Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma do curso de Pedagogia do Polo de Batalha visita comunidade Quilombo Estreito

Última atualização em Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 15h50

WhatsApp Image 2023 02 13 at 13.24.47 copy

Cursistas durante visita ao Quilombo Estreito

A turma do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UFPI, do Polo de Batalha, participou de atividade de campo com visita à Comunidade Quilombo Estreito, localizada em Batalha e certificada pela Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescente de quilombo.

A atividade foi desenvolvida por meio da disciplina Epistemologia, Ética e Pedagogia, ministrada pela Profa. Me. Dayane Martinelle, e teve como principal objetivo conhecer espaços cujos grupos étnico-raciais remanescentes da trajetória histórica dos antigos quilombos se adaptaram a viver em territórios específicos com manutenção de suas tradições culturais.

Na aula, dentre outros aspectos, os cursistas puderam dialogar com as famílias sobre o contexto cultural local, com identificação de questões relacionadas à autodefinição como comunidade quilombola, memória cultural, hábitos e costumes cotidianos relacionando-os às tradições culturais, questões educacionais e de preconceito.

A professora Dayane Martinelle realça a importância desta vivência formativa para os alunos, uma vez que, “refletir sobre a natureza humana social e historicamente constituída, exige por si mesmo o exercício de uma prática educativa que mobilize valores estéticos e éticos, a exemplo das comunidades quilombolas, fazendo-se necessária a valorização da memória e reconhecimento da dívida histórica com o povo negro, que também deve ser materializada pela formação humana pautada no respeito mútuo e rejeição a qualquer forma de discriminação”, afirma.

WhatsApp Image 2023 02 13 at 13.24.481

Comunidade quilombola

O cursista Josiano Rubens reitera a importância da atividade, pois permitiu ressignificar o pensamento a respeito das comunidades remanescentes de quilombos, compreendendo-as como organização comunitária que ao tempo em que procura preservar seu patrimônio cultural, luta pelo direito à terra, à dignidade social, à cidadania que historicamente tem sido negada à população negra, indígena e do campo.

O Coordenador local Milton Pereira relata que nessa visita os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade das famílias Quilombolas, suas ricas histórias e as formas como desenvolvem a geração de renda, com a produção da lavoura e a criação de animais. “Por meio da aula, os professores cursistas estarão levando para seus alunos de educação básica em sala de aula um vasto conhecimento a partir da realidade quilombola em nosso município”, destaca.

WhatsApp Image 2023 02 13 at 13.24.48 copy

Alunos durante visita à comunidade

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, ressalta que o Brasil é um país plural e, por isso, precisamos respeitar as diferentes etnias e culturas que constituem o patrimônio sociocultural brasileiro. “Nesse sentido, os espaços formativos têm o papel fundamental (e desafiador!) de reconhecerem a diversidade etnocultural como parte legítima e inseparável da identidade nacional, alimentando práticas educativas que valorizem a história dos diferentes grupos que compõem a sociedade brasileira e promovam a superação de qualquer tipo de preconceito e discriminação. Portanto, a atividade desenvolvida pela professora Dayane Martinelle tem grande potencial de instigar o posicionamento crítico dos cursistas acerca da pluralidade cultural que marca a nossa sociedade, estando, assim, em consonância com o foco principal dos cursos ofertados através do Parfor na UFPI: a superação da perspectiva tradicional de formação de professores em favor de uma proposta crítica que dialoga com os princípios de uma prática educativa emancipadora".