Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos de Educação Física do Parfor em Batalha participam de atividades envolvendo Aprendizagem Motora

Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 14h08

Como ensinar uma nova habilidade aos alunos? Essa é uma pergunta frequente que os professores de Educação Física se fazem ao buscar a melhor forma de orientar seus alunos na execução de um movimento e os estudos  em Aprendizagem Motora têm as respostas.

WhatsApp Image 2023 02 08 at 13.19.47

Turma que participou da atividade e professora da disciplina

No período de 02 a 08 de fevereiro, os discentes do curso de Educação Física da turma do Parfor/UFPI do município de Batalha foram apresentados a conceitos teóricos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem Motora e tiveram a oportunidade de discuti-los. A disciplina, ministrada pela Profa. Dra. Dionis Machado, também oportunizou momentos de práticas com a turma, otimizando assim o aprendizado de tais conceitos.

WhatsApp Image 2023 02 08 at 13.20.47

Alunos realizam atividade de equilíbrio e desenvolvem estratégias de aprendizagem para melhorá-lo

Atividades práticas envolvendo aptidões físicas necessárias à aprendizagem motora foram vivenciadas pelos estudantes, os quais puderam perceber no próprio corpo como se dá o processo dessa aprendizagem e quais fatores podem contribuir para maximizar o sucesso.

WhatsApp Image 2023 02 08 at 13.21.43

Cursistas realizam atividade de envolvendo cooperação do grupo, coordenação motora global e agilidade

A Profa. Dra. Dionis Machado explica que a turma executou tarefas motoras abertas e fechadas, de coordenação motora grossa e fina, discretas e em série, de locomoção, estabilidade e manipulativas. “Neste contexto, puderam exercitar vários conceitos essenciais ao ensino de habilidades motoras que fazem parte do conteúdo da Educação Física Escolar”, destaca.

WhatsApp Image 2023 02 09 at 08.03.44

Habilidade motora fechada: desenvolvendo a habilidade de acertar o alvo estático

A disciplina aconteceu presencialmente no Anfiteatro de Batalha e de modo intensivo. Para o discente Alessandro Castro Porto, embora tenha sido uma semana de muito esforço cognitivo e físico, a disciplina contribuiu imensamente para a sua formação como professor de Educação Física Escolar e serve de base para as demais disciplinas envolvendo esportes que terão ao longo do curso.

WhatsApp Image 2023 02 09 at 08.03.46 copy

Alunos em atividade de Pique congela: brincadeira para trabalhar velocidade, agilidade e equilíbrio