Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI forma turma de Educação Física do Polo de Currais

Instagram - Parfor

Parfor/UFPI forma turma de Educação Física do Polo de Currais

Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 12h52

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na noite desta quinta-feira (15), a solenidade de Colação de Grau de 34 professores da Educação Básica do curso de Educação Física em Currais.

A solenidade de outorga de grau aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) em Bom Jesus e foi presidida pelo Diretor do Campus, Prof. Everaldo Moreira da Silva, representando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e contou com a presença da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, o Vice-Diretor do Campus, Prof. Francisco Rodolfo Júnior; o Coordenador Local do Parfor/UFPI no Polo de Currais, Prof. Dr. Cícero Barros Pereira Júnior; a paraninfa da turma, Profa.Esp. Maria de Jesus Nunes Arteman e as professoras homenageados: Profa. Antônia Delcimar da Costa Azevedo, Profa. Cândida Josélia de Sousa e Profa. Eva Vieira Freitas.

Na ocasião, o formando e orador da turma Willian Lima Batista, declarou em nome dos formandos: “Corremos contra o tempo, ultrapassamos barreiras, saltamos obstáculos, mergulhamos no sonho, bloqueamos as dificuldades, marcamos gols de placa em cada período, nos divertimos com várias risadas e alguns encontros, seguramos uma barra que nos ajudou a mostrar, a todos aqueles que duvidavam da grande importância da Educação Física. Demos uma raquetada no preconceito e chegamos ao final da mais bela forma. Fizemos como nas paraolimpíadas: mostramos a todos, principalmente a nós mesmos, que no último segundo é possível fazer a mais bela cesta, com amor como se fossemos uma família. Por isso a glória do nosso sucesso valeu a pena”.

Para o Coordenador Local do Parfor/UFPI no Polo de Currais, Prof. Dr. Cícero Barros Pereira Júnior, o momento é de alegria e orgulho. “Mais uma turma do Parfor/UFPI acaba de se integralizar, alunos do curso de Educação Física do polo de Currais deixaram de ser acadêmicos e agora, graduados, são profissionais da educação básica ainda mais preparados.. Venho parabenizar a todos pela jornada que trilharam e conseguiram com êxito atingir o objetivo que era um diploma de educador físico pelo Parfor/UFPI”.

O coordenador do curso de Educação Física, Fabrício Eduardo Rossi expressou sua alegria em ter contribuído para esse momento tão especial: “A colação de grau é a congratulação de mais uma etapa vencida por estes alunos batalhadores e agora Professores de Educação física. Encerra-se um ciclo de muito estudo e aprendizado e inicia-se uma trajetória, com o objetivo de ensinar e formar cidadãos críticos e reflexivos, por meio do movimento humano. Parabéns e sucesso na caminhada Professores de Educação Física do Parfor/UFPI”.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, falou da alegria e emoção em participar da solenidade de colação de grau de mais uma turma do programa. “O Parfor tem como propósito qualificar ainda mais a prática de docentes que atuam na educação básica para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos, com isso, transformar a nossa realidade social. Eu tenho certeza que essa revolução já começou a quatro anos atrás, quando vocês ingressaram no Parfor através da UFPI”, disse a coordenadora, parabenizando os mais novos graduados em Educação Física do município de Currais.

A turma de formandos tem como nome: “Mário Castro Alves” em homenagem ao colega cursista que por motivos de doença não conseguiu concluir o curso. A turma de formandos transformou a noite em uma emocionante cerimônia em que fortaleceu ainda mais o sentimento de “dever cumprido”.