O colegiado do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), esteve reunido na tarde dessa sexta-feira (03) para tratar sobre questões que envolvem o Programa.
Os principais pontos discutidos na reunião, que aconteceu de forma presencial para coordenadores de curso e remota para coordenadores locais, foram: avaliação do período letivo 2022.2, SIMPARFOR e o Calendário Acadêmico 2023.1.
Reunião aconteceu de forma remota e online
A reunião foi presidida pela Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Maria da Glória Duarte Ferro, e contou com a participação dos Coordenadores de Curso: Profa. Bartira Araújo (Geografia), Profa. Maraisa Lopes (Letras - Libras), Prof. João Benvindo de Moura (Letras - Português), Prof. Francisco Vilanova (História) e Prof. João Gustavo Claudino (Educação Física); e dos Coordenadores Locais: Profa. Ana Campelo da Silva (Miguel Alves), Profa. Francisca das Chagas do Monte Belo (Castelo do Piauí), Prof. Daniel de Castro Soares (Pedro II), Profa. Lêda Maria Borges da Silva (Piripiri), Prof. Milton Pereira da Silva (Batalha), Profa. Isabela Cristina Caldas (Luzilândia), Profa. Rossiana Ribeiro (Uruçuí) e Prof. Cícero Barros Júnior (Currais).
Houve participação dos coordenadores de cursos e locais
Na ocasião, foram analisados os desafios e os avanços do período que está em andamento, 2022.2. Dentre os principais problemas mencionados está a questão do calendário acadêmico, que precisa estar alinhado com o calendário de aulas dos municípios, para que os professores cursistas possam continuar participando das aulas sem prejuízo tanto para sua formação como para o trabalho que exercem em suas escolas. Diante disso, ficou acordada a elaboração de uma proposta de calendário para o próximo período, 2023.1, com início em julho, que será apresentado aos secretários de educação, para que se possa chegar a um consenso do que é melhor para todos.
Na ocasião, a Profa. Glória Ferro destacou que todas as visitas realizadas aos municípios foram muito satisfatórias. “Pude conversar com os coordenadores locais e constatar o bom andamento das atividades desenvolvidas e fiz questão de reforçar sobre a qualidade da formação dos professores”. Outro ponto mencionado pela Coordenadora foi a importância do diálogo entre todos que fazem parte do Programa. “Desde 2010, quando iniciamos o Parfor/UFPI, realizamos um trabalho pautado no diálogo, por isso a importância das reuniões do colegiado, pois este é o espaço legítimo para apontarmos nossas dificuldades e nossos avanços, trabalhando sempre de forma coletiva, mantendo a unidade da informação”, afirmou.
A sintonia entre os coordenadores locais com os coordenadores de curso também foi outro ponto discutido. “Precisamos afinar ainda mais essa comunicação, pois vocês são os nossos olhos nos polos. Precisamos receber esse feedback de vocês, coordenadores locais, para sabermos exatamente o que está acontecendo em cada polo, nos auxiliando também nessa perspectiva pedagógica”, avaliou a Profa. Maraisa Lopes.
O engajamento e a motivação dos alunos foi o principal ponto positivo apontado por todos. “Nas visitas pudemos perceber o quanto nossos alunos estão motivados e isso reflete na sua formação. Eles elogiaram bastante as coordenações locais, a qualidade dos professores e a estrutura das escolas”, avaliou o professor João Benvindo.
Para o Prof. Daniel Castro, coordenador local de Pedro II, apesar da distância que alunos precisam percorrer, a garra em continuar o curso é ainda maior. “Eles superam as dificuldades com muito esforço e dedicação”, reiterou.
Questões sobre material didático, horários das aulas e SIMPARFOR também foram discutidas. A próxima edição do evento será mantida de forma remota, conforme previsto em edital, e as próximas serão presenciais.