Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Aula de campo de alunos de Geografia, Polo de Batalha, aborda aspectos da História da Geografia

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h56

Alunos do curso de Geografia do Parfor/UFPI, Polo de Batalha, tiveram a oportunidade de participar de uma aula de campo na disciplina de História da Geografia, ministrada pelo professor Helson Felipe.

A aula de campo teve como objetivo geral demostrar para os alunos as possibilidades de investigação do lugar vivido por eles. Inicialmente, os alunos organizaram uma roda de conversa intitulada “Batalha: Espaço e Memória”, com o intuito de compreender as transformações socioespaciais da cidade, ao longo do tempo, por meio das experiências vividas por seus habitantes. O Secretário Municipal de Educação, Luiz Segundo, e George Tabatinga, duas grandes personalidades reconhecidas pelo trabalho desenvolvido em prol da história e das tradições locais, foram convidados para um momento de entrevistas com questões levantadas pelos alunos e pelo professor.

WhatsApp Image 2023 02 06 at 10.21.34

Roda de conversa “Batalha: Espaço e Memória” com a presença do Secretário Municipal de Educação, Luiz Segundo, e George Tabatinga

Em um segundo momento, a turma dirigiu-se ao Parque Ecológico Cachoeira do Xixá, localizado na zona rural do município. A visita teve o objetivo de reconhecer a importância de preservação dos espaços naturais. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de fazer registros e observações empíricas sobre a situação da área, assim como o potencial educativo do Parque.

WhatsApp Image 2023 02 06 at 10.21.35

Visita ao Parque Ecológico Cachoeira do Xixá

Segundo o coordenador do Polo, professor Milton Pereira, a atividade prática, realizada em campo, é fundamental na formação de geógrafo. “Essa atividade aproxima as aulas teóricas com a prática, é onde o professor procura aproximar conteúdos numa perspectiva multidisciplinar. Por fim, o contato direto com a natureza e a possibilidade de realizar, in loco, uma análise da paisagem trazem vantagens aos alunos”, destacou, mencionando, ainda, que espera que essas experiências sejam também praticadas pelos professores cursistas em suas práticas docentes.

Para o professor Helson Felipe, “a experiência de encerrar a disciplina, a partir de um contato direto com o lugar de vivência dos alunos, possibilitou uma melhor compreensão sobre os principais conceitos da ciência geográfica assim como uma sensibilização sobre temas que surgiram no decorrer da atividade”, avaliou.

“Com o professor Helson Felipe nós pudemos compreender que a Geografia é a ciência que estuda a superfície da terra e seus acidentes físicos, como climas, solos, vegetação e a relação entre o meio natural e os grupos. Foi intensificado que o objeto de estudo da Geografia é de extrema importância, pois estuda os espaços e as transformações causadas pelo homem”, afirmou a cursista Francisca Gomes Zedália.

Para Raissa Almeida, também cursista de Geografia, a aula de campo na Cachoeira do Xixá permitiu que ela correlacionasse a teoria e a prática. “Antes mesmo da realização da aula de campo, o professor que está na ativa precisa conhecer o lugar para saber se tem condições para realizar esta aula. O professor pode propor a descrição do local, como está a paisagem. Se já sofreu internação humana e se isto tem modificado a paisagem original do local”, destacou.