Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Início das aulas do Parfor/UFPI – Período letivo 2022.2

Início das aulas do Parfor/UFPI – Período letivo 2022.2

Última atualização em Segunda, 02 de Janeiro de 2023, 16h05

Iniciará nesta terça-feira (03/01/23) o período intensivo de aulas presenciais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), referente ao período letivo 2022.2.

Neste semestre letivo, além das 03 (três) turmas em andamento no município de Luzilândia (Geografia, História e Pedagogia), estão sendo implantadas 16 (dezesseis) novas turmas dos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, em 05 (cinco) municípios polos (Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II e Piripiri), totalizando 19 (dezenove) turmas e mais de 900 (novecentos) cursistas matriculados no Programa.

Dirigindo-se, especialmente, aos professores formadores e cursistas, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Glória Ferro, reitera algumas especificidades do Programa:

• O Parfor destina-se aos professores que estão no exercício da docência na rede pública de educação básica e, por isso, a prática pedagógica do professor cursista é ponto de partida e de chegada da formação, de modo a articular e traduzir os conhecimentos (novos saberes) construídos no espaço formativo em novas práticas (articulação entre teoria e prática).
  • Portanto, as atividades formativas deverão ser, preferencialmente, realizadas na própria escola e com as turmas que estiverem sob a responsabilidade do professor-cursista, objetivando respostas para questões subjacentes à prática docente.
  • Ou seja, a prioridade deve ser o planejamento e a intervenção na prática docente, com vista à melhoria e atualização do ensino (a escola básica é o lócus privilegiado da formação docente).
  • Para tanto, é preciso lançar mão de metodologias que estejam a serviço da reflexão e da produção de conhecimentos e favoreçam a emergência de experiências formativas inovadoras como, por exemplo: metodologias participativas, no formato investigação-ação (ou pesquisa-ação), metodologias de ensino e pesquisa como as narrativas de formação (memoriais, autobiografias, histórias de vida) e a metodologia de projetos (projeto didático de intervenção com vistas ao enfrentamento de um problema educacional específico).

“A expectativa é que o professor cursista do Parfor/UFPI possa alternar momentos de reflexão, análise e problematização da prática (tempo universidade) com momentos de planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento dos problemas que emergem do contexto escolar passíveis de intervenção pedagógica (tempo escola). É em vista disso que, além do período intensivo, idealizamos o período complementar, nos finais de semana, com o objetivo de discutir as problemáticas trazidas pelos cursistas para, colaborativamente, (re)definir as estratégias de ação. Essa tarefa é muito desafiadora e, por isso, agradecemos a todos/as/es pela parceria no propósito de imprimir máxima qualidade à formação em serviço de professores da educação básica”, enfatiza Glória Ferro.

Essa tarefa é muito desafiadora e, por isso, nós que fazemos o Parfor na UFPI agradecemos a todos/as/es pela parceria no propósito de imprimir máxima qualidade à formação em serviço de professores da educação básica, conclui Glória Ferro, destacando o trabalho em equipe que é marca singular do Parfor/UFPI.

A Coordenadora Institucional lembra ainda que em observância ao Protocolo de Biossegurança da UFPI atualizado pelo Comitê Gestor de Crise, e em consonância com o Decreto Nº 21.644, de 28 de novembro de 2022, é obrigatório o uso de máscara em todo o estado do Piauí, em ambientes fechados, públicos ou privados, como medida excepcional voltada para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Confira o Protocolo de Biossegurança da UFPI Atualizado

Confira o local de funcionamento das aulas em cada município e o(a) respectivo(a) Coordenador(a) Local do Parfor/UFPI:

Batalha – Unidade Escolar Conselheiro Saraiva: Av. Presidente Getúlio Vargas, N 646, Centro. (funcionamento temporário)

Coordenador Local: Professor Milton Pereira da Silva

Castelo do Piauí – Unidade Escolar Profa. Osmarina Vieira de Souza Moreira: Rua Benjamin Constant, Nº 242, Bairro Centro.

Observação: a turma de Letras Português funcionará inicialmente no Auditório da Secretaria de Educação: Av. Antonino Freire, 460 – Centro.

Coordenadora Local: Professora Francisca das Chagas do Monte Belo

Luzilândia - Unidade Escolar Sete de Setembro: Rua Professor Francisco Mendes, S/N, Bairro Centro.

Coordenadora Local: Professora Isabela Cristina Caldas Castro Barros

Miguel Alves – Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde: Av. Desembargador Simplício Mendes, S/N, Bairro COEHB.

Coordenadora Local: Professora Ana Pereira da Silva

Pedro II – Escola Municipal Monsenhor Lotario Weber: Rua Raimundo Orsano, S/N, Bairro Vila Kolping.

Coordenador Local: Professor Daniel de Castro Soares

Piripiri – Instituto Federal do Piauí (IFPI): Av. Rio dos matos, S/N, Bairro Germano.

Coordenadora Local: Professora Leda Maria Borges da Silva Moreira.