de material lítico, machadinhas dos índios, conhecidas popularmente como pedra de corisco, instrumentos cortantes usados em atividades diárias, além dos arcos de madeira usados para a caça de animais.

WhatsApp Image 2023 02 17 at 09.53.53

Itens antigos expostos no Museu

Para a cursista  Edinalda Bezerra, a aula no Museu foi muito proveitosa. “Saímos da parte teórica e fomos para o campo, presenciar aquilo que estávamos ouvindo. Tivemos a oportunidade de ver um museu pela primeira vez. Fiquei encantada com tudo, e a aula foi uma das melhores que já tivemos”, avaliou.

WhatsApp_Image_2023-02-15_at_09.24.562.jpeg

Biblioteca apresenta coleção de livros dos mais variados temas

O local apresenta muitas informações históricas sobre a colonização brasileira e piauiense. Muitos utensílios foram encontrados em fazendas antigas vizinhas da região de Castelo do Piauí. Há no Museu também uma biblioteca com grande número de livros das mais diversas áreas.

A professora Chaguinha Monte, coordenadora local do Parfor em Castelo do Piauí, destacou a importância do senhor Francisco Nilo Cardoso Filho (saudoso Tito, in memorian). "Seu Tito garantiu todo esse acervo fazendo incursões ao interior do município para coletar informações e deixou esse grande legado para a história e cultura do nosso município e do nosso estado. Ele, inclusive, recebeu o título de cidadão castelense, por indicação do vereador Marcelo Mineiro na câmara de vereadores”, relembra.

WhatsApp Image 2023 02 15 at 09.27.263 copy

Seu Tito (à direita) em foto disponível no Museu

Segundo o Coordenador do curso de Letras-Português, Prof. João Benvindo de Moura, "aulas de campo são importantes instrumentos de formação, extrapolando as paredes das salas de aula e permitindo ver na prática os aspectos teóricos estudados", afirmou.

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou que atividades dessa natureza são importantes para o processo de formação dos professores. "Essas atividades estão alinhadas à proposta curricular dos cursos ofertados pelo Parfor. Nosso objetivo é oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista, oportunizando sua participação ativa no processo de organização da atividade pedagógica".

Confira mais fotos da visita aqui.

 

Fim do conteúdo da página