Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Avaliação do início do período letivo 2022.2 é pauta de reunião do colegiado do Parfor/UFPI

Instagram - Parfor

Última atualização em Sábado, 07 de Janeiro de 2023, 15h23

A Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nesta sexta-feira (06) reunião ordinária com o colegiado do programa.

A reunião ocorreu presencialmente na sede do Parfor/UFPI com os Coordenadores de Curso e, simultaneamente, de forma remota com os Coordenadores Locais, através da Plataforma Google Meet.

O objetivo principal foi avaliar o início do período letivo 2022.2 dos cursos ofertados (Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, letras Português e Pedagogia) nos 06 (seis) municípios polos: Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II e Piripiri.

Além disso, foram discutidas questões relativas ao período letivo anterior (2022.1), que foi concluído em novembro de 2022, particularmente, em relação ao encerramento das turmas do curso de Educação Física ofertadas nos municípios de Currais e Uruçuí.

Participaram de forma presencial a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do Curso de Educação Física, Prof. Dr. João Gustavo de Oliveira Claudino; a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana; o Coordenador do Curso de História, Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova; a Coordenadora do Curso de Letras – Libras, Profa. Dra. Maraisa Lopes; a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; a técnica de apoio administrativo Raimunda Aragão e a Assessora de comunicação Jeissiane Ibiapina.

Participaram de forma remota os Coordenadores Locais: Professor Milton Pereira da Silva (Batalha); Professora Francisca das Chagas do Monte Belo (Castelo do Piauí); Professora Isabela Cristina Barros (Luzilândia); Professora Ana Pereira da Silva (Miguel Alves); Professor Daniel de Castro Soares (Pedro II); Professora Leda Maria Borges da Silva Moreira (Piripiri); Professora Rossiana Ribeiro Lino (Uruçuí) e o Coordenador do Curso de Letras Português, Prof. Dr. João Benvindo de Moura, que estava impossibilitado de participar presencialmente em virtude de demandas da diretoria do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

A avaliação feita pelos Coordenadores Locais foi positiva, mormente em relação ao compromisso e competência dos professores formadores selecionados através do Edital PREG Nº 67, de 08 de novembro de 2022 e ao apoio logístico das secretarias de educação dos 05 (cinco) novos municípios polos dispensado aos professores cursistas, além de garantia de hospedagem e alimentação para os professores formadores.

A reunião foi finalizada após a apreciação e os encaminhamentos necessários para questões que ainda carecem de mais atenção, como, por exemplo, a dificuldade financeira que tem inviabilizado o deslocamento de alguns cursistas para os municípios sede onde ocorrem as aulas do Programa.

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI encerrou a reunião reiterando que em observância ao Protocolo de Biossegurança da UFPI atualizado pelo Comitê Gestor de Crise, e em consonância com o Decreto Nº 21.644, de 28 de novembro de 2022, é obrigatório o uso de máscara em todo o estado do Piauí, em ambientes fechados, públicos ou privados, como medida excepcional voltada para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Nós que fazemos o Parfor na UFPI (Coordenadora Institucional, Coordenadores de Curso, Coordenadores Locais, Apoio Educacional etc.) precisamos ser referência de cumprimento das normas da IES”, disse Glória Ferro.

Confira o Protocolo de Biossegurança da UFPI Atualizado

Confira o Calendário Acadêmico  do Parfor/UFPI - 2022.1 e 2022.2