Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI forma turma de Educação Física em Uruçuí

Parfor/UFPI forma turma de Educação Física em Uruçuí

Última atualização em Sábado, 17 de Dezembro de 2022, 17h52

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na noite desta sexta-feira (16), a solenidade de Colação de Grau dos professores da Educação Básica do curso de Educação Física em Uruçuí.

A solenidade de outorga de grau aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Uruçuí e foi presidida pela Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e contou com a presença do Coordenador do curso de Educação Física, Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi, o patrono da turma, o Secretário de Esportes, João Luiz da Silva, a Profa. Cláudia Maria Saraiva Guedes, representando a Secretária de Educação de Uruçuí, Reisimar Gomes de Sousa e os professores homenageados: Prof. Dr. Fábio Soares Costa, paraninfo da turma, Profa. Dra. Carla Andréa Silva e Profa. Esp. Fernanda Rocha Santos.

Em nome de seus colegas formandos a oradora da turma, Ana Félix Pereira de Sousa, enfatizou: “Muitas alegrias tivemos, mas nada foi fácil nestes últimos anos, e aprendemos que nada será. Aprendemos, dentre muitas coisas, que a pontualidade e assiduidade são importantes; que as regras devem ser respeitadas; que devemos ser solidários uns com os outros; que devemos fazer valer nossa voz; que sem esforço, não se chegam em lugar algum, e que o que alcançamos hoje é só uma pequena parte do que ainda podemos alcançar”.

A Coordenadora Local do Parfor/UFPI no Polo de Uruçuí, Rossiana Ribeiro Lino declarou: “É com o coração cheio de alegria e gratidão que desejo a turma de Educação Física do Parfor de Uruçuí muito sucesso em sua nova jornada de profissão”.

O coordenador do curso de Educação Física, Fabrício Eduardo Rossi expressou sua alegria em ter contribuído para esse momento tão especial: “A colação de grau é a congratulação de mais uma etapa vencida por estes alunos batalhadores e agora Professores de Educação física. Encerra-se um ciclo de muito estudo e aprendizado e inicia-se uma trajetória, com o objetivo de ensinar e formar cidadãos críticos e reflexivos, por meio do movimento humano. Parabéns e sucesso na caminhada Professores de Educação Física do Parfor/UFPI”.

Na fala de encerramento da solenidade, a profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor, falou da alegria e satisfação pela formação de mais uma turma do Programa e, parabenizando os mais novos graduados em Educação Física da UFPI, disse: “Nós que fazemos o Parfor na UFPI assumirmos desde o início o compromisso de oferecer a vocês uma formação sólida e socialmente referenciada. Através do Parfor, vocês estão sendo desafiados a também assumirem o compromisso com a transformação social por meio de um ensino de melhor qualidade para os alunos da educação básica pública”.

A turma de formandos leva o nome “Prof. Dr. Mesaque Silva Correia” em homenagem e agradecimento ao professor formador que prestou relevante contribuição à formação dos professores da educação básica de Uruçuí. A cerimônia deixou a noite emocionante e fortaleceu ainda mais o sentimento de realização.

Após a solenidade foi realizado o descerramento da placa que ocorreu também no Ginásio Poliesportivo de Uruçuí e contou com o discurso de agradecimento da professora homenageada Carla Andréa Silva.

Confira mais fotos.