Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no polo de Pedro II
Início do conteúdo da página

UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no polo de Pedro II

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 21h06

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na manhã desta segunda-feira (12) o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI referente ao período letivo 2022.2 na cidade de Pedro II onde ocorrerão as aulas dos cursos de Letras-português e Pedagogia.

O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI))e teve como objetivo: conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do semestre letivo 2022.2; refletir sobre a formação e o engajamento profissional como probabilidades de enfrentamento dos desafios da profissão docente na contemporaneidade; compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia do cursista na utilização do portal do discente.

 

O Seminário iniciou com as belíssimas apresentações culturais: “Tarsila e as cores”, que ficou a cargo dos alunos do 1º ano da Escola Municipal José Teixeira Santos e a “Reconstrução do curta-metragem Vida Maria”, encenado pelas alunas da Escola Municipal Manoel Nogueira Lima.

 

 

Compuseram a mesa de abertura a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do curso de Letras-Português, Prof. Dr. João Benvindo de Moura; a Secretária de Educação de Pedro II, Maria Amélia dos Santos; o Secretário de Governo, Márcio Lobão de Jesus Neves, na ocasião representando a Excelentíssima Prefeita de Pedro II, Elisabete Rodrigues de Oliveira; a Profa. Maria Aurí dos Santos Soares (SEMED - Pedro II); a Profa. Jaqueline de Sousa  Ferreira de Oliveira (SEMED - Pedro II); a Profa. Antônia Ivone de Oliveira (SEMED - Pedro II); o Coordenador local do Parfor/UFPI no Polo de Pedro II, Daniel Castro; a Diretora da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, Profa. Núbia Galvão, e as professoras Gardênia Barroso, Lia Gomes e a Diretora Pedagógica Andreia Araújo, representando o Programa Pro Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

 

 

Em nome do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas: “A UFPI assume o compromisso de oferecer aos professores da educação básica pública uma formação sólida e contextualizada nas áreas de Letras Português e Pedagogia”, disse Glória Ferro, convidando os cursistas a também cuidarem da qualidade da formação que será ofertada e finalizou agradecendo o apoio e a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Pedro II, na pessoa da professora Maria Amélia dos Santos.

 

 

A Secretária de Educação de Pedro II, Amélia dos Santos, expressou sua satisfação e alegria em estar dando o pontapé inicial do Parfor/UFPI em Pedro II. “Era algo muito desejado por nossos professores que ainda não tinham essa formação e que com certeza vão abraçar com todas as forças; gostaria de agradecer a professora Glória Ferro que desde o início foi quem nos mobilizou, incentivou e nos apoiou para que tudo desse certo e hoje só desejamos sucesso aos nossos cursistas”.

 

 

Falando em nome da prefeita de Pedro II, o Secretário de Governo, Márcio Lobão de Jesus Neves, parabenizou a todos e agradeceu a oportunidade de receber a Universidade Federal do Piauí através do Parfor em Pedro II e finalizou desejando que os professores cursistas aproveitassem bastante o momento rico em aprendizagem que o Seminário teria a oferecer”.

 

 

Durante a solenidade de abertura do evento, a Secretária de Educação de Pedro II, Amélia dos Santos, homenageou a professora Antônia Ivone de Oliveira, cujo nome passa a designar o Polo do Parfor/UFPI em Pedro II, em virtude dos relevantes serviços prestados na educação. Na ocasião, a professora Ivone agradeceu a homenagem recebida dedicando a honraria à sua família, em especial, a sua mãe (in memoriam), que foi quem sempre a incentivou a estudar. “Parabenizo os cursistas de Pedagogia e Letras - Português que agora terão essa grandiosa oportunidade para agarrar com unhas e dentes”, concluiu Ivone.

 

 

Seguindo a programação do evento, a Profa. Dra. Keylla Rejane Almeida Melo (UFPI/LEDOC) proferiu com maestria a palestra intitulada “Profissão docente na contemporaneidade: desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica”, tendo como mediador o Prof. Gilson Ricardo de Brito Cardoso, Coordenador da UAB-IFPI Campus Pedro II.

 

 

Na sequência, ocorreu a Roda de Diálogo Formação docente na UFPI através do Parfor: realidades e perspectivas”, mediada pelos Coordenadores do Parfor/UFPI: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro e Prof. Dr. João Benvindo de Moura. A coordenação da roda ficou a cargo da Profa. Maria Aurí dos Santos Soares (SEMED - Pedro II), que externalizou sua emoção pelo fato Pedro II ter sido contemplado com dois cursos pelos quais ela é completamente apaixonada (Letras – Português e Pedagogia) e desejou muita sorte aos novos professores cursistas.  

 

 

No terceiro momento do Seminário de abertura das atividades acadêmicas, foi realizada a oficina: “Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente”, ministrada pelo Prof. Dr. João Benvindo de Moura, contando com a coordenação da Profa. Jaqueline de Sousa Ferreira Oliveira (SEMED - Pedro II). Esse momento visou familiarizar os cursistas com o SIGAA de modo que eles desenvolvam segurança e autonomia na utilização do portal do discente.

 

 

O seminário foi finalizado com lançamento de livros e entrega de Material Didático – Pedagógico para os cursistas do programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta), abrilhantando ainda mais o evento.

 

 

 

 

 

Confira programação completa.

Veja mais fotos do evento.

Fim do conteúdo da página