Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Questão ambiental é tema de livros produzidos por cursistas do Parfor/UFPI em Luzilândia

Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 16h55

Na tarde desta quarta-feira (04) foi realizado o lançamento dos livros - Guias Didáticos pertencentes à Série Meio Ambiente que são resultado de atividades didáticas de disciplinas ministradas no curso de Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Polo da cidade de Luzilândia.

Compuseram a mesa de honra a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Professora Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do curso de História, Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova; a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; a Coordenadora Local do Polo de Luzilândia; Profa. Esp. Isabela Cristina Barros; o Coordenador do meio ambiente de Luzilâdia, Cláudio Ximenes; a professora formadora, Profa. Dra. Cláudia Maria Saboia de Aquino e os professores cursistas de Geografia do Polo de Luzilândia responsáveis pela produção dos livros: Samuel Sousa, Patrícia Sousa, Michele Miranda, Alex Cunha e Veriane Martins.

a Coordenadora Local do Polo de Luzilândia; Profa. Esp. Isabela Cristina Barros parabenizou os professores cursistas pelo belíssimo trabalho e fez questão de afirmar a dedicação de todos depositada nessa produção. “Acompanhei de perto todo esforço e dedicação que foi depositado para a concretização desse momento tão especial, parabenizo a todos os professores cursistas e agradece a Coordenação do Parfor/UFPI em nome da Profa. Glória Ferro e da Profa. Bartira Araújo que não medem esforços para atender nossas necessidades”.

“Esse momento é muito especial para nós que fazemos o Parfor na UFPI: prestigiar o lançamento de livros que materializam as experiências formativas vivenciadas pelos cursistas de Geografia, especialmente porque abordam a temática do meio ambiente, questão importante e urgente, pois o futuro da humanidade depende essencialmente da relação que estabelecemos com o meio ambiente no uso dos recursos naturais disponíveis”, declarou Glória Ferro, parabenizando todos os envolvidos na publicação.

A professora formadora do curso de Geografia no polo de Luzilândia, Profa. Dra. Cláudia Maria Saboia de Aquino, que foi uma das idealizadoras do projeto de criação dos guias didáticos, na ocasião representando os demais professores organizadores, Anna Kely e Hikaro Kayo, esclareceu que ao iniciar a sua disciplina fez a seguinte indagação: “Como eu faço para levar a esses alunos a se inserirem no processo ativo de construção desse conhecimento, e como que eu posso fazer isso?” Nasceu daí a ideia da construção das cartilhas.

A Coordenadora do curso de Geografia, Bartira Araújo, explica: “As histórias apresentadas nos três guias são veículos por meio dos quais a informação é comunicada de forma dinâmica, assim como complementam o ato de ensinar, influenciando o ganho de habilidades cognitivas, afetivas e/ou psicomotoras”.

Os professores cursistas de geografia responsáveis pela produção dos livros demonstraram todo seu orgulho e emoção em presenciar a materialização de sua criação. Para eles esse momento foi de grande importância, pois o desejo era contribuir com a ensino aprendizagem nas escolas, no ensino dos próprios filhos e netos posteriormente através de suas produções. Finalizaram agradecendo e homenageando os professores organizadores e receberam a participação de forma remota da professora Dra, Anna Kelly, uma das idealizadoras da publicação.

O volume 1, intitulado “Análise Ambiental - Impactos ambientais no espaço urbano”, foi organizado pela Profa. Dra. Anna Kelly Moreira da Silva e pela Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Dra Bartira Araújo da Silva Viana, sendo elaborado como atividade da disciplina de “Análise Ambiental”. As três histórias apresentadas no guia promoverão coletivamente ou individualmente uma conscientização acerca dos impactos ambientais ocasionados aos espaços urbanos devido ao uso e ocupação do solo de forma inadequada. Esta discussão contribuirá para a compreensão das atividades de desenvolvimento urbano ambiental e proporcionará habilidades de elaboração de um plano de intervenção contendo as diretrizes de planejamento e análise ambiental.

O volume 2, intitulado “Geomorfologia em Viagens”, foi organizado pelo Prof. Me. Hikaro Kayo de Brito Nunes e pela Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Dra Bartira Araújo da Silva Viana, sendo elaborado como atividade da disciplina de “Geomorfologia”. O Guia Didático representa criatividade, confiança, qualidade, participação, colaboração e entusiasmo dos alunos do curso de Geografia. Esta obra promoverá coletivamente ou individualmente uma sensibilização por intermédio de uma linguagem simples e divertida sobre o relevo brasileiro, suas características e cenários de apropriação.

O volume 3, intitulado “Recursos hídricos: conhecer para conservar”, foi organizado pela Profa. Dra. Cláudia Maria Saboia de Aquino e pela Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana, sendo elaborado como atividade da disciplina Hidrografia. As três histórias apresentados contribuirão para discussões acerca da conservação/preservação da água, recurso imprescindível à vida passando, assim, pela difusão de conhecimentos básicos relativos ao ciclo hidrológico, da necessidade de preservação das matas ciliares e das águas superficiais e subterrâneas, bem como das doenças de veiculação hídrica, dentre outros.

Os guias didáticos foram encaminhados para as escolas de Luzilândia e para os municípios de atuação dos cursistas que produziram os livros para que sejam utilizados como material didático-pedagógico nas redes de ensino.

Confira a publicação na íntegra

Confira mais fotos do lançamento.