Professores cursistas de Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade federal do Piauí (UFPI) do Polo de Luzilândia realizaram nos dias (13 e 14), atividade prática de campo em passeio ao Planalto Cearense da Ibiapaba.
A atividade foi organizada e executada pela professora formadora Cláudia Sabóia em conformidade com o planejamento da disciplina de Geografia do Nordeste e contou com a colaboração do professor Raimundo Lenilde.
A aula de campo está inserida no plano de trabalho intitulado “Redescobrindo o Nordeste a partir de seus aspectos históricos, culturais, sociais e ambientais”.
A professora Cláudia Sabóia explica que o destino escolhido foi o planalto cuestiforme da bacia sedimentar do Piauí, uma área de relevante interesse do ponto de vista geográfico, notadamente no que se refere à geologia e a geomorfologia e destaca os seguintes aspectos:
“O relevo da área visitada favorece a ocorrência dos chamados brejos de altitude do Nordeste brasileiro. A existência destes brejos está associada à ocorrência de planaltos a exemplo do planalto cuestiforme da Ibiapaba, onde as chuvas orográficas garantem níveis de precipitação superiores a 1200 mm/ano”.
“As condições privilegiadas dos brejos de altitude favorece atividades como as lavouras temporárias, de hortaliças, mandioca, milho e feijão e a plantação de flores, a exemplo da fazenda São Benedito localizada no município de Tianguá, local visitado pela expedição de campo realizada”.
“O planalto da Ibiapaba destaca-se para além do potencial econômico, pelo potencial turístico dado a beleza cênica e ainda pelo potencial didático, constituindo-se um verdadeiro laboratório para atividades de práticas de campo. Ressalta-se a importância destes brejos de altitude do ponto de vista da conservação da biodiversidade dos mesmos”.
Ricas em cultura, história e encantos naturais as cidades de Viçosa, Tianguá e Ubajara formaram o cenário perfeito para os professores cursistas de Geografia do Parfor/UFPI, além do clima frio e um povo hospitaleiro com costumes diferenciados que são atrativos da região.
O cursista Samuel Sousa representando a turma de Geografia enfatizou a importância da experiência adquirida na atividade de campo: “Foi de grande relevância e riqueza de conhecimentos, pois passamos a conhecer mais e pessoalmente sobre o relevo de planalto da região Nordeste, com foco no estado do Ceará. Para nós foi uma experiência riquíssima onde tivemos a oportunidade de associar a prática à teoria que aprendemos na disciplina Geografia do Nordeste”.
Segundo a professora Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia do Parfor/UFPI, o trabalho de campo realizado em ambientes naturais e culturais permite um contato direto do professor-cursista com lugares de grande potencial paisagístico, sendo possível realizar análises e reflexões acerca dos aspectos fiscos, sociais, econômicos e culturais, fazendo com que o estudante realize leituras complexas e analíticas da paisagem.
A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, ressaltou a importância desse tipo de atividade nos cursos de formação de professores no âmbito do Parfor: “A ideia central que permeia os cursos do Parfor na UFPI é a de superação da perspectiva tradicional de formação de professores em favor de uma proposta crítica que dialoga com os princípios de uma prática educativa emancipadora. Em consonância com a perspectiva crítica emancipatória de formação docente, o projeto formativo do Parfor/UFPI aponta como um dos princípios norteadores de todo o processo formativo a indissociabilidade entre o fazer e o saber, o planejamento e ação, a teoria e a prática”. Por isso, apoiamos iniciativas como a da professora Cláudia Sabóia.
Pontos visitados pelos professores cursistas
Lago Pedro II – Viçosa (CE)
Casa dos Licores - Viçosa (CE)
Igrejinha do Céu - Viçosa (CE)
Fazenda Santo Expedito - Cidade de Ubajara (CE)
Centro histórico de Viçosa (CE)
Parque Nacional de Ubajara (Trilha e Gruta)