Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI e municípios da microrregião de Picos dialogam sobre cursos e vagas aprovados para o Parfor/UFPI na etapa 2023
Início do conteúdo da página

UFPI e municípios da microrregião de Picos dialogam sobre cursos e vagas aprovados para o Parfor/UFPI na etapa 2023

Imprimir
Última atualização em Sábado, 19 de Novembro de 2022, 21h08

Coordenação do Parfor/UFPI: Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz – Pedagogia, Profa; Dra. Maraisa Lopes – Letras-libras; Prof. Dr. João Benvindo de Moura – Letras Português; Profa. Dra. Glória Ferro - Coordenadora Institucional; Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova – História

Na manhã desta sexta-feira (18), a Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Professora Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, e os Coordenadores de curso: Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz – Pedagogia, Profa. Dra. Maraisa Lopes – Letras-libras, Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova – História, Prof. Dr. João Benvindo de Moura – Letras Português reuniram-se juntamente com secretários de educação, dirigentes municipais e gestores escolares da Microrregião de Picos para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para o Parfor/UFPI na etapa 2023 do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica.

 

Mesa de honra

 

A reunião ocorreu no auditório da UFPI em Picos – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, com mesa de honra composta pelo Diretor do Campus, Professor Juscelino do Nascimento; a Secretária de Educação de Picos, Noêmia Moreira Feitosa Marques; a primeira dama do município, Diana Belo, na ocasião representando o Excelentíssimo Prefeito de Picos, Gil Marques Medeiros; Profa. Teresa Cristina de Carvalho, representando a 9° Gerencia Regional de Educação (GRE); Profa. Michele Oliveira Feitosa, representando os profissionais da Educação da Rede Municipal e a Profa. Elaine Sá, Secretária de Educação de Paquetá, representando os secretários de educação dos demais municípios da microrregião e os circunvizinhos.

 

Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro

Em nome do Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e agradeceu o acolhimento. “Estamos contentes com a ampla divulgação que está sendo feita pela equipe da secretaria de educação de Picos e da 9ª GRE (Gerência Regional de Educação) e vislumbramos a possibilidade de implantação de turmas do Parfor na microrregião de Picos. Contamos com o apoio dos (as) secretários (as) de educação e dos dirigentes municipais para fazermos uma ampla mobilização e garantirmos as pré-inscrições necessárias”, declarou a Coordenadora Institucional.

 

Diretor do Campus – UFPI Picos, Professor Juscelino do Nascimento

O Diretor da UFPI de Picos, Juscelino Nascimento, enfatizou a importância da implantação dos cursos do Parfor em Picos: “A oferta dos cursos pelo Parfor aqui em Picos é fundamental para a qualificação dos docentes da rede pública municipal e estadual que não tem a oportunidade de realizar os cursos que são oferecidos por esse programa e que não existe no nosso campus. É um momento oportuno e fundamental para que os professores possam se qualificar. E nós enquanto direção do campus ficamos muito contentes com a oferta e manifestamos nosso apoio para que tudo ocorra da melhor maneira possível”.

 

Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques

A Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques ressaltou sua satisfação com a oportunidade que os municípios da micro e macrorregião de Picos estão recebendo e afirma: “Ficamos imensamente felizes tendo em vista a importância desse momento para a formação dos nossos professores; a oferta dos cursos pelo programa vai possibilitar aos nossos professores o acesso a uma segunda graduação na sua área de atuação e isso traz uma qualidade de ensino maior para nossas crianças e adolescentes e Picos abraça essa ação louvável”.

Na oportunidade a Vice-Diretora do campus, Patrícia Gonzaga falou da importância da formação através do Parfor: “O programa que forma e já formou inúmeros professores é de extrema relevância para nós, pois sem uma adequada formação de professores não é possível termos uma educação de qualidade e é prezando por essa qualidade que acreditamos que o Parfor trará ainda mais qualidade para o nosso município”, afirma.

 

Professora Inês Costa - responsável pela articulação e divulgação do Parfor na microrregião

 

Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques; Primeira dama de Picos, Diana Belo; Coordenadora Institucional do Parfor, Glória Ferro; Professora Inês Costa (SEME- Picos)

 

Participaram da reunião representantes da Rede de Educação de 19 (dezenove) municípios piauienses: Picos, Alagoinha, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Geminiano, Francisco Santos, Ipiranga, Jaicós, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça do Tempo, Paquetá, Santa Cruz do Piauí, São João da Varjota, São Luís do Piauí, Simões, Sussuapara e Wall Ferraz.

 

 

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/) até 18h do dia 06/01/2023 (Horário Oficial de Brasília). A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 11/01/2023 até 18 horas do dia 28/02/2023 (Horário Oficial de Brasília).

A proposta da UFPI para implantação de novas turmas no âmbito do Parfor levou em consideração as regras e os requisitos estabelecidos no Edital Nº 8/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes). Na etapa de 2023 estão sendo disponibilizadas vagas para os cursos de Educação Física, História, Letras – Libras, Letras Português, Pedagogia (1ª Licenciatura) e Geografia (2ª Licenciatura), distribuídas nos municípios de Floriano, Luzilândia, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí.

 

 

Confira: 

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI na etapa 2023 

Alteração do cronograma do Edital Nº 8/2022.

Para obter mais informações:

: dúvidas gerais e gestão técnica do Programa 

: cadastro de currículo e acesso ao sistema

: atendimento aos secretários de educação e solicitações de perfil de secretaria

 

Veja fotos da reunião.

Fim do conteúdo da página