Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > XIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI – SIMPARFOR

Instagram - Parfor

XIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI – SIMPARFOR

Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 09h25

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou nos dias 20 e 21 de outubro o XIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que ocorreu remotamente, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=WaDpSwTe7ho) e da plataforma Google Meet.

A Cerimônia de abertura foi composta por: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI), Profa. Lorena Lins Damasceno (Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica), Profa. Maria de Lurdes Lopes (superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação), Profa. Laiana da Costa Fenelon (Secretária Municipal de Educação de Luzilândia), Prof. Fabrício Eduardo Rossi (Coordenador do curso de Educação Física), representando os demais Coordenadores de curso, Profa. Rossiana Ribeiro Lino (Coordenadora local do Parfor em Uruçuí), representando os demais Coordenadores locais, Dilma da Silva Araújo (Cursista de Educação Física em Uruçuí), representando os cursistas do programa, Prof. João Benvindo de Moura (Coordenador da Comissão de Produção Científica do Parfor/UFPI), como mediador, e os intérpretes Clevisvaldo Lima e Jhonatan Sousa.

O XIII SIMPARFOR teve como objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

A programação do evento contemplou relatos de experiências das ações interdisciplinares vivenciadas pelos cursistas de Educação Física (Currais e Uruçuí), Geografia, História e Pedagogia (Luzilândia) no decorrer do período letivo 2022.1.

A Mesa Redonda intitulada “Uma leitura dos atravessamentos de sentidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para uma ação docente implicada no mundo” teve como debatedora a Profa. Dra. Rita Souto Maior da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e como mediadora a Profa. Dra. Samara de Oliveira Silva da Universidade Federal do Piauí (UESPI).

Dando continuidade à programação, no turno da tarde do primeiro dia do evento iniciaram as Sessões de Comunicação Oral com relatos de experiências formativas vivenciadas pelos cursistas sob a orientação dos professores formadores vinculados ao programa. As comunicações orais se estenderam até o dia 21/10 e contaram também com a supervisão dos Coordenadores de cada curso e o apoio dos coordenadores locais.

Comunicação Oral: Experiências formativas no curso de Educação Física - Currais (PI).

Coordenador do curso: Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi

Coordenador local: Prof. Dr. Cícero Pereira Barros Júnior.

Comunicação Oral: Experiências formativas no curso de Educação Física – Uruçuí (PI).

Coordenador do curso: Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi.

Coordenadora local: Profa. Ma. Rossiana Ribeiro Lino.

Comunicação Oral: Experiências formativas nos cursos de Geografia – Luzilândia (PI).

Coordenadora do curso: Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana.

Coordenadora local: Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro Barros.

Comunicação Oral: Experiências formativas nos cursos de História – Luzilândia (PI).

Coordenadora do curso: Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana.

Coordenadora local: Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro Barros.

Comunicação Oral: Experiências formativas no curso de Pedagogia – Luzilândia (PI).

Coordenadora do curso: Profa. Dra. Maraisa Lopes

Profa. Coordenadora local: Profa. Esp. Isabela Cristina Caldas Castro Barros.

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Glória Ferro, expressou sua satisfação em realizar a décima terceira edição do SIMPARFOR, que culminou com as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes das duas turmas do Curso de Educação Física (Currais e Uruçuí), consolidando, assim, as atividades acadêmicas necessárias à integralização curricular. “Com a conclusão de mais essas turmas, reiteramos o nosso compromisso com a formação de professores e a melhoria da qualidade da educação básica no estado do Piauí”, disse a coordenadora.

Confira toda a programação gravada e disponibilizada no canal do Parfor/UFPI no YouTube.