Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI dialoga com municípios da Microrregião Baixo Parnaíba Piauiense sobre os cursos aprovados para a etapa 2023

Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 21h43

Na manhã dessa quinta-feira (05), ocorreu a reunião da coordenação institucional do Parfor/UFPI com secretários, dirigentes municipais e profissionais da educação básica da Microrregião Baixo Parnaíba Piauiense para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para a etapa 2023 do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica.

A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Luzilândia e compuseram a mesa de honra a Excelentíssima Prefeita de Luzilândia, Fernanda Pinto Marques; o Vice-prefeito, Oliveira Ximenes de Albuquerque; a  Secretária de Educação de Luzilândia, Antônia Laiana Costa Fenelon; o Procurador Geral do Município, Gilberto de Simone Júnior; o Secretário de Transportes, Renato Oliveira; a Vereadora de Luzilândia, Gilmara do Napoleão; a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do curso de História, Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova; a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; a Coordenadora Local do Polo de Luzilândia, Profa. Esp. Isabela Cristina Barros; o Secretário de Educação de Joca Marques, Max Espíndola; o Secretário de Educação de Madeiro, Alciomar Cardoso; o Prof. Shuayth Félix Portela, representando a Secretaria de Educação de Magalhães de Almeida – MA e o professor Ismael Monteiro, representando a Secretaria de Educação de São Bernardo - MA.

Na ocasião a Prefeita de Luzilândia, Fernanda Pinto Marques, afirmou “Desde que iniciei minha gestão fomos pensando em cada etapa dos nossos alunos do município e trabalhamos sempre acreditando na educação, pois a educação é a salvação. Se a criança está na escola, está estudando, com certeza será uma grande pessoa, por isso temos muito compromisso com a educação”. Finalizou agradecendo a parceria e firmando apoio aos cursistas do Parfor/UFPI.

O vice-prefeito de Luzilândia, Oliveirinha, reforçou o apoio da prefeitura e estendeu agradecimentos à equipe do Parfor/UFPI, reforçando: “Nunca é tarde para aprender, somos eternos aprendizes” e falou sobre a enorme felicidade que sentiu ao saber sobre a realização do lançamento dos livros produzidos pelos cursistas de geografia do município na noite anterior.

Para a Secretária de Educação de Luzilândia, Antônia Laiana Costa Fenelon, a implantação de novos cursos do Parfor/UFPI no município é de extrema importância: “Esse momento é muito especial pois estamos todos reunidos para falar de melhorias na educação e nenhuma sociedade progride sem investir em educação”, disse a secretária.

A Coordenadora Local do Polo de Luzilândia, Profa. Esp. Isabela Cristina Barros, afirmou “A implantação dos cursos de Pedagogia e Educação Física no município de Luzilândia é muito significativa; a princípio pela valorização dos profissionais da educação básica em poder ter uma formação superior na área em que atuam, além de estimular os professores para novas práticas de ensino. Nesse sentido, acontecerá melhorias no ensino”.

Falando em nome da administração superior da UFPI, a professora Glória Ferro destacou a importância do momento e ressaltou a necessidade do regime de colaboração para a continuidade do programa no estado do Piauí. “Precisamos promover uma ampla articulação para garantirmos a continuidade do Parfor na Microrregião Baixo Parnaíba Piauiense porque investir em educação e na formação de professores, consequentemente, é o caminho para a transformação social que almejamos. Para tanto, podem contar com o compromisso da UFPI de imprimir máxima qualidade à formação dos professores da microrregião”, disse a coordenadora, convidando todos os participantes a se engajarem nessa luta pela melhoria da qualidade da educação básica pública piauiense.

A reunião foi muito produtiva e contou com a participação efetiva de representantes da Rede de Educação Básica dos municípios: Luzilândia, Capim grosso, Jenipapeiro, Lages, Madeiro, Joca Marques, Magalhães de Almeida – MA e São Bernardo – MA.

Confira:

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023

Alteração do cronograma do Edital Nº 8/2022.

Para obter mais informações ligue para o telefone (86) 3237-1955 ou envie mensagem de e-mail para o endereço eletrônico .

- dúvidas gerais e gestão técnica do Programa

- cadastro de currículo e acesso ao sistema

atendimento aos secretários de educação e solicitações de perfil de secretaria.

Municípios e cursos - turmas 2023

Prazo: De 13/10/2022 até 07/02/2023

Veja mais fotos da reunião.